Pessoal, boa tarde. Eu sou iniciante. Tenho uns 140K no “currículo” com a minha falecida Sony NEX, que teve um problema na lente - e que continua um mistério! - o que me fez desistir de investir na marca. Sempre fui a retratista ‘extra-oficial’ das festinhas, e as pessoas sempre contavam com a minha presença “pra dar conta dessa função”, e eu decidi me profissionalizar, ano passado. E agora finalmente fiz um modesto curso, de agosto pra outubro, e estudei mais umas 50 horas em videos do Youtube, além de muita leitura aqui no MF e em outros sites. Sei que fotógrafos com formação insipiente chegam aqui querendo ir “direto ao ponto”, querendo ser salvos pelo equipamento, (E sim, é espantoso ver alguém dizer que cursos na internet “só R$ 300,00 pra cima”, ou que “não tem tempo” - principalmente quando se é mãe presente, dona-de-casa e trabalhadora!) - mas gostaria que se ativessem ao fato de que eu não sou, exatamente, uma iniciante em fotografia mas como PROFISSIONAL nessa área eu sou amadora.
Desde que comecei tenho cobrado muito, muito pouco; Estou com a intenção de aumentar meu portfolio e tive como objetivo inicial repor o que eu gastei, valor que restou do meu trabalho anterior - que dependia exclusivamente do dólar, e como meu lucro era menor do que 1/6 (do meu giro), apesar de bom nome e clientela fiel, o dólar aumentando mais de 1/3 tornou meu trabalho inviável. Como tenho criança pequena e me dedico a atividades não remuneradas, fotografia foi a atividade que casou gosto, oportunidade e renda mínima, e achei melhor seguir, pela flexibilidade dos horários, mesmo que (andei sentindo isso) anule meus finais de semana.