Camera TOP DX

Não teve crítica nenhuma aí, meu rapaz. Como li em outro tópico outro dia, “para com essa mania de perseguição, Mad!”.

Eu concordo que depois de ter uma FX vc não tem para onde ir! Pensei em uma D4 ou D800E; preferência para a primeira!Mas a D3s está tão boa, e o ganho vai ser tão pequeno frente ao $$$ desembolsado!

A D3s ainda tem um lugar especial entre as FX da Nikon…

Realmente é um canhão!

H4D, recomendo!

Cara, eu tenho uma Mamyia 645 AFD II com um Back Leaf Aptus 22; é excelente, mas a 35mm é mais versátil!

Excelente Back, se não me engano é idêntico ao de um amigo que trabalha comigo de vez em quando, o Pajuaba.
Dei uma olhada no seu 500px, vou te adicionar.

:wub: :wub: :wub: :wub:

Um dia quem sabe né…

Pra mim é a melhor câmera da Nikon… Campeã em tudo.

Quem diria que uma câmera de 2009 tem o melhor Hi-ISO da Nikon…

Acredito que a D3s vem ai para ser batida pela D4x(ou D4s) que vem por ai… ta faltando uma Hi-ISO atualizada da Nikon. Além da sucessora da D300s

VERDADE…

Espero que esse ano ainda, apesar de eu nem comprar mesmo, porque, claro, eu não tenho o dinheiro, saiam as possíveis D400 e D4s ou D4x, pois essa D4 foi uma negação…

Não acho que ela foi uma negação mas eles botaram tanta fé nessa cam que acabou não atendendo as espectativas
=/

Se o objetivo da D4 era dar continuidade renovando a linha D3, D3x e D3s eles não cumpriram o objetivo.

• A D4 perdeu muitos atalhos no corpo que tinhas na linha D3, e isso é um dos principais motivos pra se ter uma câmera dessa de corpo inteiro…
  • 16MP não foi o ideal numa época onde todas as FX/FF estavam sendo lançadas com 20MP ou 24MP.
  • O desempenho em Hi-ISO não melhorou, pelo contrário, a D3s continua sendo a melhor Nikon nisso.
  • Etc.

Qual atalho que a D4 perdeu?
O Joystick estilo Canon para selecionar o ponto de foco é muito legal!
Os cartões diferentes: tiro no pé
16Mp é o sweetspot para FX, na minha opinião! Mais do que isso - Médio formato!
O que faz dela um não upgrade para quem tem D3s é o ISO mesmo!

Eu queria que a próxima tivesse dois cartões CF ou dois XQD - prefiro o CF
16 Mp
61 pontos de AF
Melhor ISO
Filmar 1080 60p
Mais de 14 fps

PARTE TRASEIRA:

http://imageshack.us/a/img96/5738/semttulowio.png

• A D3s tinha um seletor traseiro destinado somente para o modo de focagem - Na D4 isso sumiu.
  • A trava dos pontos de foco deixou de ser ao redor do jog direcional como era na D3s e passou a ser como nos modelos mais simples da Nikon.
  • D4 ganhou um LCD de 3.2" contra o de 3" da D3s.
  • A D4 ganhou iluminação em todos os botões traseiros.
  • A D4 ganhou 2 joystick extras (eu ainda prefiro o normal com setinhas)

PARTE DIANTEIRA:

http://imageshack.us/a/img835/8974/desvantagem.png

• A D3s tinha um seletor dianteiro destinado ao tipo de foco - Na D4 isso foi trocado por um seletor simples igual o da D7000 e D600.
  • A D4 ganhou um design bem melhor (menos quadrado) diminuindo os “espaços inúteis” como aquele detalhe vermelho no grip de mão direita que era bem grande na D3s, ou seja, o tamanho usável do grip ficou maior. (A D4 foi a única câmera da Nikon que ficou bem nesse novo design arredondado)

PARTE LATERAL:

http://imageshack.us/a/img838/6168/semttulommj.png

• A D3s tinha um seletor especial dedicado só para o tipo de medição de luz - Na D4 iss foi trocado por um simples botão, do mesmo jeito que funciona nas D90, D7000, etc.

Por fim, eu só tentei dizer que quem compra uma câmera dessa de mais de 13.000,00 é bastante exigente, e geralmente o uso dela é exatamente destinado pra pessoas que precisam de 100% de atalhos para velocidade na hora do manuseio - A D4 pecou nisso.

Só mudaria algumas coisas:
24MP
61 pontos de AF (29 cruzados - se possível usando o mesmo tipo da Canon que é duplamente cruzado)
Melhor ISO que a D3s (seria a DSLR com melhor ISO de TODAS)
Filmar 1080 60p
14 fps no minimo pra competir com a 1Dx - Se possível 16fps
Cartão CF

Na D4, assim como nas D7000, D600 e D800, o ajuste de pontos e modos de foco ficaram, NMHO, muito mais simples e intuitivos em relação à D300s, D700 e D3s.
Num butão só (em conjunto com os dials) vc altera foco manual para automático, pontos de foco e modos de foco.

