Bom, galera, casamento não é meu principal segmento, porém esse ano resolvi acompanhar um fotógrafo par conhecer o andamento da cobertura de um. Daí surgiu a dúvida: Com que roupa ir?
Tá, ok, Terno preto e gravata vocês irão dizer. Mas o que quero saber é o que fazer quando a pessoa é um tiquinho excentrica ou não muito fã desse tipo de traje como no meu caso que trabalho mais com book. Enfim, quando a pessoa se sente mal como eu me sinto vestido assim, vocês acham que ela deve se permitir montar outro look com blazer, camiseta básica, jeans ou sei-la-o-que?
Casamento é um evento social, a pessoa tem que ir vestida conforme a ocasião.
Se for convidado, pode ir até de peruca rosa, é gosto pessoal. Mas quem vai trabalhar tem que estar alinhado com o tipo do evento.
Além disso, um bom terno, costuma ser mais confortável que calça jeans…
Além disso, pessoas excentricas normalmente têm a cabeça aberta a mudanças, não se importam em ficar algumas horas com uma roupa que não seja a sua praia…
Concordo com o Mike, tem um certo rigor nas roupas recomendadas para casamentos.
Mas sabe, no começo eu ia em todos os casamentos com terno preto, sapato e gravata. A primeira coisa que abandonei foi a gravata, me incomoda demais! Depois troquei o sapato por um sapatênis discreto.
Ultimamente tenho passado calor demais nos casamentos, então eu dispensei também o uso do casaco. Vou apenas com a calça do terno e uma camisa preta (inclusive arregaço as mangas). Mas nesse caso eu dispenso o sapatênis, pelo menos uso sapato pra não ficar desleixado demais. Queira ou não, a imagem que você passa nos casamentos pode te ajudar a fechar mais trabalhos, quem estiver procurando fotógrafo vai estar de olho no seu comportamento.
Basicamente é assim que me visto nos meus casamentos, calça social preta, camisa preta e sapato preto. Camisa pra dentro da calça, cinto, tudo bem asseado. Concordo também com o Mike em relação ao conforto, uma calça de terno é muito mais confortável e bem menos quente do que uma calça jeans.
Mas, quando eu faço casamentos para outros fotógrafos, sempre pegunto qual roupa ele vai usar e sempre tento ir parecido. Se o cara vai usar calça jeans e blazer, fica estranho você usar terno e gravata. Mas se ele vai usar terno e gravata, também vai ficar estranho você usar calça jeans e blazer. Então, no seu caso, acho que o ideal é perguntar pro 1° fotógrafo que roupa ele vai usar, e se vestir de acordo. Fotógrafo não pode chamar a atenção, tem que ser discreto.
Casamento grande, chique e caro: Terno e gravata, sapato social. Cor de gravata discreta. Camisa branca ou preta por baixo.
Casamento médio, nem chique nem fubenga e de médio orçamento*: Calça e camisa social sempre pretas, sapato social. Gravata opcional, em cor discreta (preta, cinza).
Casamento pequeno, simples e de baixo orçamento: Calça e camisa social sempre pretas, sapato social. Gravata opcional, em cor discreta (preta, cinza).
Casamento na praia: Calça de jersei branca, camisa esportiva mas de botões, branca. Sapatênis ou sem sapato mesmo. Pode tb usar uma bermuda longa de cor discreta. .
*Orçamento aqui não é o seu e sim do casamento como um todo
Isto e extremamente simples!!!
O verdadeiro pro , nao deve chamar a atençao,
nos somos mais um trabalhador do evento
ninguem nos convidou para nada, e trabalho.
Se for na praia nao vai de terno
Se for em hotel 5 estrelas nao vai de bermuda!!!
abs.
dois ditados que se encaixam na sua dúvida:
em roma, faça como os romanos.
quem tá na chuva é pra se molhar.
faz parte do pacote.
Vai de terno todo certinho e boas.
Eu nao usei / uso / usarei terno a menos que me seja explicitado antes que é “necessário”.
Uso preto.
Calça preta confortável…camisa social preta ou cinza escura na cerimonia e levo na bolsa uma camiseta preta, super leve…se bobear na festa eu troco por ela. (meu…na festa não há noivo(a) que vá se importar com sua camisa/camiseta preta…) e um tenis “todo preto” muito…mas muito confortável.
Ah, sim, conforto é primordial. O melhor investimento que fiz, sem ser em equipamento, foi um sapato de couro de carneiro, bem molinho, solado macio, amortecedor, etc e tal. Foi um pouco caro, mas consigo passar horas com esse sapato sem problemas, mais confortável que a maior parte dos tênis que já tive.
E calça social pra mim é o que há de mais confortável, levinha, macia, fresca. O que eu não gosto mesmo de usar é a gravata e o casaco do terno, só quando é necessário mesmo.
Rsrs, moderno nada, isso daí existe faz tempo, só que eu só fui comprar é agora mesmo, eheheh…
Vou aproveitar e colocar uma foto aqui que eu coloquei no tópico falando de 2 câmeras ao mesmo tempo. Mostra como eu costumo me vestir nos casamentos. Isso é no making of, na hora da cerimônia geralmente eu coloco a camisa pra dentro da calça:
No começo eu usava sempre terno e gravata, depois larguei o terno e a gravata, quando faço freela vou de camisa, calça social e sapato, quando é evento meu meu vou de calça esporte fino preta, camisa polo preta estampada “Roberto Dellano” bem discreto em cima do bolso, e sapato, a propósito comprei um sapato com palmilha de gel, muito confortavel.
Rsrs, moderno nada, isso daí existe faz tempo, só que eu só fui comprar é agora mesmo, eheheh…
Vou aproveitar e colocar uma foto aqui que eu coloquei no tópico falando de 2 câmeras ao mesmo tempo. Mostra como eu costumo me vestir nos casamentos. Isso é no making of, na hora da cerimônia geralmente eu coloco a camisa pra dentro da calça:
Pois é, postei lá no tópico das 2 câmeras, lá tem a historinha, rsrs.
Mas é isso, acho que é um estilo discreto, que não chama muita atenção, e muito confortável. Além do quê eu fico muito bonito todo de preto, não acham?
Concordo com o spider também, não precisa ser igual a todo mundo, mas eu acho que discrição é bem importante.