by
, no Flickr
Tucanuçu - (Ramphastos toco)
Local: Ribeirão das Neves - Belo Horizonte - MG.
Equipamento: Nikon D5100 - Lente Nikon Af-S 55-200mm 4.5-5.6g Ed Vr
EXIF: ISO:250, DF:200mm, AP: f/5.6 VL: 1/180.
[img=Explore | Flickr]
https://farm6.staticflickr.com/5457/8827655066_879b5a2dbc_c.jpg
[/img]
por
, no Flickr
Quero-Quero (Vanellus chilensis)
Local: Jardim Botânico, Curitiba/PR
Equipamento: Canon SX240HS
Exif: f/6.8 1/200 90mm (equiv: 500mm) ISO: 100
[img=Explore | Flickr]
https://farm8.staticflickr.com/7639/17038003002_5019682cba_c.jpg
[/img]
by
, no Flickr
Lavadeira-Mascarada (Fluvicola nengeta)
Local: Cabuçu, Nova Iguaçu/RJ
Equipamento: Olympus E-PL5
Exif: 1/200 ISO: 200
(sem dados de abertura e distância focal por ser lente manual sem contatos eletrônicos)
by
, no Flickr
Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops)
Local: Foz do Iguaçu (visita as cataratas) ótimo local para fotografar essas aves, avistei também lá muitas Almas-de-Gato e Guaxes.
Canon T3i
Lente 55-250mm ISII
F/5.6
1/320
ISO 3200
by
, no Flickr
Sabiá-do-campo (Mimus saturninus)
Local: Canela (outro ótimo lugar para fotografar aves, como gaturamo)
Canon T3i
Lente 55-250mm ISII
F/5.6
1/125
ISO 100
Testando a recém chegada 55-250.
Não tenho experiência com lentes zoom, mas meio que me decepcionei com “alcance”. Essa aí estava em 250mm e não no máximo a uns 7 metros do pássaro (ainda tá com um pequeno crop pra melhorar a composição). :ponder: :ponder: :ponder:
Podias ter dado um crop maior, já fotografei muitas aves com essa lente, sei que não é a ideal, então o segredo é se aproximar o máximo e depois ainda cropar. ![]()
Então Felix, vai depender da lente que você vai usar, por exemplo com teles longas, o ideal é usar a velocidade igual ou superior ao range que está usando. Muitos usam prioridade de velocidade e dependendo da situação Iso alto (aí vai da lente também, se for uma lente clara, talvez não haja necessidade de um iso tão alto). Uso de monopé ou tripé é fundamental, e se a lente tiver estabilizador, desligar… Uso uma Tamron 200-500mm dificil de lidar, estou tentando pegar o “jeito” dela, mas fotografar na mão é dificil, ela é pesada demais e não tem estabilizador, por isso o monopé tem que estar junto.
Bacana esse tópico, só fotão!
Segue contribuição:
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Obrigado pelas dicas, não penso em comprar equipamento específico, como estou sempre em trilhas vou procurar apurar mais o meu senso de observação. Normalmente não levo lentes pesadas nas trilhas, costumo levar uma 80-200 da Nikon, quem sabe com isso eu passe a tirar um tempo para fazer as fotos.
Tenho pensado em pegar uma superzoom para isso, estão falando muito bem da Nikon P900 83x… além de leve, dá ótimos resultados.
Uso uma P900 há pouco mais de 2 anos. Vejo-a como uma teleobjetiva de foco variável, leve e de boa qualidade, com um sensor pequeno acoplado numa extremidade. Sua principal qualidade é a portabilidade, que se traduz em disponibilidade. Posso andar por aí, área urbana incluída, com ela, num estojo de DSLR+lente normal, sem chamar muita atenção, coisa impossível com uma lente de 600mm. Há, além das fotos de passarinhada programada, aquela vista ao acaso, a cena inesperada. Se temos a camara à mão, há foto. Se a camara está em casa, há os expletivos…
Nome Cientifico: Tangara palmarum
Nome Popular: Sanhaçu do Coqueiro
Local: Alto da Boa Vista - RJ
Canon EOS REBEL T5
EF-S55-250mm f/4-5.6 IS II
ƒ/6.3 250.0 mm 1/125 400
Nome Científico: Coereba flaveola
Nome Popular: Cambacica - Bananaquit (Eng)
Local: Parque Natural do Gericinó - RJ
Canon EOS REBEL T5
EF-S55-250mm f/4-5.6 IS II
ƒ/7.1 225.0 mm 1/250 400
Então… Todas essas fotos aí com a 55-250 estão com crop ou estão ficando invisíveis ![]()
pra fazer fotos tão perto?
Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Claro que tem crop, mas se você não chegar perto do bicho, não fica boa não.
Eu acabei desenvolvendo um pouco a técnica de aproximação para consegui uma foto razoável.
Eu não sei os outros amigos, mas eu tenho que fazer umas 10 a 15 fotos para uma ou duas saírem bem feitas.
Na realidade, essa minha lente 55-250 não é muito boa. Erra muito o foco.
by
, no Flickr
Local: Praia da Brisa - Rio de Janeiro - RJ.
Equipamento: Nikon D5100 - Lente Nikon Af-S 55-200mm 4.5-5.6g Ed Vr
EXIF: ISO:100, DF:200mm, AP: f/8 VL: 1/250.
O segredo é aprender a se aproximar lentamente e até onde ir para tirar uma boa foto, como foi dito acima. Eu levei tempo para acostumar e ainda muitas vezes perco o pássaro pela aproximação. ![]()
by
, no Flickr
Garça-branca-grande (Ardea alba)
Lagoa Rodrigo de Freitas (local bom para ver também socós, galinhas-d’agua e outras aves marinhas)
Canon T3i
EF 55-250mm IS II
F/5.6
1/100
ISO 100