Só uma dúvida, povo… Ruído ou granulado? Vale os dois?
Sim, eu chamei de ruido pq eu acredito que ambos sao chamados assim em geral.
Ricoh GR
by
, on Flickr
AO EXTREMO!!!

FRAGATA - Gustavo Fernandes
Alguns registros do meu moleque com a patroa:
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Tá doido! rs
Parece imagem de microscópio.
Os dois são “defeitos” iguais, apenas o meio que é obtido que muda. Ruido=Digital e Grão=Película então vale eu acho.
O pessoal usa bastante P&B em fotos com bastante rúido principalmente no meio digital pelo fato do ruído muitas vezes trazer cores estranhas junto, e isso “mancha” a fotografia quando em excesso ou quando puxado na pós, hoje as cameras controlam melhor isso. Ai convertendo pra P&B o ruido fica homogeneo e vira um grão agradável e charmoso ao meu ver.
Vou ver se acho alguma, geralmente é em eventos que tiro ruido natural da câmera, poucas vezes acrescento na pós.
Achei um dos poucos ensaios…
Ruído natural da Coroa…como adorava essa camera.
[img=IMG_8467 | Pablo Ebani Jacques | Flickr]
Na mão por enquanto é a única que encontrei. ![]()
Exato. Ruido significa interferencia, e quando nao mencionado ao que nos fererimos fica implicito que nos referimos tanto a interferencia do sinal digital quanto do grao de prata na pelicula, ou mesmo na estrapolacao na pos edicao. Eu tudo ruido.
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/img283_orig.jpg
4k de ISO, subexposto, mas nada que um NR resolva, rs.
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Achei outra, tratei o último ensaio na verdade ![]()
Nessa cena precisei fechar pra f/16 pq precisava “focar” os dois ou ter o mínimo de desfoque possível, mas com uma 45mm a 1,5 m não dá hiperfocal kkk.
Enfim, em pleno dia as 17h embaixo de um viaduto lasquei o ISO em 4000 ( :ponder: )…
Eu tenho gostado muito de ruido nas fotos. Ainda foi acrescentado uma aspereza na pós
[img=Explore | Flickr]
by
, no Flickr
Vou entrar nessa brincadeira.
Eu era super grilado com esse lance de ruído… Ainda mais com minha primeira Rebel XT ue ja dava bastante em ISO 800. Depois que tanto apanhei por perder fotos legais (pássaros) por conta de ISO baixo e velocidade baixa, e de conselhos de colegas, larguei de mão disso e passei a ser feliz. rsrs.
Ruído em PB acho mais charmoso… mas ultimamente tenho gostado de algumas coloridas também, em especial das Fuji, que tem um ruído mesmo em colorido bem charmoso até, se assemelhando mais ao grão do filme do que ao ruído digital.
Essa foi ruído digital mesmo… ja tinha anoitecido e meti 3200 na pobre T5i mesmo… tem muita redução na pós isso.
Essas já é granulação aplicada mesmo… pois o ISO tava bem baixo por conta da abertura máxima usada.
Deu um toque mais lúdico eu acho. A lente Helios de 1900 e bolinha tb ajudou.
by
, no Flickr