Canon T5, amadores e a saga de um flash.

Pessoal, boa tarde. Eu sou iniciante. Tenho uns 140K no “currículo” com a minha falecida Sony NEX, que teve um problema na lente - e que continua um mistério! - o que me fez desistir de investir na marca. Sempre fui a retratista ‘extra-oficial’ das festinhas, e as pessoas sempre contavam com a minha presença “pra dar conta dessa função”, e eu decidi me profissionalizar, ano passado. E agora finalmente fiz um modesto curso, de agosto pra outubro, e estudei mais umas 50 horas em videos do Youtube, além de muita leitura aqui no MF e em outros sites. Sei que fotógrafos com formação insipiente chegam aqui querendo ir “direto ao ponto”, querendo ser salvos pelo equipamento, (E sim, é espantoso ver alguém dizer que cursos na internet “só R$ 300,00 pra cima”, ou que “não tem tempo” - principalmente quando se é mãe presente, dona-de-casa e trabalhadora!) :dizzy_face: - mas gostaria que se ativessem ao fato de que eu não sou, exatamente, uma iniciante em fotografia mas como PROFISSIONAL nessa área eu sou amadora.
Desde que comecei tenho cobrado muito, muito pouco; Estou com a intenção de aumentar meu portfolio e tive como objetivo inicial repor o que eu gastei, valor que restou do meu trabalho anterior - que dependia exclusivamente do dólar, e como meu lucro era menor do que 1/6 (do meu giro), apesar de bom nome e clientela fiel, o dólar aumentando mais de 1/3 tornou meu trabalho inviável. Como tenho criança pequena e me dedico a atividades não remuneradas, fotografia foi a atividade que casou gosto, oportunidade e renda mínima, e achei melhor seguir, pela flexibilidade dos horários, mesmo que (andei sentindo isso) anule meus finais de semana.

De outubro pra cá, quando me “declarei” disposta a começar os trabalhos, já havia uma expectativa dos conhecidos então já tive a oportunidade de fazer vários ensaios (remunerados e gratuitos), e mesmo trabalhando com equipamento limitado (Uma Canon T5 com a 18-55 + uma 50mm 1.8 USM + 28-80mm, tendo sido esta última um presente :clap: ) - acho que comecei bem. Fiz 15 anos, gestante, evento infantil pre wedding (todos externos!)… E tenho cobrado não mais do que 100,00-120,00 pra atender eventos externos, pois assim ganho experiência e enquanto as indicações estão vindo, vou investindo no equipamento. Preciso dominar mais o bokeh da minha 50mm, entre outras coisas, e continuar fazendo milagres com essa cropadinha.

Agora vou começar a me preocupar com a fotometria. Até agora só fiz eventos abertos porque sem um flash eu não quis me arriscar. Mas eu tenho TRÊS convites irrecusáveis de eventos em locais internos pra esse final de ano, e queria muito atendê-los. Porém o momento é o pior possível; marido reduziu a jornada e o salário pra poder terminar o mestrado, eu estou fazendo vestibular pra concluir um semestre que falta pra minha formação, fomos obrigados a financiar essa casa (“Compra ou sai!”) e isso faliu nosso crédito rapidinho; estou francamente sem um tostão pra gastar até a gente se acertar com um poder de consumo mais limitado. :no:
Ao menos já recuperei os gastos com equipamento em um mês de trabalho, tudo por indicações. E tenho trabalho agendado pro ano que vem! Então estou motivada.

Eu gostaria muito da ajuda de quem puder considerar a minha inexperiência - e, ao mesmo tempo, possa se colocar no meu (beco)lugar! - para saber algumas coisas.

1 - É possível fazer um evento de tarde/noite sem comprar o flash externo, muito honestamente falando? Eu cobraria um valor extremamente módico da pessoa, 190,00 (Valor de serviço que vamos trocar, a moça é confeiteira); pra atender 4-5 horas de uma cerimônia que iria das 17:00 - 22:00; Se eu usar algum difusor, algum truque que faça o flash ir pra cima sem incomodar ou estourar nas pessoas do evento? Eu estou preocupada com uma qualidade mínima, condizente com o valor cobrado mas sem comprometer o evento dela!

