Chevrolet Monza SL/E - Ano 88

Estou postando aqui, mas aceitando dicas de como fazer fotos de carrinhos antigos com cara mais artística, dicas de composição e técnica, pois simplesmente é uma das coisas que amo fotografar e quero fazer isso com dedicação. Principalmente porque quero logo fotografar também a parte interna para arquivar comigo :slight_smile:

1 curtida

Bacana a sessão do carro. Faróis Cibié demonstram a originalidade do mesmo. O que você precisa se atentar quando desejar melhorar as fotografias é sempre a iluminação.

Posicionar o veículo em um local apropriado onde a luz interfira menos no carro. Quando desejar criar uma perspectiva de maior, tire a fotografia debaixo para cima. Dá um efeito de grandiosidade, destaque ao objeto.

Sobre a iluminação que eu disse, as que foram tiradas fora do sol (Nublado) não dão a sombra forte ou estouro ao fundo do objeto. Mas há como você fotografar o veículo usando a luz do sol direta nele, mas de forma com que todo ele seja coberto e não tenha as sombras de árvores etc.

E é assim que se aprende! Fotografando. Continue e poste aqui pra gente ver o resultado sempre.

2 curtidas

Obrigada pelas dicas, meu caro! Olhei algumas fotos automobilísticas no fórum e realmente, “Quando desejar criar uma perspectiva de maior, tire a fotografia debaixo para cima. Dá um efeito de grandiosidade, destaque ao objeto.” traduz bastante algo que é especial, mas que eu não havia notado ainda o que era! Os dias de sol são realmente dificultosos para essas fotos, ainda mais que esta relíquia está sempre muito bem encerada hahah. Mas bem que eu gostaria de conseguir uma foto adequada nesse cao.

2 curtidas

Nossa, ta lindo esse Monza.
Minha mãe tinha um até o ano passado, SLE 89. Bastante original, mas nem perto do cuidado de lataria desse ai. Eu gostava de dirigir ele, foi o carro que eu aprendi a dirigir, muitas idas e vindas ao Paraguai regado a Redbull morno, mas com um nível de conforto absurdo. Só que atualmente ele estava mais parado que andando, já apresentando problemas de carburação e como ela é sozinha fica complicado de ficar pegando manha de carro “velho” e ficando na mão as vezes. Ai vendemos.
Bom quanto às fotos, é interessante vc ambientar o veículo, levar numa rua mais calma, ou uma estradinha sem muito movimento que vc possa manobrar ele em diversas posições conforme a luz do local e o objetivo da foto, procure momentos do dia em que o sol esteja mais lateral. Estude a luz do local uns dias antes horários que a luz te agrade. Depois dessa ambientação é só clicar e testar diferentes ângulos. Usar fotos com lentes angulares e detalhes mais fechados. Fotografar de perto com lente angular vai meio que deformar o carro. Eu gosto de usar no mínimo uma 35mm (23/24mm no aps-c).
Vc pode buscar fotos de referência em canais de automobilismo pra ver angulos que mais favorecem.

1 curtida

Tirar foto de baixo pra cima funciona também com gado… Sempre que fotografo um lote para venda, fotografo sentado no chão do curral…

1 curtida

Sabe de uma coisa? Esse negócio me fez refletir porque é tão mais fácil um ônibus parecer imponente nas fotos (eu amo fotografar ônibus, tanto quanto carros antigos). É impossível tirar foto de um ônibus sem ser de baixo pra cima. (Acho que o professor Girafales deve conseguir, mas eu não sou ele :sweat_smile:)

Imagina como me sinto incrível por essa lindeza ser minha :sweat_smile:
Obrigada pelas dicas. Essa foto foi meio de surpresa, então agora que estou pensando que até que está boa demais pra categoria “foto casual”. Quando eu for fazer “pra valer” vou pedir a ajuda do meu marido pra seguir dessa forma. Tenho ainda a intenção de fazer um álbum dele com o Monza.

Outra coisa que também gosto, mas ainda não testei: Fotos de detalhes. Quero um dia parar para tirar foto do painel (a iluminação talvez seja um desafio), dos faróis de perto, e muitas outras coisas. Treinar bastante pra depois fotografar em feiras em geral.