Pessoal, o lance é o seguinte: Na primeira foto procurei focalizar a avenida (notem uma certa sombra) e a mesma saiu legal, o problema ficou por conta do céu que ficou branco demais… gostaria de saber como modificar essa foto, se existe alguma técnica na hora de dar o click ou se isso é um problema mesmo e não tem jeito. Andei me informando e parece que tem a ver com céu estourado, sei la… As duas fotos foram tiradas com uma Canon A85.
Foto 1:
Foto 2: A sombra escura demais quando procuro visualizar o horizonte (prédios)
Olha, quando você focou a avenida a câmera fotometrou de acordo com a luz refletida de lá, cuja quantidade é menor do que a do céu. Então, digamos que o tempo de exposição/abertura foram maiores e a quantidade de luz emitida pelo céu “entrou” e foi captada por mais tempo do que deveria.
Para corrigir não tem como, só na hora da exposição mesmo… Pois quando os pixels ficam brancos eles perdem toda a informação.
Ja na segunda foto, o céu foi fotometrado, a exposição foi relativamente rápida e não deu tempo o suficiente para captar toda a luz refletida da avenida.
Fotometrar, como é isso? Eu tenho que focalizar a camera e esperar um pouco mais antes de dar o clique? Explica isso… ah, tava utilizando o modo automático da Canon, se utilizar o modo manual tenho como evitar isso nas fotos?
Bom primeiro vc tem que saber qual a latitude do seu equipamento, depois vc deve fazer a fotometria dos dois pontos extremos do quadro (avaliando qual é a diferença de luz entre ambos), se a diferença couber na latitude basta você calcular a média e usar o resultado que você terá preservado tanto a luz alta como a baixa. Caso a diferença seja maior que a latitude é necessário vc sacrificar ou a sombra ou a luz alta.
Esse é um dos módulos do WS da comunidade, na verdade é o mais longo, é meio complicado tratar ele individualmente com maiores detalhes, mas espero que já te ajude.
Bom primeiro vc tem que saber qual a latitude do seu equipamento, depois vc deve fazer a fotometria dos dois pontos extremos do quadro (avaliando qual é a diferença de luz entre ambos), se a diferença couber na latitude basta você calcular a média e usar o resultado que você terá preservado tanto a luz alta como a baixa. Caso a diferença seja maior que a latitude é necessário vc sacrificar ou a sombra ou a luz alta.
Esse é um dos módulos do WS da comunidade, na verdade é o mais longo, é meio complicado tratar ele individualmente com maiores detalhes, mas espero que já te ajude.
hunm… eu geralmente “transporto” a fotometria de um ponto que eu acho “médio” para a composição final,
Mas, reza a lenda que para melhor aproveitar esta situação é colocar no maior iso ou no iso máximo possível na linha de curvatura ideal (cada câmera tem um nível ideal) e uma maior velocidade, apenas um pouco acima da média dos pontos de luz alta e baixa.
E com tripé ou e se a luz for muito forte (aquela luz do meio dia), dá para colocar no menor iso (ali´s, deve) e uma menor velocidade (que vai ser até alta no caso - por exemplo 1/800 1/1000 - mas sempre tentando abaixar um nível do ponto “zero” da exp.).
Porém, cada caso é um caso, devendo mesmo fazer umas 2 ou 3 fotos para se ter certeza e/ou então fazer o que o Pictus disse: tirar 2 fotos e depois juntar hehehehe
Abraços,
Renato
obs: lembrando que as vezes, muitas sombras (não neste caso), são supridas com um flash-zim de preenchimento.
hunm... eu geralmente "transporto" a fotometria de um ponto que eu acho "médio" para a composição final,
Mas, reza a lenda que para melhor aproveitar esta situação é colocar no maior iso ou no iso máximo possível na linha de curvatura ideal (cada câmera tem um nível ideal) e uma maior velocidade, apenas um pouco acima da média dos pontos de luz alta e baixa.
E com tripé ou e se a luz for muito forte (aquela luz do meio dia), dá para colocar no menor iso (ali´s, deve) e uma menor velocidade (que vai ser até alta no caso - por exemplo 1/800 1/1000 - mas sempre tentando abaixar um nível do ponto “zero” da exp.).
