Mais ou menos viu?
Tirando a bateria é um super upgrade na RP.
É praticamente uma R6 mark ii sem ibis e botões extras, pelo menos para fotografia.
A menos que tenha algum nerf que eu não me lembre.
Então… ![]()
Uma dessas e a 85 F2 is dá um caldo.
Viewfinder
Slot de 1 sd
Bateria
Ibis
Obturador mecânico limitado em 1/4000 sendo apenas um.
Fps
Saída hdmi mais limitada
Wi-fi apenas 2.4ghz
Acho que é isso.
Up to 40fps continuous shooting with e-shutter (6fps with mechanical)
Pelo menos o eletronico manteve.
R8 ainda não achei no PY
![]()
Ela não foi lançada ainda, Mike. Foi apenas anunciada. Até no site da BH ela consta como “Coming soon”.
De acordo com a Adorama a Canon vai começar a enviar as câmeras a partir de 18/04.
A R8 apesar de usar a mesma bateria LP-E17 da RP, acredito que ela foi aprimorada na questão de eficiência. A R10 é mais econômica do que a RP… capaz que botaram uns nanometros menores nela hahaha.
Mas de toda forma, qualquer escolha estará bem servido, o tipo de coisa que só vai saber depois de uns meses usando, aí vai estar com o fluxo de trabalho bem consolidado e vai perceber os pontos críticos.
No Youtube tem o canal do Kiiro Cine fotografia que faz umas resenhas mais aprofundadas, eu recomendo assistir pois no final das contas só especificações não dizem muito sobre a câmera, o mais importante é entender como a câmera se sai em determinada situação.
Se puder, pegue uma diária de cada câmera numa locadora, é o melhor jeito esse test drive.
Ainda sobre as APSC e tamanho do sensor, você pode comprar depois um adaptador Speedbooster e “desfazer” o crop. Eu estou usando um da Viltrox apesar de que não é lá essas coisas, mas existe também o original Canon.
Opa, na verdade é isso mesmo, André. Valeu a lembrança. Corrigindo o que eu falei, ela não foi apenas anunciada. Já pode ser adquirida em pré-venda.
Como já falaram aí, eu iria de R6.
Fiquei surpreso com o comentário do Ferrari sobre as cores da R. Em teoria, é o mesmo sensor da 5dIV. E eu que reclamava da Sony não esperava que um usuário de Canon fosse dizer isso sobre a R.
Teve um teste, que até coloquei o vídeo tempo atrás comparando as cores de várias mirrorless Canon e as piores cores eram dela.
Pelo preço não faz diferença.
Pense no duelo FF vs APS como um duelo de lentes.
Vc quer ter lentes tipo 18-200, 18-300 e não tirar a lente da câmera?
Ou vc quer ter umas fixas, uma grande angular foda?
pense nas lentes, qual lentes vc quer usar nos casamentos?
Achei que a R tem bastante contraste, parece que os azuis puxam para um tom mais marinho.
Ainda não fiz nada com duas câmeras para comparar e consequentemente ver se aplicando uma pré definição da câmera A ficaria semelhante na camera B.