Para sua área tem uns caras que te recomendo seguir/comprar os cursos:
Fernando Bagnola, aulas gratuitas, ele conhece bem mas o problema que é extremamente prolixo no falar. Vídeos dele são de 1h pra mais de coisa que em 5 minutos dava para condensar. Ele também coloca bastante viés ideológico nos vídeos, enfim, é um cara muito competente mas tem que ficar fuçando horas de conteúdo para ter uma informação. Se fosse mais estruturado seria o professor ideal. Também acho que a didática dele deixa a desejar. É acessível se tiver dúvidas, podendo entrar em contato diretamente pelo Whastsapp, mas particularmente acho chato ficar incomodando alguém para resolver meu problema, ainda mais se não estou pagando.
Richard Chelles - cara bem didático, cursos acessíveis financeiramente, material bem estruturado e também é bem solícito quanto a dúvidas. Os cursos dele são sobre fotografia still, que englobam tanto foto de produto quanto de comida/gastronomia. Ganhei o curso dele do Crehana e depois comprei o outro da Hotmart, esse inclusive tem algumas aulas no YT para degustação. Acho que vale a pena.
PFZ Studio - É o Paulo, tem um material mais voltado para hambúrguer e lanches mas que obviamente se aproveitam em outros segmentos. Tem alguma coisa no Yt e parece que também tem curso. Nunca fiz, mas já conversei com uma amiga que fez e ela achou que ele acaba sendo aquele professor chato que é mais marketeiro do que tutor… segundo ela, ele fica batendo na tecla que vc tem que fazer o curso pq vai ganhar muito dinheiro trabalhando nessa área.
Aí eu fico me perguntando se realmente foto de de cardápio de lanchonete tem tanto mercado e se é assim tã rentável, há que se pensar!
Alexandre Landau - Ótimo profissional, mas já está numa faze elitista da carreira. Trabalha com Chefs e clientes de alto padrão. Aparenta ser bem didático, mas não sei se recomendaria para quem está começando (por exemplo alguém que faz foto de celular). Talvez seja o cara a se procurar quando já está num nivel intermediário da fotografia. Ele não é muito do “arroz com feijão”, aliás, usa umas técnicas de iluminar bacanas, mas que são bem custosas… usa muito um fresnel chamado Dedo Ligh, custam uma fortuna cada um.
Marliere - Ela ensina fotografia de alimentos de uma maneira mais simples e dá bastante ênfase na parte de pré produção que é a parte de “foodstyling”. Aparenta ter boa didática e ser bem acessível para dúvidas. Uma que tenho vontade de fazer o curso.
Betto Auge - O tipo do professor Instagramer. Ele ensina um conteúdo mais voltado para mídia social/celular. Mostra um pouco sobre foodstyling e sobre técnicas de composição e fotografia. Pelo que vi é mais voltado para quem quer gerar conteúdo pelo celular.
Lucas Rosa - Mais voltado para pós produção de imagens. Ele é expert em Photoshop e trabalha com clientes peixe grande tipo Sadia, McDonalds, Nestlé, etc. A famosa imagem publicitária alto padrão/fotografia de embalagem. O tipo de produção que ele faz é para a faixa de R$50.0000- 750.000 . Também fala do processo fotográfico, mas é coisa fora da curva… Câmera Phase One, Hasselblad para tirar pedaços de imagem com 100 megapixels e formar uma composição de 300MP. Cursos dele são muito esmiuçados, mostrando conceitos bem avançados das ferramentas. Sempre de quinta feira tem aula ao vivo no YT que fica disponível (aberto) para assistir na hora, se quiser ver depois tem que ser assinante.
Os cursos deles são bem mais caros… Faixa de R$6.000,00 mas é um conteúdo que atende plenamente esse mercado de alto padrão publicitário, que digamos assim é o que melhor remunera.
Outro que tem também é antigo e o Newton Medeiros. Este estou meio por fora, mas sei que ele é da época que rolavam mais cursos presenciais e livros, aliás ele tem bastante material publicado.
Equipamentos - O conselho que eu daria seria: Use os equipamentos que tem, são plenamente capazes de atender, talvez necessitando mais opções de flashes, modificadores e rebatedores. Use a câmera conectada ao notebook para fazer capturas vinculadas, assim você tem a prévia em tempo real do trabalho. Foto gastronômica é o ramo que precisa pouco recurso de câmera comparado com outros segmentos. Lente escura dá, pois quase tudo usa F8 pra cima… Macro dá pra fazer com tubo extensor ou filtro close-up, flash dá pra usar speedlite basiquinho manual mesmo. Grande angular dá pra fazer com panorama, emendando fotos.
De curso eu faria o do Richard Chelles e depois buscaria aprender sobre FoodStyling que faz toda a diferença.