Porém, cada caso é um caso, devendo mesmo fazer umas 2 ou 3 fotos para se ter certeza e/ou então fazer o que o Pictus disse: tirar 2 fotos e depois juntar hehehehe
Abraços,
Renato
obs: lembrando que as vezes, muitas sombras (não neste caso), são supridas com um flash-zim de preenchimento.
Renato, na verdade para traçar uma média vc precisa ver exatamente a latitude da câmera, em termos gerais a maior latitude encontra-se no ponto de ótimo do sensor, que em 90% dos casos é no ponto de mínimo ISO das câmeras, ou seja aumentar o ISO agrava ainda mais as condições da foto, porque além de pior latitude (o que no caso deste tio de imagem com ampla latitude pode ser grave) a imagem também irá gerar mais ruído, eu recomendo fortemente que só se aumente o ISO se for realmente necessário esses sacrifícios para se obter outro tipo de ganho, mas se o ganho que vc quer for em termos de latitude não tem nem o que pensar, o ISO tem que permanecer no ponto ótimo.
Aumentar um pouco a velocidade pode ser realmente bom nas digitais (na verdade vc está subexpondo a média) porque a latitude nas digitais é maior nas baixas luzes do que nas altas luzes, para o filme isso já não vale, porque ele normalmente tem a latitude maior na luz, então é viável superexpor com o filme.
É Dulce mas na sua o problema é falta de latitude mesmo, vc estourou um pouco a latitude na luz alta e na sombra, ai não tem o que fazer, ou vc estoura um pouco os dois lados (como vc fez) ou escolhe um para salvar e estoura ainda mais o outro.
No seu caso dan a opção shadow/highligth é quase tudo que precisa.
Faça o teste ai no PS
Vá em: images-> adjustments → shadow/highligth.
No guia Shadows deixe o amount entre 20 e 30…
Uma opção simples que quebra um galho enorme quando se está sem tempo para algo mais complexo. :thmbup:
Sobre tirar mais de uma foto e sobrepô-las, veja um artigo interessante .
No teste que fiz, em vez de tirar 2 fotos, fiz duas conversões do mesmo raw, uma um pouco mais clara e outra um pouco mais escura. Isso elimina o problema de diferenças entre as fotos a se sobrepor (se bate um ventinho, a árvore já vira outra… ), ainda que não seja o procedimento usual.
Gostei do método layer mask. Consegue-se bons resultados, bem naturais. Em casos mais extremos, entretanto, de transição muito brusca escuro/claro, podem surgir “halos” claros em volta das partes que estavam escuras.
's
ps: leia também outros artigos disponíveis naquela mesma página… bastante coisa legal!
Resolvi dar uma mexida... :laughing:
[img=http://img250.imageshack.us/my.php?image=multidsc08738a840pix6iicopy6rw.jpg]
http://img250.imageshack.us/img250/3363/multidsc08738a840pix6iicopy6rw.th.jpg
[/img]
A minha ficou bem parecida, usei só um Graduated blue e dei uma reguladinha..
Pictus,
Vc está em SP ?
Já pensou em montar uma turma de PS ?
Já tem um aluno... :D
Sumiu até com os fios!
[]'s
Não, mas gostaria de morar em Campos do Jordão, talvez um dia...
Quanto a dar aula, o professor tem que dominar 110% do que leciona
que não é o meu caso…
Não fiz nada de mais ali, na realidade foi até bem grosseiro(olha os prédios por
onde passavam os fios) qualquer um pode fazer o mesmo e até muito
melhor, basta ler os e-books e sair mexendo no PhotoShop.
Não fotografo só faço edição, mas nesse caso pintou uma dúvida:
Antes de levar pro PS, não caberia usar um filtro amarelado pra segurar a emissão de luz do céu e já compensar o azulado que ficou na sombra?
Porque no PS a repetição da imagem, com níveis de exposição diferentes, mataria o problema… um blend rápido e a fusão dos detalhes ficaria perfeita sem comprometer a qualidade…