Dedico este tópico àquelas perguntas que todo mundo já fez, pode até ter tido uma resposta, mas nunca viu o efeito. Claro que uma foto sub-exposta vai ficar escura, e que um WB errado vai deixar a foto amarela, azul ou verde. Mas existe tanto campo pra errar…
Primeira pergunta: “Por que não usar o ND-X no máximo?”
Resposta:
by , no Flickr
Neste caso, a foto sem filtro nenhum estava em 1/500, e esta aqui foi tirada em 1/7, ou seja, cerca de 14 pontos mais escura. Não sei se qualquer ND-X é assim. Caso não seja, a pergunta passa a ser “Por que não usar filtros ND-X xing-lings?”… :hysterical:
Outra: “Por que não usar HDR automático?”
Resposta:
by , no Flickr
Olha como o céu na borda do poste ficou mais clara que o resto todo… Mas isso só acontece com HDR automático fuleiro.
Oi Felipe! Vou lançar um questionamento, mas válido… existe o “Por que não?” que surge porque planejei a foto sub, porque editei ela assim, porque quis fazer borrada, porque quis desfocada, porque quis estourada… mas… porque eu quis assim.
E existe o “Por que não?” do que droga! Esqueci de reduzir o ISO, de fechar o diafragma, de diminuir a velocidade, de tirar a tampa… do errado porque não pensei em fazer isso ou do porque não sabia o que estava fazendo. Se isso se torna um motivo de investir no erro porque deu um resultado interessante e pode ser feito porque agora eu quero assim, muito legal! Mas se isso vira um motivo para afirmar que fotografia é arte, eu “fiz” assim então não se pode questionar, o “por que não?” perde o sentido e se torna uma boa razão para se fazer qualquer coisa de qualquer forma… e qualquer foto vira arte… a boa e velha discussão sobre arte, sobre se o penico é arte ou antiarte… e assim vai.
Qual sua intenção com o tópico, o “erro” pensado ou o erro errado?
Claro que se pode aprender pelos erros, e fazer deles algo interessante (imagine aquele X da primeira foto seguindo um X na imagem…). Mas isso exige saber fazer do erro uma característica do acerto. Ou seja, saber as regras pra poder quebrá-las.
Se for o caso, podemos mudar o tópico pro bate-papo…
Sei que erro pensado não é erro e por isso está entre aspas. Desculpe o questionamento, mas não consigo ver sentido em um forum de fotografia, onde se busca além de expor fotos, buscar elogios e críticas construtivas, também aprender sobre fotografia, um tópico onde se busca postar fotos erradas e que são apenas isso, sem levar a um questionamento ou aprimoramento. Foto errada eu deleto. Se o meu erro ficou interessante, posso rever isso e usar como “fonte de inspiração”. Muitas fotos que vemos por aí são propositalmente “erradas” o que nos leva a questionar se regras são para ser seguidas e se a fotometria “correta” é sempre a certa ou a que eu quero.
O seu “Por que não?” para mim seria muito legal se tivesse o viés do quis e não o do “ops, que droga”…
Editando para colocar que acho o máximo a máxima do “…saber as regras pra poder quebrá-las.” Isso eu curto e concordo totalmente…
Acho que é tipo aquele quadro da televisao “erro nosso”. É pra gente ver e ficar rindo?
Ou voce curtiu esses seus erros aí? Se curtiu e tá querendo aprimorar, acho a ideia bacana. Eu adoro quando erro sem querer e descubro que gosto somente porque errei. Se tivesse acertado provavelmente nao teria gostado. Agora, o que nao gostei eu nem mostro, porque realmente nao tem sentido algum.
O que eu errei e não gostei, eu apago, como creio que qualquer pessoa normal faça.
Não, não é pra ver e dar risada. É pra saber, de antemão, que alguns recursos vão dar resultados diferentes do que imaginava. Se está certo ou não, é outro papo.
Mas dando um exemplo que não mostrei aqui, e muito iniciante pode pensar que vai ser legal: “Vou tirar uma foto dessa paisagem com a minha GA e um polarizador em cima”. Com alguma experiência, dá pra saber que parte do céu vai ficar polarizada, e parte não vai. Vai ficar uma transição esquisita no céu. Claro que o iniciante pode ir lá, fotografar e observar este efeito. Mas a gente pode poupar um pouco de trabalho. Ou pode dar uma ideia de usar uma técnica “errada” pra fazer algo interessante. Mas achei legal mostrar o que acontece.
[color=teal]Você sabe fotografar, tem noção técnica e conhece de equipamentos, pelo o que pude olhar… você quer fazer fotos erradas de propósito só para postar aqui para mostrar a quem está começando o que não fazer? Ou para mostrar que mesmo errado algo pode, em sua opinião, ficar legal?
Por que não deixar a galera descobrir sozinha? É errando que se fuça e se aprende… EMHO… [color]
Acredito em auto-aprendizado, mas já dei tanto com a cabeça tentando aprender coisas sozinho que às vezes preferia ter tido alguém que me dissesse “tentei e não deu certo por causa de X”. Aliás, isto é bastante comum no meio da pesquisa: existem pesquisadores que publicam artigos sobre o que não deu certo com a pesquisa deles. Justamente pra que quem pesquisar depois fique atento àquilo e não siga o mesmo caminho. Também é didático. Daí quem vem depois não precisa esbarrar nos mesmos obstáculos, e pode sim estudar como contorná-los.
Mas foi de propósito, embora eu não tenha expressado isso… Se fosse errar por errar, eu teria simplesmente apagado minhas fotos e seguido a vida!
Infelizmente eu não tenho as lentes propostas disponíveis pro meu sistema. Mas ainda assim, tenho uma Fujifilm 55-230 “de kit” e uma Rokinon 85mm f/1.4 prime. Nenhuma das duas é absolutamente a mais nítida da categoria, mas a Rokinon tem uma reputação respeitável. Pelo meu curto tempo, não consegui fazer uma cena muito elaborada:
by , no Flickr
Analisando primeiro a lente de kit perto do centro:
by , no Flickr
A prime perto do centro:
by , no Flickr
A lente do kit no canto:
by , no Flickr
A prime no canto:
by , no Flickr
Minha análise:
No centro, procurando bastante, dá pra ver uma pequena vantagem da prime sobre a lente do kit. Na borda, me pareceu bem parecido. A prime tem um pouco menos de aberração cromática, mas nada grave.
Com uma cena mais elaborada e melhor iluminação, talvez a diferença entre as duas objetivas seja mais perceptível. No meu caso, eu diria que a prime foi marginalmente superior.