Agora poderíamos voltar ao assunto do tópico que é câmera DX.
O papo sobre FF está ótimo e merece um tópico a parte. Quem sabe algo como: Camera TOP FF. :wink:

Basicamente as diferenças da D600 para a D800 foram os botões de seleção de foco e medição d exposição. Mas de qualquer forma o acionamento destas funções são bem fáceis na D600. Basicamente questão de costume, pois na prática muda muito pouco. Sinceramente, tenho D300 e tive a 800 e não são coisas q me incomodam na D600. Falam do corpo, mas muitos valorizam um corpo menor. A vedação, isso sim importante, é de ótimo nível e o corpo com a maior parte de metal e uma parte da frente de plástico , não fica nada a dever a 800.
No fim das contas praticamente todas as cans atuais te permite fazer fotos com ótima qualidade, ainda q tenha q contornar ou se adpatar a um corpo diferente (na vedade bem pouca).
As Cams a partir d determinado segmento de preço ( e estou sendo moderado), podem hoje ser escolhidas para atender um estilo de fotografar, gosto ou função específica. Se vc não for capaz, salvo raras situações, de fazer uma boa foto o problema não vai ser a Cam.
O resto é masturbação de entusiasta exarcebado.
Eu mesmo me pego assim vez ou outra. Quando compreia D800 fiquei pensando meio com dor de corno: Gastei esta grana e ainda vou ter de comprar uma objetiva, quando a D600 me atende melhor dentro do q quero e gosto de fotografar e de sobra. Ainda sobra grana para uma lente e acessórios…Por um certo período após a troca fiquei com dor de corno novamente por ter devolvido a D800, coisa q passou ao usar a D600 na vida real, graças a Deus.
Ando neste dias pensando numa objetiva, mas estive revendo e achei coisas estranhas: A lente 24-85 vr divide opiniões, mas na maioria dos testes ela apresenta resultados de nitidez muito bons (eu mesmo já tinha dito isso) , sofrendo nas bordas em aberturas maiores, mas já melhorando em aberturas menores e mesmo assim muitos a classificam como coisa meia boca e alguns elogiam muito. Vejam um detalhe: Eu mesmo estou “emprenhado” com esta idéia do “melhor”…
Encucado, comecei a verificar os retratos q fiz com ela (nada como um retrato para avaliar uma lente) e me peguei surpreso (mais uma vez) com a qualidade de cores, contraste e nitidez. Tem melhores? Sim. Mas o q significaria este melhor para mim, levando em conta o custo q teria e o retorno? Posso fazer uma ampliação de 1 metro com ótima qualidade com fotos feitas com ela… Em eventos, raramente uso aberturas grandes, ainda mais com uma FF. Basta uma pessoa levemente recuada para já ficar sem nitidez…Ficaria a questão de retratos e books, mas para isso tem lentes específicas e mais baratas. Lembrando q casmentos e afins, as fotos são feitas, na maioria, rapidamente para aproveitar momentos. Uma abertura grande nestas situações é bem complicada. Entra tembém o meu estilo de fotografar nesta equação…
Enfim, a 24-85 VR é realmente uma bela lente (ao menos a minha cópia) e supera até as minhas expectativas. Não teria sentido comprar outra. Nenhum sentido. Morro de vontade? SIM. Mas seria besteira da minha parte. Posso investir o dinheiro em outras coisas menos “Nobres”, mas q me serão mais úteis. Vou Viajar, vou comprar acessórios, uma cinquentinha…No fim das contas, uma lente desejada pouco acrescentaria na minha fotografia, tendo o q já tenho em mãos. Se tivesse dinheiro sobrando de montão eu compraria a “Fodona”, mas a realidade em termos de fotografia em si, continuaria a mesma na prática, ao menos na esmagadora maioria das situações. Tenho q ficar dizendo isso toda hora para mim mesmo, pois a gente mesmo tendo algo bom fica paquerando outra. Hoje, após uma boa nálise da fotos fiquei bem mais tranquilo com relação a lente e já estou planejando gastar o dinheiro com outras coisas. Mas tenho q me policiar, pois se aparecer um preço bom eu posso vacilar… É uma coisa meio de louco, mesmo…
Espero q ter conseguido trasmitir a minha idéia.
Menos preciosismo (por vezes totalmente inúteis na vida real) e mais fotografia, pois hoje já dispomos de coisa muito boas e baratas para fazer ótimas fotos. E ótimas mesmo.

E eu tão feliz com minha canon 60d e sony nex f3 :assobi: :assobi: :assobi:

Sistema de foco da D4 é superior ao da D3s.

Relação ISO/Ruído também é bom, na mesma linha até 25600 e depois a D4 dá um banho. Quem tem D3s não precisa de uma D4. Quem tem D3 precisa.

Na verdade, a D4 é melhor em tudo.