Boa tarde, comprei a lente Canon 24-105mm f/4L IS USM para a minha máquina Canon EOS 80d.
Já fotografei em ambientes diferentes, de luz e com pouca luz e as fotos nem sempre saiem com a nitidez desejada.
Tenho AF e IS ligados.
Tem a ver com a Câmera/Objetiva?
Poderá haver alguma avaria?
Obrigado
Seria legal você colocar exemplo de fotos que você diz estar sem a nitidez desejada, com o exif e também como a foto foi feita, para podermos ter uma ideia do que pode estar acontecendo.
f/4
1/160
800 Iso
Achei o esperando carregando o arquivo em full…
Para mim um leve back focus, a nitidez maior está na alça esquerda da blusa.
A 80D regula muito bem o back/front focus e em lentes “zoom” há valores para wide e tele.
Em f/4 esta lente é bem nítida até, usei na 5D Mark II. Procure aqui no fórum por back ou front focus.
EDIT: o back focus se aplica que se realmente você fez a focagem correta, sem recompor, e adquiriu corretamente o foco antes do clique.
Para tirar a duvida de back/front focus, faz as fotos pelo lcd e depois pelo liveview e compara.
Sim, fiz tudo correto. Comprei esta lente em 2ª mão.
Ja tinha lido que estas lentes serie L funcionam melhor em câmeras full frame.
Mas apos este trabalho, com esta modelo gravida, notei que algo não estava bem. então o problema será da lente certo?
O que me aconselha a fazer? Ha forma de corrigir?
Não sei se o problema está na lente, pode ser também como você fotografa. Como focou nesta cena? Não se movimentou no momento do clique? a modelo também não se mexeu?
é muito difícil definir se a lente está ruim por apenas 1 clique. Todas as fotos estavam assim? Fez o ajuste fino de foco? Apenas algumas perguntas, tenho certezqa que há muito mais para analisar.
Cara acho que o ideal é você postar diversas fotos em F4, F5,6 e F8 com luz natural de alguma paisagem e de alguma flor ou objeto com o fundo desfocado, editar as fotos em RAW e salvar o JPG ; postando ele no flickr pra gente analisar. Só por uma foto fica muito difícil fazer uma análise mais precisa.
Outra questão refere-se a técnica de foco: você usando focar e recompor ? Está usando o foco por pontos ou aqueles vários modos de múltiplos pontos ? Eu particularmente quando uso câmera com muitos pontos de foco prefiro usar aquele sistema de foco por zonas (esquerda, central e da direita). Muitos problemas de foco podem ocorrer porque usa-se o focar e recompor .
E sendo o caso a 80D tem o micro-ajuste de foco. Tem no fórum tutoriais que ensinam como fazer.
Claro. Por isso decidi expor aqui este caso, para obter alguma informacao.
Muitas fotos mesmo ficaram assim com este aspecto. E esta ainda foi uma das melhores.
Nunca me movimento no momento do click.
O ambiente era de pouca luz. devido a isso fotografei com ISO entre os 640 e os 800.
Com velocidades entre os 1/160 e os 1/200. sempre com abertura f/4.
E como focou? Pontos e sistema de foco. A sugestão do amigo cheferson é bem válida.
Estou a usar 1 ponto de foco, normalmente uso esta função. Aponto para a zona dos olhos dos modelos.
em relacão ás fotos, amanha vou colocar mais exemplos de fotos que fiz com a lente.
Esta lente costuma ser muito boa, faça o teste pela função “Live View” que o foco é pelo sistema Dual Pixel. Se a foto sair corretamente focada pode ser necessário fazer o micro ajuste de foco.
Não use qualquer filtro na lente (UV, polarizador, sky, etc…)
Uma coisa que eu demorei a entender foi que a câmera tem dois sistemas de focagem… um quando está pelo visor ótico (espelho abaixado), onde existe um espelho abaixo do espelho principal que deflete parte da imagem para o sensor de fase da câmera… este sistema de foco é mais rápido e mais assertivo, porém não é capaz de diferenciar rostos e olhos por exemplo. O ruim é que quando se foca num ponto, trava o foco e arrasta a câmera para recompor, esse movimento pode acabar tirando o plano do foco do assunto que se deseja fotografar… será que não foi isso que acabou acontecendo?
O outro sistema de focagem que a câmera tem é o chamado Dual Pixel, que funciona quando o espelho está levantado e a câmera exibe a imagem ao vivo no LCD. Como esse sistema é computadorizado ele consegue reconhecer objetos e encontrar foco em uma área maior do enquadramento. O próprio sensor de imagem em conjunto com o processador da câmera fazem esta focagem. Ele pode ser um pouquinho mais lento para focar (comparado com o sistema de fase), porém ele somente dispara quando consegue a focagem ideal.
Verifique isso… faça um teste com sua lente usando o view finder, depois com live view… livros ou revistas a 45 graus são os melhores assuntos para se testar como está o foco… basta ver se o ponto mais nítido corresponde ao ponto em que foi feito o foco.
Como voce comprou usada pode ser problema da objetiva mesmo. Alguns elementos podem estar desalinhados. Outro problema comum é quanto ao desgaste do coating ocasionado por limpeza indevida com liquidos inapropriados. Uma vez comprei uma lente pentax manual (ja tinha comprado outras e me dado bem) que parecia perfeita zero. Mas quando fui testar nao tinha nenhuma nitidez. As vezes uma lente surrada e suja vai te entregar melhor resultado que uma com aparencia de zero, pq sabe-se lá como foi limpa. Enfim tomara que seja problema de calibraçao do autofocus apenas.
Não queria ser o estraga-prazer, mas concordo.
Se após os testes, as fotos continuarem sem nitidez, é problema da lente.
Essas 24-105 são muito boas, para o primeiro dono. Cinco ou seis anos de uso, é vrau, rompe o flat. Como quase ninguém manda para a Namba para consertar, os técnicos por aí não conseguem deixar ela calibradinha.
Testa sob sol forte, do meio dia, em Av, pra deixar a velocidade lá em cima, reduzir granulação, etc.
Como o colega citou, coloca um livro, revista, e foca em diagonal. Vai ver se o problema é da lente ou foi o seu click.
Espero que seja só algo dessa foto. Abraço.
Uma foto pelo liveview responde todas as duvidas sobre a lente.
Se ele voltar aqui para ler isso…
Na velocidade que vc fez a foto, 1/160 congelando movimento, então não deve ser movimento do rosto da modelo.
Na foto tbm tem partes nítidas, só ficou um pouco difícil entender onde ficou o ponto focal.
Tô achando tbm que pode ser um problema da lente.
Faz o que o vangelis falou, foto usando o live vire.
Bom… Cheguei meio tarde na conversa. Mas já tive exatamente esse conjunto e acho que posso ajudar.
A 80D tem um excelente sistema de AF. Mas a nitidez da 24-105 não é a melhor do mundo.
Ainda assim, é um conjunto muuito bom. Não era pra te deixar insatisfeito.
Acho que seria legal você passar algumas informações extras pra gente.
Por exemplo, que tipo de AF você está usando (One shot, AI Focus e AI Servo)?
Está focando no mesmo botão de disparo?
Tente fotografar algumas vezes no sweet spot da lente, que é f/7.1 se não estou equivacado.
Faça fotos “iguais” pelo LW e pelo VF, para poder compará-las.
Se ainda assim, perceber que o foco não sai cravadinho pelo VF, você precisa fazer o miroajuste de foto para o conjunto. Lembro que na minha 80D eu precisei fazer isso para TODAS as minhas lentes. Enquanto a 5D MK III não precisou pra nehuma delas.