Aee galera !!
Tenho a canon com a lente do kit 18-55…
Fotografar uma peça de teatro com ela - ambiente escuro X pessoas em movimento… consigo fotos boas com essa lente?
Quem puder dar umas dicas, agradeço !!
Não acho que ficara bom não. A lente é escura. Eu falo porque tive este equipamento. O que pode e vai te ajudar seria uma flash 430 ou o 580, ai sim poderia ficar melhor.
Nao nao. Compra um flash e um tripe.
Mas… flash numa peça de teatro???
Ja tive essa camera, e com o que vc atualmente tem disponivel, realmente esta querendo muito.
No minimo, uma lente 35mm f/2 ou 28mm f/2.8 e ISO alto e vc pode conseguir umas fotos P&B comum ruido legal emulando filme.
Fora isso, vc precisa de uma camera mais nova com ISO alto melhor e tb uma lente mais clara.
De qualquer forma, caso uma troca ou compra de lentes esteja totalmente fora da realidade, ENTAO simplesmente leve a tua camera e veja vc mesmo o que consegue fazer na hora. Talvez o ambiente esteja mais claro que vc pensou ou talvez o ruido em ISO alto nao te incomode tanto.
Nada melhor que voce fazendo as fotos para dizer se estao ou nao boas para a tua necessidade.
bem…se não pode usar flash…
então ou você troca a lente por uma de abertura 2.8 ou menor, ou então tripé.
Nã mão com esta lente não vai dar.
Tenho um igual e ela é muito escura. Compra uma lente mais clara e, dependendo da iluminacao da peça, acho que da, pois nao vai precisar aumentar demais o ISO.
Se o orçamento estiver curto, invista em uma EF 55mm f/1.8 II. É barata e clara, porém é fixa.
Um tripé ou monopé também ajuda.
55? Essa eu nao conhecia.
Ops, quis dizer 50mm. Não sei de onde saiu isso
Acho que monopé em teatro não é muito possível… Talvez não deixem nem entrar. E mesmo que consiga, as pessoas estarão se mexendo, o que vc precisa mesmo é de uma lente clara. Fotografe em RAW e mesmo que saia um pouco escuro vc pode salvar alguma coisa levantando a exposição depois, como se fosse um ISO expandido da própria camera. E depois veja o que é possível fazer com a redução de ruído do próprio software de conversão de RAW.
Já fiz fotos em ISO 1600 subexpostas em 1 ponto, levantei depois no DPP e tratei o ruído. Longe de ficar ótimo, mas ficou razoável para impressões tipo 13x18.
Abçs
Laroca, vc vai poder circular livremente, ficar em frente ao palco etc, ou você está falando em tirar fotos de seu lugar na platéia?
Oi Leo…
Vou circular… estou indo pra tirar as fotos mesmo !!!
E obrigada pela ajuda de todos até agora !!!
Laroca, já fiz algumas vezes fotos com um setup semelhante ao seu, uma Rebel 350D, uma 18-55 kit e uma 75-300 USMIII.
É muito comum agente falar, não dá! compra uma 2.8! mas as vezes esquecemos que uma 2.8 média tipo uma Tamron 17-50 custa quase 500 dólares. Quem tem que dizer que dá e você, a satisfação final, o resultado, só você pode avaliar, depois de encontrar a melhor linguagem para o tratamento das imagens é que você poderá dizer se dá ou não dá.
Vamos lá Dá pra fazer com seu material disponível? Sim, mas tem que ser analisada a finalidade das fotos, vai ter que usar isos altos para conseguir captar algumas cenas, devido a abertura da sua lente… dependendo da peça o ruido até dê uma dramaticidade maior, sabendo que o melhor mesmo seria um equipamento superior.
Se ficar insatisfeito e essas fotos forem MUITO importante pra você, ou se essas fotos trarão algum retorno pra você aí sim, vc planeja e pesquisa sobre oque investir. Uma opção de custo/beneficio pra teatro é a Canon 28-135 IS, que tem um range interessante pra quem fotografa da beira do palco… uma GA 2.8 nem sempre vai lhe possibilitar os enquadramentos mais ideais.
Pra finalizar fotografe sempre em RAW para conseguir uma melhor solução na hora do processo daquele ruido colorido que é muito feio.
Um abraço!
Michel,
que dá, dá sim, mas eu particularmente não acho que o resultado vai ficar bom. Porque? Porque o iso da xsi em 1600 é ruim. É minha opinião.
Acho que um teste antes seria bom para ela avaliar o resultado e não ficar decepcionada depois, pois depende também da firmez da mão dela para velocidades baixas.
Laroca,
faz um teste em algum ambiente com luz semelhante.
