CÂMERA RESERVA - Você já usou?

Muito se fala em câmera reserva, mas minha indagação é saber se as pessoas realmente se sentem seguras com uma camera reserva, ou é pura especulação e/ou sorte?
“Já ouvi dizer que, quando se tem uma, não tem nenhuma. Quando se tem duas, se tem uma”. Acho que isso deve ser verdade.
Eunca precisei recorrer à minha reserva. Mas muitas pessoas não tem reserva, e usam a equipe fotográfica como reserva, 2 fotógrafos em um evento. Um cobre o outro.

abraços
MateusZF :snack:

Na Canon por duas vezes usei a reserva porque a principal travou. Na Nikon só uso a reserva em show… deixo uma com tele e a outra com GA

Mateus eu só usei uma vez porque precisei mandar limpar o sensor de uma delas.
Mas é aquela questão se você é profissional você não pode ficar na mão. Você deve ter uma alternativa para atender seu cliente, porque deixar o cliente na mão tem saído muito caro na justiça, fora o que sai caro em termos de boca a boca.

Tinha uma T90 que me deixou na mão justo num workshop com o Duran. Acabei fazendo fotos com uma emprestada de outra pessoa - era uma Nikon mecânica… Depois comprei uma reserva - uma Canon T60. Não é que ela também tinha problemas… Nem sempre disparava… Electronics…
Hoje tenho 5 câmeras: 3 F2 (eyelevel, A e AS), 1 F3 e uma Rolleiflex. Nunca nenhuma me deixou na mão. Câmera reserva tem que ser mecânica. Você calibra a cada 10 anos e pronto.
Bom, pra quem usa digital não tem jeito, só outra digital.
Quando viajo eu levo uma câmera e minha esposa outra. Se uma pifa, ou mesmo acaba a bateria, no caso das compactas, a outra está ali e não se perde a foto. Mas a minha paixão mesmo são as mecânicas, as F2 como vocês devem ter notado.

Abraços,

José Azevedo

em teatro eu deixo uma lente diferente em cada câmera, se posso circular faço a foto com a câmera que estiver pronta, fica mais rápido.

Interessante esse negócio de deixar cada corpo com uma lente diferente! Não tinha pensado nisso… :ok:

Esse fim de semana, churrasco de bobeira aqui em casa, alguns parentes de fora e tal… de repente a bateria da K10d arriou, então fiz mais algumas fotos com a S9000… Imagina se fosse algum evento…

QUando fotografo show, sempre procuro estar com 2 corpos. Um com a 17-50 2.8 e outro com a 80-200 2.8. Já que não dá pra ter uma 18.200 2.8 uso duas. (Apesar que a qualidade dos ISOs altos esta cada vez maior que daqui a pouco já vai dar pra usar a 18-200 com ISO 3200 sem se preocupar com o 2.8

Então estou trabalhando quase que na sorte…Hehe
Deixo uma s5100 de reserva, em último caso.
Mas pretendo ou comprar uma A200 ou A700 e deixo a A100 de reserva.

obrigado pelas informações pessoal;. :ok: :ok:

Mateus se a S5100 consegue atender ao seu trabalho é uma opção de reserva.
Eu até atualmente trabalhava com equipamento duplicado, mas de um mês para cá eu tenho um equipamento base Nikon (Fuji S3) e um Base Sony, são diferentes, mas um faz backup para o outro, em breve pretendo unificar novamente…

Nunca precisei usar o cjto backup, mas é isso mesmo… Se vc tem 1 não tem nenhuma…

Uma coisa que tenho pensado: Em casamentos (se alguém faz aqui), com 2 fotógrafos, sinceramente, eu não acho que precisa de levar corpo reserva. Um pode fazer a reserva do outro, e isso proteje o equipamento de backup de um possível assalto.

Imagina ser roubado e no dia seguinte ter outro casamento… Como vc fotografa? Então é preciso se precaver de todas as formas!

Abraço,
Fernando

Fernando, eu sempre saio com os dois corpos. sou meio noiado com isso. E afinal, por mais que existam dois fotógrafos e um faça backup para o outro: se o noivo ocntratou 2, vai querer dois trabalhando. Se por um azar for assaltado e no dia seguinte tiver um evento, alugo o equipamento principal e pego um emprestado de backup…

Velho…

Se te roubam sábado a noite, duvido que vc vai arrumar equipamento na parte da manhã…

Pensei nisso depois de um susto e quase ser assaltado.

Abraço,
Fernando

Fernando, posso te garantir que em poucas horas arrumo equipamento emprestado e/ou alugado. Pelo menos um kit DSRL e uma prossumer como backup. Afinal nosso círculo de amizades é para trocar informações, experiências e socorrer na hora do desespero… :hysterical:
Já ajudei dois amigos fotógrafos em situação mais ou menos assim… pouco tempo até o próximo evento e sem equipamento. Um o caso era grave porque ele precisava de tudo… no outro era só repor o equipamento principal que havia quebrado. E tenho certeza que se precisar eles irão me ajudar também. :ok:

Então Leo, já sabe…
Quando precisar te ligo correndo heim…rs :hysterical: :hysterical:
Posos escolher ou a S3 ou a A700?
rss :hysterical:

Tbm acho conseguir equipamento de um dia para o outro tranqüilo, outro dia consegui um estúdio (eu aproveitei o começo do ano para mandar os 5 flashs revisar só que esqueci que estou sem backup, pois vendi para desocupar espaço rs), ai Fiquei sem por 5 dias, nesse meio tempo um cliente me pediu uma foto para a tarde (isso era 10 da manhã), eu consegui 2 flashs emprestados rapidinho para fazer as fotos rs…

Nunca precisei usar, mas tenho câmera, flash, baterias e filmes backup.