2 - Alguém pode indicar um flash compatível com a minha T5 que seja o mais barato possível? Além do mais barato (o qual eu gostaria muito de ver os reviews!), qual é o que tem melhor custo benefício, compatível com ela? (Canon EOS T5, lentes EF);

3 - Estou seguindo uma ordem natural pra avançar nesse campo? Não quero ir muito adiante, não. Quero atender eventos externos com muita, muita qualidade, bem como eventos infantis. Mas não quero atender casamentos, por exemplo, e não é porque eu “pense pequeno”, mas é porque exige uma formação muito melhor do que a minha, exige equipamentos melhores, equipes e não é uma rotina que eu gostaria pra minha vida - O que eu aprender agora com a fotografia vou levar pra vida - mas meu foco é educação e produção de conhecimento científico e é disso que eu quero viver.

4 - Considerando que o flash parece ser meu item imediato, qual o próximo passo depois dele? Uma amiga quis fotos newborn, mas eu recusei dada a minha falta de experiência e agora planejo fazer um curso em agosto do ano que vem. Depois do curso, qual seria o melhor investimento? Uma 24-70 está fora de cogitação. Um flash melhor? Uma fixa de 40, ou talvez 35?

5 - Tenho usado o OneDrive pra compartilhar as imagens com os clientes. É um bom canal? Não sinto que o valor que eu cobre é suficiente pra fazer algo mais elaborado como entregar em CD, entregar fotos impressas, etc etc.

6 - Continuo em RAW + LR?

7 - Qual o critério de vocês pra decidir jogar a foto em PB, luz mais quente, luz mais fria? Devo evitar mudar as luzes e a cor de um mesmo ensaio? Tenho feito a maioria com uma certa “marca” e algumas variadas.

Agradeço, de antemão, qualquer atenção recebida! Depois trago fotos dos meus trabalhos caso alguém queira ver, ainda estou montando minha pasta.

Flahs mais barato, YN 460.

1 - Possível mas altamente não recomendável
2 - Yongnuo yn-565 (300 e poucos pilas) ou inferior a esse.
6 - sim!

as outras não sei.

Lembro do seu tópico do problema na Nex C3. Ela tinha 140.000 cliques?
Quanto ao flash, evento noturno tem que ter. Acho que deveria investir no Yongnuo YN568EX, pois é potente, barato (acho que uns 700 reais) e tem a cabeça que roda 360° (que é ideal para rebater). Com as lentes que tem dá para se virar bem e sentir naturalmente qual será sua necessidade, para ai sim pensar em adquirir outras.

Muito, muito obrigada, pessoal! Agora não posso replicar, mas de madrugada eu volto, vou deixar umas fotos só, desses últimos dias.

https://lh3.googleusercontent.com/-s-dP3tSAVVU/VkKk4iFgFaI/AAAAAAAABGA/ceACEX3HmjU/s1152-Ic42/IMG_8054.jpg (ter jogado no preto e branco acho que poluiu um pouco a imagem)

https://lh3.googleusercontent.com/-VmhZ3iq3Paw/VkKk4qamlKI/AAAAAAAABGA/hgzje2TgRd0/s1152-Ic42/IMG_8761.jpg (Com uma menina bonita dessa é obrigacao uma foto bem nitida…)

https://lh3.googleusercontent.com/-1sTmOWByf9w/VkKk4obOqCI/AAAAAAAABGA/iXreQh-bwNg/s1152-Ic42/IMG_8189.jpg (gostei dessa, tive que cortar os pés pelo tamanho da cropadinha mesmo ou as flores não iam sair no detalhe… e eu teria que expor telhado/laterais e ia tirar o charme dessa uma)

