Após quebrar a cabeça algumas vezes sinto que não posso prescindir de um contrato na hora de realizar um trabalho por uma série de razões. :doh: Pois bem, estou preparando um aqui baseado em modelos da net e e resolvi acrescentar um item baseado em minhas experiências. Segue um exemplo:
Fui contratado para fazer uma foto de um local, incluindo a fachada. Chegando lá a fachada estava em obra. Isso mesmo. O cara marcou justamente nesse dia. Pego o telefone no mesmo instante:
olha, a fachada está em obra. Tem um cara com uma escada enorme tampando.
ah…humm…será que dá pra vc tirar no photoshop?
Acho difícil.
Cláusula que fiz:
Disposição final – Sobre o tratamento das fotos.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico ao qual são feitos ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Tratamentos mais agressivos que corrompem as características da cena fogem do trabalho de um fotógrafo. Dessa maneira esse serviço será cobrado à parte ou mesmo podendo ser recusado pelo CONTRATADO.
O que acham? Acham desnecessário ou mesmo antipático?
Somente uma opinião. Cobertura fotográfica seja comercial ou não, é documental por default, EMHO acredito que a preocupação é retratar a realidade, claro que bem iluminado se tiver modelo, bem produzida e tudo mais o que envolve uma boa produção
Nem colocaria o item de tratamento das fotos, ainda mais se vc levar um portfólio e ali esta o padrão.
Em alguns orçamentos de serviços coloco um item de “serviços fora do scopo”, como mudanças de fundos, montagens especiais,etc serão tratados com orçamentos complementares, isso em letras garrafais, negrito e tudo mais que tenho direito para chamar a atenção.
Tem cliente FDP e mal informado e com uma boa proposta/contrato vc se protege dos dois
Muito bom esse tópico. Não trabalho com fotografia, mas mesmo fazendo fotos para a familia e amigos, sempre chega alguém e já manda um “capricha no photoshop”. Quem me dera fosse fácil como nessa imagem que o Mike postou… aí eu faria sem problemas! hehehe
Quanto a cláusula, também acho que só ficou pesada a questão de que não é trabalho de fotógrafo, embora eu até concorde com isso. Acho que essa explicação pode ser dada pessoalmente, caso o cliente comente algo.
kkkk…isso que dá fotógrafo querer dar uma de advogado. Vou seguir o conselho dos colegas. Vou tirar a parte que ‘foge do trabalho de fotográfo’. Não tem nada a ver colocar isso em contrato mesmo. É que escrevi isso em momento de desabafo…rsrs Spositom, é isso aí! O que eu quero é me proteger dos dois
Refazendo:
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico ao qual são feitos ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Tratamentos fora desse escopo serão cobrados à parte em comum acordo.
Todas as fotos entregues passam por tratamento em software específico para correções gerais de ajustes básicos como contraste, brilho e cor sempre quando necessários. Alterações pontuais e/ou manipulações digitais estão fora do escopo do trabalho do fotógrafo, sendo cobrados valores diferenciados à parte e em comum acordo com o CONTRATANTE.
me lembrei de uma vez que fiz um lookbook com 40 looks(40 fotos) e a produtora me mandou email: “Tem como pintar as unhas dela no Photoshop?”
Minha resposta: “Infelizmente não, pois esse é um trabalho que exige um tempo extra fora dos padroes para ediçao desse tipo de trabalho e nao foi acordado algo dessa forma no orçamento, infelizmente é um erro da produçao com a qual nao posso realizar sem pagamento de extra pelo trabalho. abrs”