Canon EF 100mm F2

Comprei uma estes dias, peguei hj da limpeza. É uma lente pouco falada, por isso resolvi escrever sobre ela.

Na verdade, não sabia que existia até ver o anúncio. É uma distância focal que me interessa (sonho de consumo era a 135 F2 mas custa 4x mais). Meu interesse é usar ela na 7d, ou seja f equivalente 160mm, para compor com a 5d + 35mm f2.

As fotos abaixo feitas com a 7D, em testes dentro de casa agora na luz da tarde.

Gostei do desempenho óptico dela. O autofoco é rápido (usm). O enquadramento é interessante.

Em f4 ISO 400

F4.5 ISO 100 e ISO 1600 ou 3200

F2

Essa a 35mm (que também voltou da limpeza) em F2 na 7dq

Wb sempre em daylight
Passei uma preset genérica em cada + redução ruído na de ISO alto (simulei meu uso prático)

Irmã da 85mm 1.8 em todos os aspectos.
Quase comprei uma vez.

Sim, muito parecida. Para mim foi vantagem, cheguei a cogitar a 85mm f1.8 para o kit, mas 100mm é mais interessante pra mim e o preço foi melhor que o que se encontra na 85mm

Visualmente também quase idêntica.

Acho que é realmente a mesma lente, só que ajustada.
Muito suspeito perder 1/3 de stop e ganhar 15mm rsrs

Fui atrás… A 100mm f2 saiu um ano antes que a 85mm f1.8… pesa 17g a mais e tem a rosca de filtro de metal vs plástico na 85mm.

Certamente uma deriva da outra com leves alterações.

As fotos todas em jpg da câmera.

Quem tem, normalmente gosta muito.
Lembro da Helena vendendo a dela aqui no Forum e, se não estiver enganado. o Pablo acho que tb anunciou uma. Ambas estavam zeradas.
Parabéns pela compra!

Ja usei essa lente apesar de não ter comprado.

É uma das melhores lentes que vc pode comprar custando tão pouco, o resultado optico dela é excepcional, ela consegue excelente resolução com vários sensores, se vc olhar no
dxoMark, ou no image resource vai perceber o desempenho dela (mas acho que vc ja viu isso, na pesquisa antes de comprar, certo???).

Única questão que me lembro era no caso de retratos, pq a distancia focal mínima que é grande (não me lembrava direito, fui ver agora, 90cm), então naquelas situações onde vc precisa se aproximar bastante da modelo ou algum detalhe, não consegue.

De resto é excepcional, só não comprei ela pq tenho a 100mm macro, e zoon que passa pelos, 100mm então resolvi não comprar, apesar de ficar com aquela vontade quando lembro do resultado dela.

Meu professor, André Sielsky, tinha uma.
Uma lente muito boa.

Obrigado, Maneco.
Será que as anunciadas não eram a 100mm f2.8 macro? Não lembro de ver esta sendo vendida por aqui.

:ok:

Realmente entrega bastanete pelo preço dela. Muito bom custo x benefício. Já gostava muito da 35mm f2 (que comprei ano passado por R$500,00), mas esta aqui ainda tem melhor construção.

Desta vez não olhei no DxoMark especificamente :doh: mas sim consultei alguns reviews dela antes de comprá-la. A distância mínima de foco pode ser empecilho mesmo, é 0.9m como você falou.
Eu estava na busca da 135mm f2 e acabei caindo no colo desta aqui.

Eram essa f/2 mesmo, lembro bem da do Pablo, ele fez um tópico também se não me falha a memória.

Faltou dizer quanto pagou :assobi:

Passou batido então… ou já faz mais tempo.

R$950,00 … fiz uma limpeza nela (poeira interna) que me custou mais R$200,00

Essa 100 f/2 é o tipo de lente que quase não tem nos classificados, porque quem tem, não vende nunca kkkkkk

Amigão meu tem, ele é meu 2º fotógrafo nos meus casamentos, e é uma delícia de lente. Já usei a dele uma vez, achei top demais.

Ele usa 28 f/1.8, 50 f/1.8 e essa aí nos casamentos.

Vale cada centavo do que custa, entrega fotos excelentes.

Parabéns pela aquisição! :ok:

Não foi este projeto que a Yongnuo acabou “copiando” da Canon? 85mm e 100mm? Tem até pra Nikon, rsrsrs

Lentes fixas ajudam muito a gente a fotografar melhor, como ando sem lente por aqui estou tendo que me virar só com a 50mm.

Nas Canon o meu sonho de consumo era a 135mm f/2 L, imagino ela muito versátil para retratos em uma FF, e um desfoque maravilhoso!

Digamos que é “inspirado demais” kkkkkkkkk
Só que eu testei uma da YN, rapaz, era ruim hein.
Em fotos normais, condições ideais, beleza. Luz contra, assunto na beirada, precisasse velocidade no af, ou qualquer coisa assim, tchau. Ficava refém.

135 é uma maravilha mesmo.

Galera que usa fixas, geralmente dobra a df, com 24/28 - 50 - 100, ou aumenta cada 50mm, com 35 - 85 - 135
Dois sets muito legais pra se usar.

Eu ia comentar isso.

e ia finalizar com isso.

quando lançou tive muita vontade de comprar uma pelo preço muito bom pra uma lente que entrega 100mm e f2… porém lendo reviews msm sendo um bom valor peca no AF.
me pergunto se a Yn já não tenha resolvido esse problema de af em alguma att de firmware.

a alguns anos atrás eu tive uma Nikkor 105 1.4 é pra mim a melhor Prime Nikkor que já usei, AF rápido, preciso e um bokeh maravilhoso, infelizmente exatamente pela distância focal dela quase não usei e acabei vendendo.

A 135 tem duas versões… a EF 135mm f/2L e a EF 135mm f/2.8 SF, esse SF é Soft Focus, um outro anel que pelo que entendi dá uma alterada no desfoque. Essas 135 o pessoal gosta pra fazer aqueles ensaios com visual de sonho (dreamy) e a tal da “fine art” ou fotografia estilo russo.
Essa softfocus também é bem difícil de achar, talvez por ser mais antiga.
Dizem que a F2L é uma monstrinho em desfoque.

Eu confesso que tô ficando preguiçoso com lente tele… não fico bolando muita composição, jogo a tele na abertura máxima e derreto o fundo. Aí fica a pessoa em foco descolada do fundo. Essas aí devem ser boas pra isso… fazer foto no lixão e ficar bonito.

No Ali tem a F2L no “plecinho” R$4.303,20
https://pt.aliexpress.com/item/1005005380491304.html

tem que aproveitar agora que ainda ta passando umas rebarbas sem taxa.

Fernando, vi recentemente uma a venda no ML e, até então, nem sabia sobre essa lente.
Caraca! Acabei de ver que ainda está anunciada… rs.