Canon R6 + RF 100-500mm

Em tempo, não conheço nenhuma técnica que remova o moire após a captura.

Geralmente se remove apenas as cores falsa, mas as linhas do moire ficam.

Que triste ler isso…

O que me deixa encucado é que usando a Sigma 150-600 eu nunca tive esse problema como relatei aqui. Coincidência ou não foi só usar a lente nova RF 100-500mm que na primeira bateria de imagens apareceu essa bizzarrice ai…

A lente nova é mais nítida.
Então o problema apareceu.

Eu tentei reproduzir o problema em casa mas não aconteceu esse efeito moiré…

Então vou ter que conviver com isso, com esse efeito nas minhas imagens…

Pagar caro em uma lente para ter fotos assm é catastroficamente frustrante.

Preciso descobrir uma forma de evitar esse efeito nas fotos ou minimizar ao máximo… Eu li que fechando mais o diafragma pode diminuir o efeito…

Eu não sabia…
Copiei e se o colega não leu.

O problema é o sensor de 20mp, a R5 por exemplo, não daria moire na mesma situação.

Não quer dizer que vá acontecer sempre!

É combinação do sensor + lente + abertura + distância do assunto + ângulo da luz + a textura do pássaro.

Se você notar em campo, dá pra tentar se aproximar ou fechar a abertura pra lente ficar menos nítida por difração.
sei que o pássaro não vai ficar esperando mas é o que temos.

Essa lente é muito nítida no sensor da R6. Uso uma R6 e uma Nikon Z6… o filtro low pass da Nikon é bem mais forte que o da Canon, por isso esse efeito não aparece, mesmo a Z6 tendo mais MPX. Esse efeito fica muito evidente com as minhas Canon RF 14-35 f4 e 24-70 f2.8. Como eu disse, o filtro low pass da Canon R6 está muito fraco, as imagens em geral ficam bem mais nítidas que na Z6. O problema aparece em padrões de textura repetitivos também em pelos de animais e penas de pássaros. Pelo que vi melhora um pouco com a R6 II, mas ainda assim com um filtro low pass fraco.

Eu fotografo pássaros, quase todos dias.
Salvo Raw + Jpeg, por exemplo, uma pipira vermelha Macho(Preto e Vermelha )-ajuste MAIS LUZ ou um Sanhaço (cinza ou azul claro)-ajuste MENOS LUZ, fotografo ve tela, ok ou ajuste + ou -.

Claro, não é ‘efeito moiré’ dá…
Acredito, salva RAW + JPEG, testa.

Mas esse filtro Low Pass ser tão ruim na R6 caracteriza um problema real da câmera ??

Enviei essas fotos para a Canon e estou aguardando um retorno deles.

A Canon R5 é muito mais cara que a R6, não tinha como comprar. Será que eles lançaram a R6 MK2 para corrigir esse problema e outros problemas ? Geralmente é isso que acontece…

A mark II tem 24mp, ajuda a diminuir a chance de moire.

A intensidade do filtro Low Pass é uma decisão de projeto, sempre tem os pros e os contras.

Escolher entre ter uma foto menos nítida sem moiré ou ter uma foto mais nítida com moiré…

O que é pior ??

Rapaz, que frustração a minha…

Pelo que entendi dos colegas acima, o problema tá mais na câmera do que na lente, então você teria de trocar de câmera pra aproveitar melhor a lente.

Não sei qual era sua camera antes mas isso já é uma coisa antiga.

https://petapixel.com/2013/01/04/test-shows-the-canon-6d-suffers-from-way-more-moire-than-the-5d-mark-iii/

Video mostrando o problema na 6D, e a Canon sempre teve filtro mais forte que Nikon e Sony…

Só pra deixar claro, não existe nenhuma câmera 100% a prova de moire…

Mas pelo que o colega disse, esse problema é grave pois afeta fortemente as fotos dele de aves, nunca vi algo assim.

Vou fazer novos testes com o mesmo pássaro que ocorreu o moiré. Dessa vez vou testes aberturas diferentes com velocidades diferentes intercalados, para ver se o problema continua, se vai diminuir um pouco pelo menos ou se o problema desaparece…

No caso de fotos de aves, mais nitidez é essencial.

Se tiver que conviver com isso, terei que me acostumar em ter que descartar fotos que surgirem com Moiré.

A Canon respondeu:

Recomendo que encaminhe a lente para uma análise em nossa assistência técnica.

Possuímos quatro assistências técnicas, duas em São Paulo, uma em Porto Alegre e uma no Rio de Janeiro, você pode conferir os endereços neste link: Atendimento - Suporte Técnico - Câmeras

E podemos oferecer uma forma de envio gratuito através dos Correios para clientes que não residem nestas localidades.

Para solicitar esse envio, solicitamos que preencha o cadastro abaixo e nos retorne este e-mail:

A própria Canon não chegou a conclusão que o problema é moiré nas imagens e que ocorreu por usar uma lente muito nítida.
Eu não vou enviar minha lente que ababei de comprar para mexerem nela. Acredito que com a lente não tenha problema algum. Tanto que em outros forums estrangeiros outras pessoas relatam problema de Moiré usando outras lentes nítidas como a 50mm f1.2 se não me engano. Foi postada imagens com moiré gritante na imagem.

Poderia até vender a R6 para comprar a R5 MK2 que vai sair se já não saiu… O problema é a diferença de valor… inviável pra mim.

Porque não a R5 normal ou a R6 mk II? Um amigo tem a R6 mk II e os resultados são muito bons, ele tem inclusive com essa mesma lente sua.

Frustrante problema com equipamento novo.

Se a frequência do moire se mostrar alta, eu consideraria testar uma R7.
Valor próximo da R6 hoje?

A combinação do sensor de 32MP + crop de 1.6 coloca mais pixels em cima do pássaro, usando a mesma lente.
Eu ficaria surpreso se aparecesse moire.

E ai deixa a redução de ruido com a IA.