Capture One na configuração atual

Pessoal,

Estive tendo problemas ultimamente com o LR no meu notebook atual, um Dell i5 3ª geração, 8GB de RAM DDR3, placa de vídeo AMD Radeon 7730M de 2GB. O funcionamento está bem lento, tomando bastante do meu tempo enquanto trabalho na pós.

Pensei em fazer um upgrade pra um desktop Dell xps 8900 ou até mesmo um Mac, mas só faço uso amador então resolvi gastar o menos possível.

Pensei passar a usar o Capture One pra agilizar o fluxo de trabalho (obviamente depois que me acostumar com ele), e adquirir um monitor Dell U2417H que está com um preço razoável pra um monitor UltraSharp pelo site.

Como nunca mexi no C1, será que essa minha configuração atual dá conta e consegue rodar o software decentemente? Também preciso ver a questão de adaptação do notebook pro monitor, será que tem algo que atrapalhe?

Obrigado!

Capture One dá trinta dias de graça. Testa e tira suas conclusões.

Eu instalei o Capture One 10 ontem (30 day trial) e confesso que ainda é cedo pra tirar uma conclusão definitiva, mas pelo pouco que eu pude experimentar, não gostei. Existem duas coisas que não gostei até agora, e uma delas tem a ver com sua dúvida: desempenho.

Eu achei mais lento que meu Lightroom CC 2015.8. Na hora de aplicar ajustes, a fluidez é a mesma do Lightroom, mas na hora de fazer zoom e pan pela imagem, ele se equivale ao Lightroom com aceleração de GPU desligada. E pelo que eu pude ver a aceleração por hardware está ligada no C1. Porém, o que me deixou irritado foi a ferramenta Keystone. Primeiro que não é tão intuitiva e não funciona tão bem quanto a do Lr. E segundo, e motivo da irritação, é a extrema demora em desfazer um ajuste feito nessa ferramenta. Mas demorou coisa de vários segundos, acho que 30 ou mais. Parecia uma eternidade.

Mesmo não estando relacionada com sua dúvida, queria falar sobre a segunda coisa que não gostei. Até agora eu me dediquei com força a duas fotos, para que o resultado ficasse como eu queria. Em uma delas, a nitidez, e a ausência de ruídos e artefatoso resultado me deixou MUITO satisfeito. O resultado ficou MUITO melhor do que no Lightroom, com exceção da cor diferente de um telhado e do resultado da ferramenta keystone.

Entretanto, na segunda foto, o Lightroom fez MUITO melhor. Mesmo com a renderização inicial do C1 sendo muito mais nítida que a do Lr, o resultado final do Lr ficou mais nítido, e não foi por pouco. E a keystone, mais uma vez, decepcionou.

Para um investimento tão alto, o C1 não está se mostrando muito vantajoso até agora. Vou fazer mais testes e ver no que dá. E a interface, apesar de diferente, não está sendo um problema.

O C1 consegue aproveitar melhor hardware “topo de linha”, recursos extras que o LR não aproveita.
Uma placa de vídeo moderna e rápida no LR não faz diferença, mas no C1 faz muita.

Não foi o que eu vi. Minha máquina não é topo de linha, mas se o princípio é “O C1 aproveita melhor o hardware”, isso deveria ser verdade tanto com top de linha quanto com medianos. Eu esperava por um desempenho melhor justamente por já ter ouvido sobre essa história. Eu achei que tudo seria notavelmente mais rápido, mas o que vi foi desempenho igual na aplicação de ajustes e desempenho pior no pan & zoom e no keystone.

Em tempo, meu computador possui Phenom II X6 1075T, 8 GB DDR2 800, 120 GB SSD (S.O. e programas) + 2TB WD Black, GTX 750Ti SC.

Mas isso não é questão de opinião, é como o programa utiliza o hardware msm.

LR ignora o potencial da placa de vídeo praticamente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Eu sei que ignora. Ele realmente não usa todo o potencial da placa de vídeo. O que eu disse é que o C1 foi mais lento que o Lr em duas situações e igual no resto. Mas ainda estou testando ele. Quero ver se reproduzindo minhas edições mais pesadas ele vai ficar mais lento do que já está (no manuseio da imagem) ou vai manter a mesma coisa.

Entendi, eu não consegui utilizar o capture One com a mesma fluidez com que utilizo o Lightroom e no final não consegui obter o resultado que queria.
Minha maior dificuldade foi no equilíbrio dos brancos pretos sombras e Highlights

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Outro dia em algum lugar tinha um comentário de que o C1 v10
não estava usando o OpenCL de sua Nvidia, verifique o “GPU Load”
com o GPU-Z. GPU-Z Graphics Card GPU Information Utility

Se for o caso, experimente remover o driver atual com o DDU e permita
o DDU rebootar em Safe Mode. Display Driver Uninstaller (DDU) V17.0.4.1 Released. - Wagnardsoft Forum
Experimente um driver mais atual ou outra versão mais antiga.

BTW, experimenta habilitar o “Diffraction Correction”.