Pesquisando sobre as atuais câmeras digitais para cinema, como a RED Epic e a Arri ALEXA, descobri que existe um grip lateral para a Epic que a transforma meio que numa DSLR para fazer stills. E, aparentemente, está havendo um trend - muito inicial, é verdade - de se usar as cams cinematográficas digitais para se fazer fotografia (pelo menos com a Epic, já que a ALEXA é desconjuntada demais pra isso)
A RED está para lançar uma nova câmera, a Scarlet, menor que a Epic e projetada para fazer filmes e stills.
Será que estamos vendo o início de um convergência total entre essas mídias? As HDSDLR invadindo o cinema e a TV, as cãmeras de cinema invadindo o ramo fotográfico… vai ser interessante.
Pode ser um diferencial intressante pra quem trabalha tanto com vídeo quanto com fotografia … Como li num fórum, qual a noiva que não gostaria de que o vídeo do casamento dela tivesse o ‘look and feel’ de um filme hollywoodiano? Não sei no Brasil, mas em outro país com uam cultura geral mais ampla, esse tipo de apelo talvez desse certo…
Em termos de qualidade de imagem, acho que as câmeras digitais de cinema não tem mais nada a provar. A RED One, antecessora da Epic, foi a câmera usada em “O Livro de Eli”, “A Rede Social” e esse último “Piratas do Caribe”, a Epic está sendo usada pelo Peter Jackson no “Hobbit” e no novo filme do Homem-Aranha; a Alexa no “Hugo” do Scorcese e no filme dos Vingadores; “Avatar” foi rodado com um sistema da Sony se não me engano; Soderbergh há anos só filma com digital; Roger Deakins está filmando com RED o novo filme do Andrew Niccol; outro veteraníssimo, Vilmos Zsigmond, já anunciou que vai também aderir à plataforma.
Os atuais sensores 4k (na Epic, 5K) também resolveram o “problema” da resolução de imagem gerada em “vídeo” (digamos assim)
Um texto interessante sobre assunto: http://blog.vincentlaforet.com/2011/06/07/what-camera-did-i-use-to-make-this-still-picture/
Outro: http://www.broadcastprome.com/2011/07/17/the-epic-revolution/