Também nunca precisei usar. Como hobista, talvez o fato de usar pouco o meu equipamento — no sentido de que um profissional utiliza-o à exaustão — deve contribuir para uma maior durabilidade. Tenho uma Canon Elan há três anos, e nunca deu problema. Ouço aí o pessoal dizer que as mecânicas necessitam de calibragem a cada dez anos. Pergunto: para as automáticas ocorre isso? :ponder:

Não sei no meu caso o termo correto é CÂMERA RESERVA. Eu acho que está mais para CÂMERA DE SACRIFÍCIO.
Eu uso uma compacta Olympus quando preciso fotografar em um local com muita poeira, areia/maresia ou respingos de água. Se estragar, está obsoleta e é baratinha.

nunca precisei usar! Mas se não tivesse a reserva…

Sim pois mesmo a velocidade sendo controlada eletronicamente, o obturador é mecânico. E ao contrário das mecânicas, as eletrônicas não dão avisos de que precisam de manutençnao. Quando elas pifam, pifam de vez.

Eu, por exemplo, tenho três Nikon F2, mecânicas. Quando comprei as 2 primeiras, fiz uma revisão pois nunca se sabe como o dono anterior realmente as tratou. Se elas não foram usadas muito tempo (uma delas é a típica “máquina de armário”, está nova, parece que nunca foi usada e é preta, sem marca nenhuma) o óleo das engrenagens pode secar, o que desregula as velocidades. Após uma revisão para lubrificação, calibragem e limpeza, basta usá-las, mesmo sem filme, uma vez a cada 15 dias para que tudo fique reguladinho por pelo menos uns 10 anos, desde que oserviço tenha sido bem feito, claro.

Já minha terceira F2, comprei numa lojinha de um velhinho picaretinha na mesma galeria da Angel Foto (loja corretíssima, por sinal) no centro. O malandrinho me garantiu que a máquina havia sido revisada recentemente, que a lente que vinha com ela estava livre de fungos - aparentemente estava… É minha pior F2, nem vou investir nela. Vai ficar para eventual retirada de peças - se é que os “ténicus” açogueiros amigos do velhote *#!@% deixaram alguma coisa intacta. Depois de 2 filmes ela se revelou: o óleo está duro, o marcador parou de funcionar, vários pontos de fungos apareceram na lente… A máquina é a minha mais nova - de 1979, as outras são de 1977 - mas é a em piores condições. Apesar disso, as velocidades estão OK. Sinto que um dia ela deve travar. Mas está funcionando, inclusive estou com um filme nela. Que velhinho mais FDP!!! Evidentemente, a “garantia” já havia expirado… Essa máquina é um tanque, realmente uma das melhores máquinas já produzidas até hoje.

Porque não me arrependo? Comprei-a por causa do viewfinder - é o eyelevel, está em muito bom estado, sem nenhuma marca e chega a valer um bom bocado de doletas no eBay. É uma delícia fotografar com ele. Com ele, minha “Família F2” ficou completa.

Minha única máquina com eletrônica é uma F3. Certamente suas velocidades são mais precisas que qualquer uma das F2, mas como a eletrônica regula elas, não dá pra saber quando está chegando a hora de uma revisão básica. Numa máquina mecânica as velocidades lentas são as primeiras a ficarem desreguladas. Como nem sempre as usamos, fica fácil saber a hora - basta checar se 1 segundo é 1 segundo. Se começar a variar, está na hora de regular. Já numa eletrônica isso não acontece pois a eletrônica compensa para controlar e manter a velocidade. A única dica que me vem à cabeça é: se o consumo de bateria aumentar, é hora de revisar. Mas, se a bateria é daquelas recarregáveis, o problema pode ser com a bateria, não necessariamente com a máquina. Outra coisa é: uma máquina mais usada deve pifar menos do que uma usada apenas em “ocasiões especiais” - a falta de usao contribui para o endurecimento do óleo, corrosão de circuitos e conectores e outros males do ócio e da vida sedentária. Por isso, exercitem suas máquinas!

Por isso, pra quem usa máquinas baseadas em eletrônica, uma reserva é fundamental em ocasiões especiais - uma viagem bacana, um ensaio com uma modelo especial, um workshop com um mestre da fotografia e por aí vai. Quando elas pifam, não dão o menor aviso prévio, você fica com a cara daquela cerveja preta - Caracú -, sem ter o que fazer. E é brochante olhar o visor e ver aquela coleção de EEEEEE. Só faltava ser HAHAHAHAHA…

Abraços,

José Azevedo