Case 135 (paramétrico)

Não cheguei a imprimir este projeto e nem mesmo publiquei no Printables, por uma razão bem simples… Por ser um arquivo paramétrico, é necessário ter instalado o software de CAD onde o projeto foi originado para poder gerar os arquivos de impressão…

Qual é a vantagem aqui? O design paramétrico, permite que se altere as características apenas alterando o conteúdo de uma planilha anexa. No exemplo da imagem, o case é para 12 bobinas de filme Ilford HP5. Na planilha, pode-se colocar o nome de outro filme e outra quantidade. É possível ainda modificar o número de linhas e colunas do case. No exemplo, ele está dimensionado para duas linhas e seis colunas.

Quem quiser usar este projeto, entre em contato que eu passo as coordenadas…

Grau de dificuldade: Médio/Alto. O projeto utiliza pinos de latão ou inox que precisam ser cortados em medidas certas e ainda receberem acabamento para rebarbar.

1 curtida

Eu queria aprender melhor esse design paramétrico, mas e a preguiça? Eu uso um pouco o OpenSCAD, mas nunca cheguei a fazer nada útil nele.

Não sei se seria útil pra vc, mas eu uso dessas caixinhas, 100% impressas. A dobradiça é a parte mais complicada, porque usa impressão suspensa, mas eu gosto da facilidade de imprimir tudo de uma vez.

Alternativamente, daria pra fazer a dobradiça usando cones, pra nada ficar suspenso.

1 curtida

Dobradiça é um item ótimo para quem pretende imprimir caixas… Já tentei de tudo. Acabei fechando com a famosa “dobradiça de piano”, que é a contínua. E também abandonei o conceito de impressão em operação única. No caso de uma caixa, teria de usar impressão com suportes, coisa que gasta muito material e nunca fica bom.

Para dobradiças, uso bastante o pino de pivotagem metálico, ou de latão ou de aço inoxidável. Na maioria das vezes com 1/8" de diâmetro. É material barato e fácil de achar. Em casas de artigos para soldagem, ambas existem como material de adição. As varetas de latão são usadas em brasagem oxi-acetilênica e as varetas de inox em solda TIG. Vêm no diâmetro exato.

O macete principal, é que a peça mesmo tendo sido projetada com furo de 1/8", nunca bate. O furo sempre sai mais estreito. Aí passa-se uma broca de 1/8" de aço rápido que deixa o furo calibrado e liso o suficiente. Pra inserir o pino, basta lubrificar com uma pitada de graxa de silicone e a montagem tá pronta!

1 curtida

Quanto ao design paramétrico, é necessário pegar os macetes da sintaxe das expressões matemáticas que vão no dimensionamento das peças. As variáveis, são armazenadas numa planilha eletrônica que fica anexa ao arquivo CAD. Pelo menos no FreeCAD que é o que eu uso, funciona assim. É chato pra aprender, mas facilita diversas situações…

Fiz aqui um teste rápido com a dobradiça cônica. O primeiro teste já funcionou, do ponto de vista de dobrar e não separar fácil. Ficou com bastante folga, mas isso tem como ajustar fácil.

1 curtida