Canon anuncia as novas teles RF 800mm 5.6 e a RF 1200mm 8.0
Excelentes lançamentos, muito bom mesmo !
Esta 800mm é uma tentação, peso de 3,100, foco a 2,60m, como conseguiram isso ?
Devido a distancia curta de foco, com certeza para quem pode pagar, é melhor esta lente do que uma 600mm f4 serie 3 com tc 1.4 ou até mesmo a 600mm RF, pois só focam a 4,2m de distancia, e isso para nós observadores de aves, faz muita… mas muita diferença.
Utilizamos grandes teles nem é para buscar a ave longe, e sim ampliar o tamanho da ave, em distancias curtas (máximo a 7 a 8m de distancia) para render o máximo de detalhes possivel sobre o assunto.
Eu com certeza, se pudesse, e tivesse $$ suficiente, eu iria ter uma. Por enquanto vou curtindo as EF 500 e 600 mesmo rs.
My God! Ligeiramente fora do alçance “popular” por aqui ou tem q ser um profissa muito bem sucedido para encarar, e forte para carregar
E muita gente achando que a Olympus 150-400mm PRO f/4.5 cte (300-800mm eq.) c/ 1.25X TC embutido (1.000mm f5.6 eq.) 1,8 kg de peso e 1,3m de dist. minima de foco, por 7.500 dolares é cara! Galinha morta rsrs…
De acordo com o esquema ótico postado acima, sim. Inclusive isso já era meio previsto.
Contexto cronológico:
O anúncio das lentes EF 400mm F2.8 III e EF 600mm F4 III foi em Set/2018 e previsão de começo de envio era Dez/2018.
O lançamento da EOS R foi em Out/2018.
Quando a Canon anunciou as lentes RF 400mm F2.8 e RF 600mm F4 , em Jul/2021 teve uma chuva de comentários na internet de que eram lentes idênticas a versão EF. Inclusive isso pode ser visto mais acima nesse tópico.
Quando a Canon atualizou as teles 400 e 600 para a versão III a EOS R já estava no mercado. E como o ciclo de desenvolvimento destes produtos é longo, eu, suspeito que quando as lentes EF 400/600 versão III foram anunciadas ja estavam otimizadas para o RF.
Não lembro se a Canon confirmou isso oficialmente.
A um tempo atrás ví alguém explicando que lentes teles quase não tiram proveito da distância curta para o sensor, que é o caso nas ML. Inclusive é a realidade do que estamos vendo com a Canon. Não cheguei a comparar com as lentes Sony e Nikon Z p/ ver.
Uma coisa é a discussão sobre o projeto ótico e qualidade das lentes. Outra é o questão cronológica dos lançamentos frente ao momento de transição para o ML da Canon.
E se não me falha memória a RF 400mm e 600mm são exatamente iguais as versões EF porém com adaptador integrado? :ponder:
Isso me lembra montadoras de veículos brasileiras fazendo face lift (leia-se adesivos, mascara de farol) nos carros e lançando como “modelo novo”.
Bom, do ponto da vista da Canon é excelente se as objetivas venderem… Mesmo produto, não tem custo de desenvolvimento e se brincar até a linha de produção é a mesma lente apenas modificando lá no final do processo se vai sair com o TC embutido ou não.
Não tira proveito.
A vantagem da ML sempre foi contra lentes DSLR com projeto retrofocus, que é um projeto mais caro e complexo para burlar a flange na lentes DSLR wide angle.
Aproveitando que você tocou nesse assunto, essa imagem explica muito bem.
Uma lente 35mm fica a 35mm do sensor.
Se o espelho tem 45mm, não seria possível uma lente com DF igual ou menor a essa.
Aí se usa o retrofocus pra evitar essa restrição.
Um cara acusa ser lente com extensor.
A Canon responde que é um design novo por conta do numero de elementos.
O cara responde que a diferença é justamente os elementos do extensor kkkkkkkkk