https://lh3.googleusercontent.com/-1o_G3MXmxXg/VkKk4i-tErI/AAAAAAAABGA/glgcrNd2Lls/s1152-Ic42/IMG_7903-001.jpg (Não explorei muito o bokeh pra destacar a Araucária, que é árvore símbolo da nossa região, mas o bokeh dessa 50mm é meio fraquinho eu achei :/)

https://lh3.googleusercontent.com/-z5dEIMleefk/VkKk4pNWxKI/AAAAAAAABGA/DABPNU1BRa8/s1152-Ic42/IMG_7581.jpg (Tava um pouco mais escuro do que eu imaginava)

Ou mais! Tenho no mínimo isso de fotos no computador, todas vieram dela. Pode ser a razão de tudo, o cansaço da pobre?

140k de foto feita com ela?! Viiixi!!! Então considerando as que são apagadas, a câmera passou dos 150k fácil fácil. Essa câmera não foi projetada para isso e acho que nem a t5. Essa C3 se pagou várias vezes kkkk

E se trocar a lente ela ainda bate fotos lindas :frowning:

Bom, definitavemente evento interno mesmo de dia é bom ter um flash pra auxiliar…recomendo um YN 468 EXii que faz TTL ou o YN 460 que é só manual, mas até que é bem facinho de se usar eles custam na margem de R$450, um 568 seria melhor, mas usados não baixam de R$500.

Outra coisa…eu venderia todas as lentes e ficaria apenas com uma, Tamron 17-50mm 2.8. É a melhor lente para eventos com APS C de baixo custo.

Acho isso o principal a citar, vão comprando aos poucos, começando pelo flash, eu achava que não precisaria mesmo não trabalhando, comprei um Sigma e os eventos (que não fazia sem ele) foram aparecendo e ele se pagou até que rápido.

Quanto a valores, cada um cobra o que quer, mas trabalhar por quase nada como está fazendo é suicídio (eu acho) embora estejam aparecendo muuuitos trabalhos, seu equipamento tem desgaste, precisa de upgrade, e na hora que precisar comprar um flash, uma lente, assistência técnica é que você se ferra em cobrar barato demais, você acaba se enforcando.

Se é o que você gosta vai fundo, compre equipamento usados que mesmo assim valem a pena e custam menos, comecei assim com quase nada de grana, usando lentes analógicas manuais, flash usado, camera antiga usada, até que consegui comprar um set bom, mas usado e da pra trabalhar com ele.
Espero ter ajudado um pouquinho sequer. Boa Sorte.

Possível é. Mas vai ficar ruim.
Esses difusores pra flash pop up que vendem no Mercado Livre são fria. Não resolvem NADA e só fazem desperdiçar energia do seu flash.

Além disso, como o seu flash vai usar a bateria da camera, se prepare pra um desgaste mais acentuado da bateria. Umas duas de reserva, rsrsrsrsrsr

Flashes que eu recomendo, por serem baratos e bons, são os Yongnuo.

Todo mundo vai te mandar comprar o 568 ou 600, mas dada a sua situação financeira, compre um 565ex e seja feliz. Ele é relativamente barato e potente.
Custa R$ 550,00 no Mercado Livre.

Se você for de São Paulo, pode ir direto na Boulevard Monti Mare, na Av. Paulista.

Não compre o YN 468II, pois ele é fraco, e demora demais pra carregar.

Vc tá indo bem na sua formação. Apenas não se acomode e nunca deixe de estudar. :slight_smile:

Olha, vc tem uma 18-55, uma 50 1.8 e uma 28-80. Venda as três, e compre uma Tamron 17-50 2.8.

É uma das melhores lentes pra uso em cameras cropadas. É f/2.8 em todo o range, leve e muito nítida.

Pra uso com uma câmera só, aliada à falta de experiencia, ficar trocando lentes pode te fazer perder momentos importantes nos eventos.

