[COLETIVO] Soluções caseiras Faça-Você-Mesmo (a.k.a DIY,Gambiarra) em fotografia

Se tens uma solução caseira para algum assunto fotográfico compartilhe aqui, pois se é útil para você pode ser útil também para outras pessoas.

A ideia surgiu quando mencionei em outro tópico que usava tinta guache para reparo das letras e números nos aneis das objetivas quando eles estavam gastos.

Ao invés de poluir o tópico original com um assunto off resolvi criar este novo, esperando que outras idéias sejam compartilhadas aqui.

– Reparo das letras e números nos aneis das objetivas

Faço o seguite:

Aplico a tinta com a ponta de um palito, colocando bastante na cavidade, em baixo relevo. Observar que sempre sobra um pouco, como na foto abaixo em f/11 e f/16.

Espero secar bem e depois tiro o excesso externo no anel, com a lateral do do palito (como na foto abaixo) ou com um pedaço de papel cartão, com o cuidado de não retirar a tinta que está na cavidade. Em f/4 e f/5.6 já sem nenhum guache externo e em f/11 ainda no meio do processo. O ‘pontinho’ no topo do numero 6 em f/16 sai fácil com a ponta do palito.

Tenho um potinho deste de várias cores.

Bom, o guache só entra na história por ser muito fácil de retirar o excesso depois que seca, mas poderia ser outro tipo de tinta com esta mesma característica. Esmalte de unha é muito difícil aplicar sem borrar e para tirar depois só com solvente, e ai complica.

Se alguém tiver alguma sugestão de tinta para indicar, agradeço.

-x-

legal a “gambi”

fiquei curioso com o guache pq ele sai fácil na água, ou com o suor da mão…

ele não fica soltando na mão não?

uma sugestão é usar tinta de modelismo, acho que dá um bom espaço pra limpeza antes dela secar mas seca rápido o suficiente.

Uma boa tentativa. Se tiver acesso a uma vou tentar… :ok:

Pois é, como disse é solúvel em água. Contudo o contato dos dedos nos ajutes de foco e diafragma não é diretamente com a tinta, mas nos anéis com ranhuras mais altos que os números/letras. No meu caso, com uso não contínuo, dura um bom tempo e não solta na mão não, já que está entranhado no baixo relevo.

Acho que uma das gambiarras mais usadas é o pote de Pringles usado como snoot, hehehehe.

O meu amassou, senão tirava foto aqui. O meu era todo caprichado na gambiarra, adesivado de preto, coisa fina, hahahaha

E o pessoal de macro usa como difusor e funciona que é uma beleza…

Snoot sabor churrasco. :hysterical:

mas olha só essa belezinha de pote de pringles kkkk

se pintar de preto fosco dá pra vender no mercado livre por uns 200 reais fácil.

~
Hoje ele está está preto, essa foto foi feita logo que eu fiz ele, mas uma coisa que é bem legal sobre esse difusor é que funciona, pode ser pobre, tosco, mas ele entrega um resultado bem legal…

exemplo:

by , no Flickr

erick, só para confirmar, pois pela foto não ficou muito claro, você usa a tampa plástica, certo?

Sim a própria tampinha do pringles ajuda na difusão.
uma foto atualizada.

https://i.postimg.cc/D0mjH0Rc/pringles.jpg

Dependendo do sabor ainda ajuda a atrair alguns insetos.

200 conto fácil no ML. :clap:

Gambiarra eu tenho de montão aqui! :smiley:

Depois que comprei a impressora 3d, as gambiarras subiram de nível. Aqui, um motor de foco pro meu telescópio:

Note que a capinha do telescópio (no alto, cinza) também foi impressa.

Outra gambiarra feita com a impressora: filtro interno pra câmeras.

Se acha o Pringles caro… Taí um bom motivo pra comprar.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Quando iniciei na fotografia, e na época tava todo fodido nas finanças (dividas, etc) , tinha que dar um jeito de melhorar minhas fotos e não tinha money pro flash, a solução era usar o flash pop-up da XTI, ali aprendi a usar a famosa folha de sulfite A4 dobrada pra duas coisas, a primeira, regular o balanço de branco no balanço personalizado da câmera, mano é tiro e queda, essa gambiarra deixa a câmera zero bala no tocante ao balanço de branco, e a folha servia como difusor do flash popup , deixava ele em potência fraca, fundo levemente sub-exposto e tinha uma foto muito boa , em ensaio externo funcionava que era uma beleza kkkk

Tem o difusor grande angular do flash kkkkkkk

Agora pro balanço de branco é show de bola!