Bom, vou dar alguns pitacos, de coisas que dão certo
pra mim:
Nunca nego quando o cliente pergunta o preço. Mas não faço isso, assim, na lata, o cara me liga, pergunta e eu falo “É tanto!” Geralmente, peço um email pra enviar, ou pelo Facebook mesmo, que dá a opção de enviar arquivos.
Envio um arquivo de word com os orçamentos, e junto alguns links do meu blog, face, etc… Então, a pessoa, que já viu um pouquinho do meu trabalho, vai conhecer mais ainda.
Se gostar do trabalho e o preço der pra ela, aí eles marcam a visita, pra conversar comigo, etc…
Essa questão de não enviar valor, logo de cara, um grande fotógrafo da cidade me disse uma vez: “Cara, as pessoas estão cda vez mais imediatistas. Um casal, ao procurar fotógrafo, faz uma grande lista com todos os fotógrafos que ele gostaria de contratar. Seja por indicação, seja por portfólio, ele vai contatar um por um, do conforto da sua casa, pra saber se cabe ou não no orçamento. Se couber, ele vai agendar uma visita, onde ele vai decidir se fecha ou não. Geralmente, na etapa da visita, o casal tem dois ou três profissionais em vista, no máximo”
Aí entra a parte mais importante, pra mim. Se o cara já viu minhas fotos, na internet, viu o preço, e vem até o estúdio, então é porque ele gostou. Agora, eu tenho que ME VENDER. A minha fotografia já tá vendida, eu tenho que me vender como sujeito.
Se, na parte da primeira seleção, vc não der o preço, imediatamente eles vão:
A) Supor que é uma fortuna, e não vai dar pra eles;
B) Ficar putos, porque vão achar isso arrogancia da sua parte;
C) Pensar no transtorno de ter que ir até seu estúdio, sem saber se é caro ou barato, perder duas, três horas por uma visita que pode ser “à toa”.
Em qualquer uma das situações, vc tá fora da lista.
Clientes que perguntam sobre valores antes de conhecerem seu trabalho não estão interessados no que realmente você faz como arte fotográfica.
Geralmente estão interessados em saber se vão poder pagar o que vc pede por sua arte fotográfica.
Até porque, hoje em dia, se a pessoa te contata, ela já viu as suas fotos, em site, blog, face, amigos, etc…
Até hoje, nunca caiu de paraquedas pra mim, um cliente dizendo: Olá, quero conhecer seu trabalho e fazer um orçamento".
Todos os meus clientes, já tinham visto meu trabalho em algum lugar.
Lembrando, claro, que isso é o que tem dado certo pra mim.