Câmera para fotografia gastronômica.

Boa noite!

Sou frequentador do fórum há alguns anos. Escrevi pouco, é verdade, mas acompanhei as discussões com certa assiduidade durante algum tempo.

Recentemente, minha esposa iniciou um negócio no ramo da gastronomia. Com meu modesto conhecimento, fiz as fotografias dos pães dela. Alguns colegas dela gostaram e me pediram fotos de pratos e mesas postas.

Uso, no momento, uma Canon 50D e duas lentes: uma 50 mm 1.8 e uma 18-135 mm.

Alguém com mais experiência nesse tipo de fotografia recomenda outra câmera e outras lentes? Considerando que fotografar cozinhas e mesas às vezes exige lentes com boa abertura angulas (alguns ambientes são bem apertados) e que fotografar pratos e montagens exige atenção a detalhes como textura e luz, que lentes e câmeras são mais adequadas?

Escrevi esse tópico aqui no espaço Canon porque é o fabricante com o qual tenho experiência. Mas minha esposa tem uma Nikon 5300, com bem menos uso que a minha. Quais lentes vocês recomendariam?

Aceito também dicas de flashes, tripés, rebatedores, filtros e o que mais julgarem útil pra esse tipo de produção.

Agradeço e, moderador, se o tópico estiver fora do lugar, mova-o, por favor.

Cara só com esse kit que você já tem + uma boa iluminação e um fotômetro/flash meter já é mais que suficiente. Vou deixar aqui uma grande aula do mestre Fernando Bagnola, o que esse cara faz com lente de kit e uma 20D , meu amigo, prova que equipamento ; pensar e uma boa luz fazem fotos top. Aula:

Bom, eu não entendo muito de iluminação, mas quanto às lentes, se você acha a 18-135 aberta o suficiente na grande angular, então uma lente interessante e versátil é a 17-50 2.8… tem versões da Tamron (que eu tenho, muito boa), da Sigma e Canon. Uma Tamron tá saindo, usada, na faixa de 1100 a 1300 reais, e tem uma melhora grande em luz e contraste.

Se precisar de mais ângulo, aí tem que partir pra uma 10-18. A 18-135 tá saindo razoavelmente cara usada também, então, se não for usar para viagens e coisas assim, você pode vender ela e vai trocar por uma dessas quase pelo mesmo valor.

Valeu, Cheferson! Esqueci de pedir também dicas de cursos e referências! Vou conferir o link que me enviou.
Abraço.

Obrigado, Túlio!

Olá Gerson, bom dia.

Como tudo, depende de quanto quer investir, mas vou palpitar… Acredito que como sugerido, uma 17 50 da Tamron, te ajuda mais que a 18-135 nesse tipo de fotografia. Uma lente mais clara e com um range suficiente. Com o tempo, vende a 50mm e compra uma 60mm macro que é surpreendente no resultado. Tanto em fotos macro, claro, como fotos de pratos montados pois ela tem uma nitidez bem bacana e, convenhamos de 50 para 60mm é o tripé só um pouco mais distante.

Com o tempo, vai descobrir qual a lente mais adequada. Usei muito a 17 50 e a relação custo x benefício foi determinante e até hoje tenho e uso a 60mm macro. Gerson, um acessório barato e que faz uma baita diferença é um rebatedor. Agora, uma coisa é certa, se está determinado a fazer esse tipo de foto, dá sim para fazer com as lentes que tem. Melhor ainda se fizer durante o dia, com luz natural, pois é só acrescentar o rebatedor. Certamente, muita gente vai te ajudar aqui pois, como disse no início, sou só um palpiteiro. rs

Boa sorte, meu amigo!

Não tenho muito a palpitar sobre equipamento, mas gosto muito deste canal sobre o tema:

Para sua área tem uns caras que te recomendo seguir/comprar os cursos:

Fernando Bagnola, aulas gratuitas, ele conhece bem mas o problema que é extremamente prolixo no falar. Vídeos dele são de 1h pra mais de coisa que em 5 minutos dava para condensar. Ele também coloca bastante viés ideológico nos vídeos, enfim, é um cara muito competente mas tem que ficar fuçando horas de conteúdo para ter uma informação. Se fosse mais estruturado seria o professor ideal. Também acho que a didática dele deixa a desejar. É acessível se tiver dúvidas, podendo entrar em contato diretamente pelo Whastsapp, mas particularmente acho chato ficar incomodando alguém para resolver meu problema, ainda mais se não estou pagando.

Richard Chelles - cara bem didático, cursos acessíveis financeiramente, material bem estruturado e também é bem solícito quanto a dúvidas. Os cursos dele são sobre fotografia still, que englobam tanto foto de produto quanto de comida/gastronomia. Ganhei o curso dele do Crehana e depois comprei o outro da Hotmart, esse inclusive tem algumas aulas no YT para degustação. Acho que vale a pena.

