Câmeras de filme x crianças hoje

Tempos difíceis:

2 curtidas

Eu que cresci com meus pais tirando foto em filme numa saboneteira penei quando usei uma SLR de filme pela primeira vez…

Imagina essa garotada que nunca nem viu

E nunca mais vai ver! (tô mexendo com a galera que ainda curte SLR! :fight:)

Mas, sério, acho que a grande parte dessa galera vai usar celular, que é o equivalente atual da saboneteira.

1 curtida

Eu andei vendo que o filme está voltando como algo “cool” haha

O preço das câmeras, principalmente médio formato aumentaram consideravelmente.

Mas as Holgas já eram “cool” faz um bom tempo! E são médio formato.

Filme era caro quando era mainstream, imagine agora, tô fora rsrs

1 curtida

Tá bem caro.

https://petapixel.com/2023/01/11/kodak-poised-to-raise-the-price-of-film-by-up-to-40/

não dá pra brincar com isso no terceiro mundo não

1 curtida

Hoje um filme de 36 poses “amador” está por volta de R$100

1 curtida

Aposto que tem muita ‘criança’ aqui no fórum que não sabe (e não tem obrigação de saber) que diabos é isso.

1 curtida

Já usei, literalmente, como brinquedo uma Kodak com esse tipo de filme na infância.
Pelo google deveria ser a Kodak Instamatic 192 ou algum modelo parecido.

Não sei se quebrou ou meu pai abandonou em favor dos filmes em 35mm.

1 curtida

Pois é, sorte que ainda tenho estoque aqui para uns 4 ou 5 anos na geladeira, pois não passo de 3 ou 4 filmes /ano. Vou ver como estará o mercado quando chegar perto da hora de repor. Vai que mais empresas menores descubram que vale investir neste nicho com margens menores. Ou por outro lado não, o mercado ficará tão pequeno que haverá uma debandada geral.

Enquanto isto, para baratear os custos dos teimosos, que se use filmes de cinema que começam a aparecer mais em conta e que os usuários se cotizem comprando rolos/latas inteiras e repartam entre si rebobinando em carretéis avulsos.

1 curtida

Este é outro ponto que me preocupa muito, talvez até certo ponto mais que o preço.

Quando se tem um produto disponível com preço alto a opção/condição de comprar ou não é sua. O problema é quando não se tem mais o produto. Se o mercado já está difícil para os filmes 135/35mm, está periquitante para os médios formatos 120/6x6 e afins, que são justamente os que mais uso.

1 curtida

Nem na época eu sabia! Era coisa de ryco!!! :hysterical:

Esse era um filme APS?

1 curtida

Filme/cartucho 110, usado nesta camera do pai do vangelismm.

Portabilidade já era um fator determinante para alguns naquela época.

2 curtidas

Vim visitar meu neto no Canada. 2 anos de idade… Estou aproveitando e tirando toneladas de fotos dele. Cada vez que o vô chega perto dele com seus monstros pretos (Nikon F4 e F5), ele pisca os olhos no clique. A seguir, vem uma gargalhada…

3 curtidas

São esses momentos que nos fazem pensar no que realmente faz sentido na vida - momentos inesquecíveis.

1 curtida

Muito gostoso ouvir essa história, vou aproveitar para contar a minha. Ah, as câmeras analógicas e suas lembranças. Cheguei a comentar no chat que a minha alegria por fotografia começou com o meu pai, com uma SLR da Yashica, que soube esses dias ser de 1986. Ele disse que durou até 2005 quando desmontou (embora eu me recuse a acreditar que uma câmera simplesmente desmontaria a toa e do nada). Quando meu pai trazia câmera, tripé e flash para tirar fotos era uma alegria imensa. Tenho diversas fotos enquadradas, de flores e da minha infância por conta dessa época. Encontrei esses dias muitas fotos dos anos 80 tiradas por ele… Dias chuvosos, nuvens escuras, animais… É realmente uma pena que hoje, para ele, a fotografia não seja considerada um hobby. Acabou passando pra mim e ficando só comigo. Embora faça fotos só com a digital, cheguei a tirar fotos com a analógica quando tinha uns 12 anos, e pretendo tirar fotos com uma saboneteira que tenho e ainda não usei…

3 curtidas

Lembrei mais uma dos tempos de criança… Meu pai tinha uma bela Meopta Flexaret IIIa, que usava filme 120. O véinho não gostava de tecnologia estadunidense, razão pela qual só usava filmes Agfa e ORWO. O filme 120, quando finalizado, é avançado até que a base de papel saia totalmente do carretel inferior da camera. Quando tal ocorre, abre-se a tampa e com cuidado fixa-se a base de papel com uma fita adesiva que vem fixada na base.

Naqueles tempos, a extremidade dessa fita era GOMADA (como os selos postais) e precisava ser umedecida pra colar… Naturalmente, os fotógrafos LAMBIAM essa goma pra colar a ponta…

No filme ORWO, a goma tinha gosto natural, gosto de goma arábica, a mesma dos selos…

Já o Agfa, tinha essência de menta na cola, o que deixava um sabor de bala de menta na boca…

Desnecessário dizer que eu e minha irmã disputávamos pra ver quem ia lamber a fita…

2 curtidas

Nao. Esse é um 110mm. Aps é mais moderno, tem contatos eletronicos…

2 curtidas