Câmeras 100% brasileiras existem?

Já procurei bastante e não achei :assobi:

Alguém aqui já viu?

Procure por

Eu pensei em dar essa indicação, mas lembrei que o filme é importado…
http://www.mandoubem.com/conteudo/emoticons/6/sel1_103.gif

http://www.mandoubem.com/conteudo/emoticons/6/sel3_035.gif

gostei da dica! Eu juro que na hora que pensei em câmera brasileira lembrei logo da pinhole, mas nem a idéia da pinhole é brasileira. Eu acho que as maquinas lambe-lambe tiveram fabricantes nacionais, mas não posso afirmar.

foi uma trollada do bem! hahahaahhaahaha! Um colega da alemanha me fez a pergunta e eu ainda procurei.

:ok: :smiley:

Na mosca…!

Lembro e não lembro de um também… Lembro que um brasileiro inventou na década de 60/70 uma cam que fazia fotos panorâmicas… Não lembro o nome do cara… :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Dá uma conferida nesses links, acho que é o cara que o Hyde estava tentando lembrar.

SEBASTIÃO CARVALHO LEME (1918-2007)
Fotógrafo que desenvolve fotos de 360º em um máquina inventada por ele!

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-sebastiao-carvalho.htm

Cameras em que todo o projeto seja brasileiro eu não sei, mas a DF Vasconcelos fabricou uma série de máquinas , como a Kapsa - filme 120, a Plic - filme 127 - minha primeira máquina e ainda a tenho até hoje… Isto nas décadas de 50 e 60, depois não sei.

Boa Bruno!!! Era ele mesmo! A Leonardo que faz 360º imersivo me fez dar umas bandas sobre o assunto na Net uma vez e acabei descobrindo esse fotografo. Só não salvei os links e não me lembrava do nome. Mas é ele sim. Abç,

Muito interessante mesmo, como a necessidade faz com que o ser humano crie alternativas.

abraço

Só a antiga KAPSA fabricada pela DF Vasconcellos (aliás a única fábrica de lentes que não de óculos do Brasil). Todas as outras usam/usaram componentes importados. A primeira fábrica de microchips do Brasil estava prevista para 2009-2010, para fabricar chips decodificadores de TV digital. Todo e qualquer microchip usado em fotografia é de fabricação estrangeira. Aqui, hoje não se fabrica nem um simples transístor. As únicas fábricas de semicondutores que o Brasil teve foram a Semikron que fabricava diodos (na verdade encapsulava) e a Philco que fabricava transistores. A Texas Instruments chegou a encapsular circuitos integrados aqui, mas os chips vinham de fora. Não se fabricam também baterias de Li-Ion ou Li-MH ou mesmo NI-Cd por aqui.

A DF fabricava binóculos e lunetas, hoje fabrica alguns equipamentos militares como sistemas de mira e alguns instrumentos industriais. Nada relacionado a fotografia, nunca teve muita competência no ramo.

A Yashica tinha uma fábrica em Manaus que só montava aqui a série FX-D e Mx (Me/ME-Supef,MF,MF3, etc). A Samsung pensou em montar mas acho que deu para trás.

a zenit teve um modelo montado aqui no brasil, não teve?

ahuahuahauhauhua

A Transit chegou a ter uma fábrica em Montes Claros, MG, onde fabricava (não só encapsulava) alguns circuitos simples, na década de 70, mas não aguentou e fechou. Hoje pouca gente se lembra disso.

Uau… Transit !!! Tinha esquecido deles, mas eles que eu saiba não dopavam nem faziam a máscara…