PFZ Studio - É o Paulo, tem um material mais voltado para hambúrguer e lanches mas que obviamente se aproveitam em outros segmentos. Tem alguma coisa no Yt e parece que também tem curso. Nunca fiz, mas já conversei com uma amiga que fez e ela achou que ele acaba sendo aquele professor chato que é mais marketeiro do que tutor… segundo ela, ele fica batendo na tecla que vc tem que fazer o curso pq vai ganhar muito dinheiro trabalhando nessa área.
Aí eu fico me perguntando se realmente foto de de cardápio de lanchonete tem tanto mercado e se é assim tã rentável, há que se pensar!

Alexandre Landau - Ótimo profissional, mas já está numa faze elitista da carreira. Trabalha com Chefs e clientes de alto padrão. Aparenta ser bem didático, mas não sei se recomendaria para quem está começando (por exemplo alguém que faz foto de celular). Talvez seja o cara a se procurar quando já está num nivel intermediário da fotografia. Ele não é muito do “arroz com feijão”, aliás, usa umas técnicas de iluminar bacanas, mas que são bem custosas… usa muito um fresnel chamado Dedo Ligh, custam uma fortuna cada um.

Marliere - Ela ensina fotografia de alimentos de uma maneira mais simples e dá bastante ênfase na parte de pré produção que é a parte de “foodstyling”. Aparenta ter boa didática e ser bem acessível para dúvidas. Uma que tenho vontade de fazer o curso.

Betto Auge - O tipo do professor Instagramer. Ele ensina um conteúdo mais voltado para mídia social/celular. Mostra um pouco sobre foodstyling e sobre técnicas de composição e fotografia. Pelo que vi é mais voltado para quem quer gerar conteúdo pelo celular.

Lucas Rosa - Mais voltado para pós produção de imagens. Ele é expert em Photoshop e trabalha com clientes peixe grande tipo Sadia, McDonalds, Nestlé, etc. A famosa imagem publicitária alto padrão/fotografia de embalagem. O tipo de produção que ele faz é para a faixa de R$50.0000- 750.000 :money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face:. Também fala do processo fotográfico, mas é coisa fora da curva… Câmera Phase One, Hasselblad para tirar pedaços de imagem com 100 megapixels e formar uma composição de 300MP. Cursos dele são muito esmiuçados, mostrando conceitos bem avançados das ferramentas. Sempre de quinta feira tem aula ao vivo no YT que fica disponível (aberto) para assistir na hora, se quiser ver depois tem que ser assinante.
Os cursos deles são bem mais caros… Faixa de R$6.000,00 mas é um conteúdo que atende plenamente esse mercado de alto padrão publicitário, que digamos assim é o que melhor remunera.

Outro que tem também é antigo e o Newton Medeiros. Este estou meio por fora, mas sei que ele é da época que rolavam mais cursos presenciais e livros, aliás ele tem bastante material publicado.

Equipamentos - O conselho que eu daria seria: Use os equipamentos que tem, são plenamente capazes de atender, talvez necessitando mais opções de flashes, modificadores e rebatedores. Use a câmera conectada ao notebook para fazer capturas vinculadas, assim você tem a prévia em tempo real do trabalho. Foto gastronômica é o ramo que precisa pouco recurso de câmera comparado com outros segmentos. Lente escura dá, pois quase tudo usa F8 pra cima… Macro dá pra fazer com tubo extensor ou filtro close-up, flash dá pra usar speedlite basiquinho manual mesmo. Grande angular dá pra fazer com panorama, emendando fotos.

De curso eu faria o do Richard Chelles e depois buscaria aprender sobre FoodStyling que faz toda a diferença.

Vou discordar do pessoal.

Você não precisa de uma lente clara, 2.8.

Temos 02 tipos de fotos aqui e talvez 02 tipos de lentes.

Se 18mm não é aberto o suficiente, você vai precisar da Ef-s 10-18mm, para fotos de plano aberto da cozinha e salões pequenos.

Para fotografar os pratos, o ideal é uma lente Macro.
Ou uma lente que foque de perto.

A tamron recomendada, 17-50, tem magnificação de 0.22x.

A Canon do kit, 18-55, tem magnificação de 0.34.

Quanto mais próximo de 1, melhor.

Veja foto em em F/6.3, tem desfoque suficiente no fundo.
Por isso digo que vc não precisa de lentes claras.

Concordo contigo; depois que vi o vídeo do Bagnola do que ela faz com uma 18-55 e também com uma 50MM macro da Canon, uma lente clara é desnecessária pra esse tipo de trabalho; a 18-135 se sai até melhor se quiser dar um close usando a distância mínima de foco.