Olá gtsouza mas eu não disse o contrário. Disse que dá, mas que o resultado final só ele avaliará.
Fotografei uma peça sobre uma tragédia grega com o meu setup antigo no Teatro do CESI aqui em BH, a peça tinha um tom que o ruido do isos 800 e 1600 tratados ficavam muito interessante. Tanto que quando a minha tia que é atriz da companhia mostrou as fotos ao diretor ele adorou.
Fotógrafos digitais em geral tem medo da “areia” que o ruido faz, e acabam se limitando, escuto MUITO de amigos de fotografia “eu não uso iso maior que 400 por causa do ruido” ficar vendo foto noturna em 100% é procurar chifre na cabeça de cavalo.
Como falei ao Laroca deve se analisar a finalidade dessas imagens. Se for exibição em WEB acredito que dá e sobra, agora se for uma impressão em tamanho grande ficará “ruim”.
A evolução dos equipamentos é natural, a melhoria dos conjuntos opticos, a redução de ruido em ISO alto e cada um com a experiência vai descobrindo as suas necessidades, eu mesmo antes de ter a rebel XT, comprei uma S9100 pensando na versatilidade do conjunto optico 28-300, no LCD vari-angle, nos videos excelentes, mas me decepcionei com a velocidade de resposta e com o péssimo ISO alto, em 6 meses eu vendi e peguei uma XT com a lente básica do kit pelo mesmo preço, perdi range de lente, perdi LCD, perdi modo video mas ganhei tudo que eu procurava em contrapartida, conheço um caso de conhecidos que compraram uma DSLR em uma viagem a europa e usaram no modo automático com a 18-55 a vida toda, outros tantos que compravam DSLRs e logo voltavam pra uma Ultrazoom porque não filmavam (que absurdo kk) ou constataram que eram muito grandes e pesadas pra levar na bolsa.
Ou seja não existe fórmula, existe necessidade pessoal, se um fotógrafo mesmo que amador não consegue fazer esta avaliação, deve reavaliar a sua opção de hobby.
Eu quando faço esse tipo de foto, costumo fazer pelo menos duas sessões e ainda vejo o espetáculo uma vez sem a câmera, pra saber onde cada um vai estar.
Em geral um pouco antes a peça costuma ser toda repassada, é o melhor momento pra fazer as fotos, pq vc pode circular e até subir no palco pra algumas cenas.
eu uso uma 28-135 is, o range é ótimo, mas as vezes falta luz e ai vc tem que se virar.Nem sempre, entretanto vc vai precisar colocar o iso na lua, as vezes até sobra luz.
Converse tb com o diretor pra saber um pouco da história da peça, pra que vc possa assim fazer certas interpretações com base no que o diretor vê da peça.
Pra fotometrar, fotometra nos atores (se der no rosto) e bate o branco sempre (ou pede a temperatura de cor pro iluminador).
Algumas peças que fotografei, a maioria (eu acho que todas essas, aliás) com uma 10D, onde o iso máximo que dá pra usar é 400 e ficaram dentro do que o diretor esperava
Flash? Tripé? Não existe isso em peça teatral e shows.
A luz deve ser a do palco e só. O tripe pode até usar, mas vai ter problemas se precisar se locomover toda hora.
Primeiro pq é proibido e segundo que fica feio.
A 50mm 1.8 é uma opção barata, ou vc vai ter que exagerar no ISO 1600 e 3200, prejudicando a qualidade da ampliação.
abraço
Eu acho que falar assim fica meio dificil, tem espetáculos que da p fotografar tranquilamente com esse kit, ja fiz muito, e tem casos que é osso, nem com ISO 3200 e uma lente 2.8 vc consegue (passei por isso esses dias).
Então não depende apenas do equipamento, e sim também do evento, se ver nesse link Procuro segundo Fotografo p Espetaculos de dança - São Paulo - SP tem umas fotos que fiz em um espetáculo de dança com uma Rebel XT, lente 18-55 do kit sem IS e a 75-300 USM II…Todas feitas em ISO 1600… então cada caso é um caso.
Se puder comprar uma camera que tenha ISO alto com baixo ruido e lentes zoom 2.8, e se tiver medo de usar ISO nem pense nesse tipo de cobertura, por que é super normal ter que usar ISOs 800, 1600 (mas claro que isso pode variar dependendo da finalidade das fotos)… Agora se não tiver como obter tal equipamento vai ter que torcer por uma boa luz , e se tiver bacana da pra fazer com seu equipo tranquilamente.
Flash nunca, e tripé depende do evento, do tipo de cobertura fotográfica, eu vou fazer uma cobertura de um espetáculo esse find onde vou ficar com a camera o tempo todo no tripé.
Fotografe em RAW e ajuste no Lighroom…