Pessoal, boa tarde. Eu sou iniciante. Tenho uns 140K no “currículo” com a minha falecida Sony NEX, que teve um problema na lente - e que continua um mistério! - o que me fez desistir de investir na marca. Sempre fui a retratista ‘extra-oficial’ das festinhas, e as pessoas sempre contavam com a minha presença “pra dar conta dessa função”, e eu decidi me profissionalizar, ano passado. E agora finalmente fiz um modesto curso, de agosto pra outubro, e estudei mais umas 50 horas em videos do Youtube, além de muita leitura aqui no MF e em outros sites. Sei que fotógrafos com formação insipiente chegam aqui querendo ir “direto ao ponto”, querendo ser salvos pelo equipamento, (E sim, é espantoso ver alguém dizer que cursos na internet “só R$ 300,00 pra cima”, ou que “não tem tempo” - principalmente quando se é mãe presente, dona-de-casa e trabalhadora!) - mas gostaria que se ativessem ao fato de que eu não sou, exatamente, uma iniciante em fotografia mas como PROFISSIONAL nessa área eu sou amadora.
Desde que comecei tenho cobrado muito, muito pouco; Estou com a intenção de aumentar meu portfolio e tive como objetivo inicial repor o que eu gastei, valor que restou do meu trabalho anterior - que dependia exclusivamente do dólar, e como meu lucro era menor do que 1/6 (do meu giro), apesar de bom nome e clientela fiel, o dólar aumentando mais de 1/3 tornou meu trabalho inviável. Como tenho criança pequena e me dedico a atividades não remuneradas, fotografia foi a atividade que casou gosto, oportunidade e renda mínima, e achei melhor seguir, pela flexibilidade dos horários, mesmo que (andei sentindo isso) anule meus finais de semana.
De outubro pra cá, quando me “declarei” disposta a começar os trabalhos, já havia uma expectativa dos conhecidos então já tive a oportunidade de fazer vários ensaios (remunerados e gratuitos), e mesmo trabalhando com equipamento limitado (Uma Canon T5 com a 18-55 + uma 50mm 1.8 USM + 28-80mm, tendo sido esta última um presente ) - acho que comecei bem. Fiz 15 anos, gestante, evento infantil pre wedding (todos externos!)… E tenho cobrado não mais do que 100,00-120,00 pra atender eventos externos, pois assim ganho experiência e enquanto as indicações estão vindo, vou investindo no equipamento. Preciso dominar mais o bokeh da minha 50mm, entre outras coisas, e continuar fazendo milagres com essa cropadinha.
Agora vou começar a me preocupar com a fotometria. Até agora só fiz eventos abertos porque sem um flash eu não quis me arriscar. Mas eu tenho TRÊS convites irrecusáveis de eventos em locais internos pra esse final de ano, e queria muito atendê-los. Porém o momento é o pior possível; marido reduziu a jornada e o salário pra poder terminar o mestrado, eu estou fazendo vestibular pra concluir um semestre que falta pra minha formação, fomos obrigados a financiar essa casa (“Compra ou sai!”) e isso faliu nosso crédito rapidinho; estou francamente sem um tostão pra gastar até a gente se acertar com um poder de consumo mais limitado. :no:
Ao menos já recuperei os gastos com equipamento em um mês de trabalho, tudo por indicações. E tenho trabalho agendado pro ano que vem! Então estou motivada.
Eu gostaria muito da ajuda de quem puder considerar a minha inexperiência - e, ao mesmo tempo, possa se colocar no meu (beco)lugar! - para saber algumas coisas.
1 - É possível fazer um evento de tarde/noite sem comprar o flash externo, muito honestamente falando? Eu cobraria um valor extremamente módico da pessoa, 190,00 (Valor de serviço que vamos trocar, a moça é confeiteira); pra atender 4-5 horas de uma cerimônia que iria das 17:00 - 22:00; Se eu usar algum difusor, algum truque que faça o flash ir pra cima sem incomodar ou estourar nas pessoas do evento? Eu estou preocupada com uma qualidade mínima, condizente com o valor cobrado mas sem comprometer o evento dela!
2 - Alguém pode indicar um flash compatível com a minha T5 que seja o mais barato possível? Além do mais barato (o qual eu gostaria muito de ver os reviews!), qual é o que tem melhor custo benefício, compatível com ela? (Canon EOS T5, lentes EF);
3 - Estou seguindo uma ordem natural pra avançar nesse campo? Não quero ir muito adiante, não. Quero atender eventos externos com muita, muita qualidade, bem como eventos infantis. Mas não quero atender casamentos, por exemplo, e não é porque eu “pense pequeno”, mas é porque exige uma formação muito melhor do que a minha, exige equipamentos melhores, equipes e não é uma rotina que eu gostaria pra minha vida - O que eu aprender agora com a fotografia vou levar pra vida - mas meu foco é educação e produção de conhecimento científico e é disso que eu quero viver.
4 - Considerando que o flash parece ser meu item imediato, qual o próximo passo depois dele? Uma amiga quis fotos newborn, mas eu recusei dada a minha falta de experiência e agora planejo fazer um curso em agosto do ano que vem. Depois do curso, qual seria o melhor investimento? Uma 24-70 está fora de cogitação. Um flash melhor? Uma fixa de 40, ou talvez 35?
5 - Tenho usado o OneDrive pra compartilhar as imagens com os clientes. É um bom canal? Não sinto que o valor que eu cobre é suficiente pra fazer algo mais elaborado como entregar em CD, entregar fotos impressas, etc etc.
6 - Continuo em RAW + LR?
7 - Qual o critério de vocês pra decidir jogar a foto em PB, luz mais quente, luz mais fria? Devo evitar mudar as luzes e a cor de um mesmo ensaio? Tenho feito a maioria com uma certa “marca” e algumas variadas.
Agradeço, de antemão, qualquer atenção recebida! Depois trago fotos dos meus trabalhos caso alguém queira ver, ainda estou montando minha pasta.