Eu não uso o One Drive, mas por opão minha mesmo.
Um DVD impresso, num estojinho acrilico e com capa fotográfica não vai te custar mais que R$ 10,00. Considere embutir isso no preço, se quiser entregar “algo melhor que um link”, rsrsrsrsrsrsr

Sim, sempre.

Sua câmera tem iso bacana até 1600. Mas tem que dar um “grauzinho” no ruído, em isso só fica bom se fizer em RAW.

Só pra ilustrar, essas fotos foram feitas com uma EOS Rebel T3, anterior à sua:



Olha, a questão do PB, em eventos, eu gosto de deixar as mais românticas, sentimentais, sei lá.
Em ensaios, tbm, mas em ensaio a coisa é mais “teste”. passo pra PB, se ficou bom, deixo, se não, volto à cor original.

Uma dica importantísima: MAntenha seu tratamento uniformizado. Tem fotógrafo que quando posta no face, a gente acha que é mostruário de preset do LR, kkkkkkkkk

Se vai usar preset, use sempre o mesmo, não fique deixando uma quente, uma fria, uma sub, uma estourada, etc…

Eu gosto da cor mais natural, e uso só um preset pra PB…

“Meu” PB:

by , no Flickr

Minhas fotos coloridas:

by , no Flickr

Já fiz a besteira de usar um monte de preset na mesma série/trabalho, e o resultado não ficou dos melhores…


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Acho q não tenho muito a acrescentar após todas as dicas do Mike…

Só deixo meus parabéns pelo seu empenho, comprometimento e verdade. Raro ver isso hoje em dia… :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Sinceramente, me impressionou positivamente o resultado do seu trabalho. Da tranquilamente pra cobrar o triplo, no mínimo.

Parabéns pelo empenho e humildade. Sinto que se resolver seguir carreira vai longe.

Grata. Queria dizer que esse teu rodapé me fez aprender. Refleti uns bons dias até entender quando estava no começo do começo. :slight_smile:

Não vou atender sem flash externo, fato. Muito risco. Vou alugar um equipamento. Achei alguém! :slight_smile:

Pois é, mas até agora minhas fotos noturnas foram todas sem flash, então as pessoas ainda não sabem dos meus resultados dentro ou de noite, não. Eu estou dominando razoavelmente o LR, ainda tem funções que eu não conheço mas estou fuçando quase todos os dias. O 460 é TTL? Sobre isso de ser “manual”, quer dizer as configurações dele ou tenho que disparar dois botões ao mesmo tempo (um dia vou ler minha pergunta e vou rir, tenho certeza que eu vou).
Tenho muito receio de fazer curso. Os cursos são caros e eu não tenho ainda um critério de como escolhê-los. Acho que tenho que ler muito antes de escolher um.
Postei minhas fotos aí pra cima e um rapaz até trouxe algumas pro fórum, preciso achar o faq de como fazer isso. Mais barato do que eu cobro, sério? Puxa, não consigo imaginar como diminuir mais… Acho que o negócio agora é manter esse valor. Daqui pra frente só a mais.

Ajudou muito, sim. Então, eu sei, mas eu comecei a ganhar pelos meus trabalhos não tem nem um mês ainda, então preciso ir com calma, preciso explicar porque não tenho um portfolio ainda, e isso tudo fica no preço. Essa lente serve apenas na Canon? É que eu tenho uma sonyzinha que gostaria tanto de recuperar… Eu acho que vou dominar essas daqui primeiro, aprender com elas, acabei de comprar essa 50mm e ainda nem sei fazer o bokeh direito. Preciso experenciar mais as distâncias. Será que o valor de venda dessas minhas paga essa tamron? e o efeito dela, é superior ao da 50tinha? Até agora eu faço tudo, absolutamente tudo com a 50mm… até evento de criança só fiz com ela. sofrivel, apanhei, mas é a lente mais bonita, por enquanto, que chegou na minha mão.