No caso desse tipo de foto, até gosto mais de uma câmera cropada por ter uma profundidade de campo um pouco maior. Acredito que seu maior investimento, na real, precisa ser em estudo e iluminação. Um flash-meter já seria um ótimo começo; acho que ele, um flash + LED e um flash-meter é o que você precisa. As suas lentes e câmera dão e sobra pra tirar ótimas fotos.

Fiz essa foto aqui apenas brincando com a 5D clássica e 28-135, iluminação do próprio restaurante, imagine se seu somasse um flash com um bom difusor :wink:

by , no Flickr

Dando meu pitaco.
Equipamento vc já tem, com as lentes que já tens faz o trabalho com maestria se souber usar. Invista em conhecimento e iluminação, gastronomia a iluminação é fundamental.
Pq vc não precisa de uma lente 2.8 ou 1.4? Vc precisa mostrar a maior parte do prato em foco, então vc não vai conseguir fotografar de perto em 2.8 e vai ter uma grande área do prato desfocada, não é interessante. Exceto em detalhes.
Compra umas duas luzes de led, ou flash, mas led é mais fácil, pois vc ve como a luz vai ficar em tempo real, faça alguns rebatedores, um tripe e estude formas de usá-los e criar luzes interessantes.

Lá fora o pessoal se sai bem só com iluminação natural.
A maioria dos restaurantes tem aquela mesa próxima a vidraça da rua.

O consenso é que a iluminação, seja qual for, tem que ser lateral ou contra luz alto, para realçar as texturas.

O Landau é meu primo de consideração (a esposa dele é prima da minha esposa). Acho ele um cara muito acessível. Já postei foto de comida no FB, e ele me mandou longa mensagem no privado, dizendo o que tinha gostado e o que não. Ele usa equipamento caro pro portfólio dele, mas nos cursos, ele ensina várias técnicas, inclusive só com luz natural. Nas redes sociais (YT, IG e FB), ele sempre posta vídeos de como ele fez tal e tal foto. Recomendo!

Nossa que bacana!!! eu coloquei minhas impressões que tenho por isso é sempre bom ter a opinião de quem conhece/convive.

Agora na questão custo/benefício eu tenho pra mim que o Richard Chelles é o que entrega o melhor resultado. Se não me engano o curso da Crehana custava R$69,00 e o do Hot Mart era R$199,00 só que na Black Friday ficou por R$99,00. O curso da Crehana eu ganhei 3 dias de acesso grátis, fiz uma maratona, deixei a tela gravando (:grimacing:) e consegui terminar o curso no prazo, entreguei o projeto e recebi o certificado.

Bom não sei se pode aqui, mas até estava pensando em pegar alguém para dividir o curso… eu fazia isso com uma amiga que tinha vários cursos comprados da Domestika, só não dá pra pedir certificado rsrs. Um que tinha vontade mesmo era o do Lucas Rosa.

Gostei desse tipo de iluminação. E olha que fotografia de gastronomia é uma das mais desafiantes de se fazer; fotometria adequada, bom balanço de branco e uma boa iluminação e conhecimento são fundamentais. Por incrível que pareça, na maioria das situações, não se precisa de uma lente ultra-nítida ou com maior abertura. A idéia é tirar um RAW o quanto mais pronto possível da câmera e pra isso, uma lente 18-135 , 18-55 , é suficiente , sabendo o que se está fazendo. PS: ainda preciso evoluir nesse quesito iluminação.

Um canal que achei legal sobre iluminação foi esse:

PS. até hoje não sei como se pronuncia ou escreve… sempre acho sem querer, mas o conteúdo é ótimo!

Vou colocar aqui a os episódios grátis do Curso d Richard Chelles:

Agradeço todas as dicas!
Vou seguir o conselho de vocês: focar em conhecimento.

Concordo muito com o Vange…
Não faço gastronomia, mas já fiz alguma coisa de still.

O melhor investimento é em iliminação (além de cursos, como já disseram os colegas).
Você não deverá usar DoF tão curto que precise de f/2.8. Mas ter um sweet spot em f/4 ajuda.
Uma câmera simples, com uma lente bem nítida - pode até ser uma fixa como a 35mm, por exemplo - mas com um bom set de iluminação, você estará bem servido.

Muita coisa boa já foi dita.
Sua Nikon 5300 é suficiente.
Na certa uma lente macro pode lhe ajudar com as tomadas mais próximas, que não puderem ser feitas com as outras. Uma tenda de tecido branco também, ajuda em certos casos, que pode ser feita em casa mesmo.
O resto sobre iluminação já foi muito bem colocado.