Tempos difíceis:
Eu que cresci com meus pais tirando foto em filme numa saboneteira penei quando usei uma SLR de filme pela primeira vez…
Imagina essa garotada que nunca nem viu
E nunca mais vai ver! (tô mexendo com a galera que ainda curte SLR! :fight:)
Mas, sério, acho que a grande parte dessa galera vai usar celular, que é o equivalente atual da saboneteira.
Eu andei vendo que o filme está voltando como algo “cool” haha
O preço das câmeras, principalmente médio formato aumentaram consideravelmente.
Mas as Holgas já eram “cool” faz um bom tempo! E são médio formato.
Filme era caro quando era mainstream, imagine agora, tô fora rsrs
Tá bem caro.
https://petapixel.com/2023/01/11/kodak-poised-to-raise-the-price-of-film-by-up-to-40/
não dá pra brincar com isso no terceiro mundo não
Hoje um filme de 36 poses “amador” está por volta de R$100
Aposto que tem muita ‘criança’ aqui no fórum que não sabe (e não tem obrigação de saber) que diabos é isso.
Já usei, literalmente, como brinquedo uma Kodak com esse tipo de filme na infância.
Pelo google deveria ser a Kodak Instamatic 192 ou algum modelo parecido.
Não sei se quebrou ou meu pai abandonou em favor dos filmes em 35mm.
Pois é, sorte que ainda tenho estoque aqui para uns 4 ou 5 anos na geladeira, pois não passo de 3 ou 4 filmes /ano. Vou ver como estará o mercado quando chegar perto da hora de repor. Vai que mais empresas menores descubram que vale investir neste nicho com margens menores. Ou por outro lado não, o mercado ficará tão pequeno que haverá uma debandada geral.
Enquanto isto, para baratear os custos dos teimosos, que se use filmes de cinema que começam a aparecer mais em conta e que os usuários se cotizem comprando rolos/latas inteiras e repartam entre si rebobinando em carretéis avulsos.
Este é outro ponto que me preocupa muito, talvez até certo ponto mais que o preço.
Quando se tem um produto disponível com preço alto a opção/condição de comprar ou não é sua. O problema é quando não se tem mais o produto. Se o mercado já está difícil para os filmes 135/35mm, está periquitante para os médios formatos 120/6x6 e afins, que são justamente os que mais uso.
Nem na época eu sabia! Era coisa de ryco!!! :hysterical:
Esse era um filme APS?
Filme/cartucho 110, usado nesta camera do pai do vangelismm.
Portabilidade já era um fator determinante para alguns naquela época.
Vim visitar meu neto no Canada. 2 anos de idade… Estou aproveitando e tirando toneladas de fotos dele. Cada vez que o vô chega perto dele com seus monstros pretos (Nikon F4 e F5), ele pisca os olhos no clique. A seguir, vem uma gargalhada…
São esses momentos que nos fazem pensar no que realmente faz sentido na vida - momentos inesquecíveis.
Muito gostoso ouvir essa história, vou aproveitar para contar a minha. Ah, as câmeras analógicas e suas lembranças. Cheguei a comentar no chat que a minha alegria por fotografia começou com o meu pai, com uma SLR da Yashica, que soube esses dias ser de 1986. Ele disse que durou até 2005 quando desmontou (embora eu me recuse a acreditar que uma câmera simplesmente desmontaria a toa e do nada). Quando meu pai trazia câmera, tripé e flash para tirar fotos era uma alegria imensa. Tenho diversas fotos enquadradas, de flores e da minha infância por conta dessa época. Encontrei esses dias muitas fotos dos anos 80 tiradas por ele… Dias chuvosos, nuvens escuras, animais… É realmente uma pena que hoje, para ele, a fotografia não seja considerada um hobby. Acabou passando pra mim e ficando só comigo. Embora faça fotos só com a digital, cheguei a tirar fotos com a analógica quando tinha uns 12 anos, e pretendo tirar fotos com uma saboneteira que tenho e ainda não usei…
Lembrei mais uma dos tempos de criança… Meu pai tinha uma bela Meopta Flexaret IIIa, que usava filme 120. O véinho não gostava de tecnologia estadunidense, razão pela qual só usava filmes Agfa e ORWO. O filme 120, quando finalizado, é avançado até que a base de papel saia totalmente do carretel inferior da camera. Quando tal ocorre, abre-se a tampa e com cuidado fixa-se a base de papel com uma fita adesiva que vem fixada na base.
Naqueles tempos, a extremidade dessa fita era GOMADA (como os selos postais) e precisava ser umedecida pra colar… Naturalmente, os fotógrafos LAMBIAM essa goma pra colar a ponta…
No filme ORWO, a goma tinha gosto natural, gosto de goma arábica, a mesma dos selos…
Já o Agfa, tinha essência de menta na cola, o que deixava um sabor de bala de menta na boca…
Desnecessário dizer que eu e minha irmã disputávamos pra ver quem ia lamber a fita…
Nao. Esse é um 110mm. Aps é mais moderno, tem contatos eletronicos…