Com a Olympus E-PM1 nas mãos.

Pensei, repensei e no fim decidi fazer a troca. Estava com um Motorola Moto G comprado a duas semanas, vi a câmera no olx a R$ 750,00, fiquei numa vontade de adquiri-la, mas o dinheiro não deixou, rs. Liguei para o dono e ele me disse que se eu conseguisse um Xbox 360 ou um Play 3, ele trocaria comigo. Resultado? Fui atrás do menino; anunciei no olx e em 10 minutos um cara me manda um e-mail: aceita um Xbox no celular? Nem acreditei!!! Liguei pra ele e marcamos no shopping ontem a noite. Cheguei, me encontrei com o dois caras, peguei a câmera, dei uma olhada, bati umas fotos, tava novinha :slight_smile: aí veio o cara do Xbox e mostrou pra o dono da câmera. Pronto; dei o celular pro dono do xbox, que deu pra o dono da câmera que deu a câmera pra mim. :ok: :ok: :smiley: :smiley:

Vou fazer uns testes hoje a tarde quando sair do trabalho, se o sol de Salvador aparecer. É a minha primeira câmera com lentes intercambiáveis. Na verdade, é a minha primeira câmera, sendo que eu só tirava fotos com smartphones. Por isso, venho aqui pedir a ajuda de vocês que são experientes no assunto. Gostaria de fazer aquele efeito nas fotos noturnas, dando bastante movimento a imagem, e também como tirar fotos de objetos, pessoas em movimento, mas que na câmera elas fiquem paradas. Essa câmera tem esse poder todo?

Obrigado pessoal.

Sim, claro.
Os modos M, A e S dão conta do recado.

Apesar de ter pouco botões, a e-pm1 tem muitos recursos. :ok:
É uma câmera ótima, quase nunca me limitou. Tenho usado ela muito mais que minha DSLR.

Divirta-se.

Rapaz, se a câmera tem esse poder todo eu não sei, mas que essa negociação foi muito legal, não tenho dúvida!!
Que triangulação hein?? :hysterical:

Boa sorte com a câmera nova, bons cliques!

Estou dando uma olhada no seu flickr; lindas fotos, parabéns! Tem alguma com a Oly? Não consegui fazer aquele efeito do olho de peixe, tirei diversas fotos e nada. :frowning: outra coisa que não consegui foi o diorama; ele mostra desfocado uma boa área da imagem, porém, quando eu bato a foto, não sai a área que mostra. Se souber sanar essas dúvidas, te agradeço.

Essas aí foram tiradas com a Oly

A maioria delas com a Lumix 14mm f/2.5

Minhas fotos com efeito olho de peixe foram feitas com uma lente com essas características, a Rokinon 8mm.
Quanto aos efeitos, não poderei ajudar muito, pois não uso. Mas uma boa prática é fotografar em RAW, e aplicar os efeitos em pós (photoshop, lightroom, gimp, etc.).

Acha que ela não faz esses efeitos?

Obrigado! Breve eu postarei aqui as fotos.

As fotos da stock car, da para fazer com a Oly? Essas do olho de peixe, então só com uma lente própria pra isso? Te enchendo de perguntas :smiley: :smiley:
Desculpa o incomodo!

Você diz o diorama e coisas do tipo? Ela faz sim.
Lembre-se que os efeitos são aplicados somente nos jpgs, não no RAW.

Dá pra fazer sim. Faz uma pesquisa sobre “panning”.
Em termos de resultado, e-pm1 faz tudo o que uma dslr normal faz.

Quanto ao efeito fisheye, você pode simular sim, se você quiser.
Algumas ferramentas têm isso. Só não me pergunte quais, pois não sei eheheh.

O efeito que falei foi o ‘panning’.
Vi que a velocidade 1/200 pra baixo, dependendo da velocidade do assunto. Agora a abertura eu deixo em quanto mais ou menos?

Isso depende da iluminação disponível.

‘Minino’, eu passei mal ontem; dei uma volta na cidade pra testar a câmera a noite e aprender a mexer nas configurações. Como não sabia de nada, fui testando a abertura, exposição, iso para a situação noturna tudo pela primeira vez. Me bati todo, tirei foto com muita luz, a imagem ficava branca, toda escura, com vultos, entre outros defeitos horríveis :aua: :aua:
Mas a esperança é a última que morre e fui tentando até conseguir um resultado não tão feio. Consegui tirar umas fotos ‘marromenos’.
Eu percebi algumas coisas: quando eu dou zoom, a abertura de f/3.5 vai pra f/5.6 automaticamente, e para tirar fotos a noite quando eu dava zoom, ficava horrível.
Consegui fazer o efeito panning com as luzes dos carros.
Pra completar, cheguei em casa noite e fui tirar foto da minha sobrinha que acabou metendo a mão dentro do sensor da câmera; passei papel higiênico, mas ainda ficou um pouco da marca do dedo. Isso influencia em algo? Como tirar?

Obrigado, galera!

Cara, foto noturna eu nunca fiz, mas tenho vontade de aprender e procurado saber.

Li algumas coisas e vi em videos. Você precisa de tripé (devido a grande tempo de exposição) e de filtros ND (denside 2, 4, 8) para que a foto não fique “estourada” como você relatou.

Uma das fotos. Bem fraca, não gostei :no:

https://imagizer.imageshack.us/v2/835x471q90/839/2kwj.jpg

Queria deixar o fundo dessa desfocado, mas não consegui.

https://imagizer.imageshack.us/v2/835x471q90/853/uc9p.jpg

Agora olha o estrago, :clap: :ok: :hysterical:
Desculpa as fotos, mas queria que vissem a ruína que fiz :doh:

https://imagizer.imageshack.us/v2/835x471q90/197/1zy3.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/835x471q90/10/5c56.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/835x471q90/543/yafo.jpg

Eita rapaz. Tá precisando estudar um pouco mais. :sunglasses:
Tenta usar a prioridade de abertura (modo A) no começo.

Ahahahah você estava tirando fotos dela sem a lente? :hysterical:

Influencia sim. Mas depende do nível da sujeira.
Existem kits de limpeza de sensor. Dá uma pesquisada.
O melhor seria mandar em alguma loja que faz esse tipo de coisa.

Com essa lente, e essa distância do objeto, não conseguiria mesmo.
Você vai precisar de uma lente mais longa, ou com abertura maior.

Tripé é uma boa idéia sim.
Já o ND provavelmente não será preciso, a não ser que você precise de uma exposição ainda mais longa.

Eu posso usar uma lente dessa? Tem algum adaptador? Ela serve para macro, retratos e fotografias que desfoquem o fundo legal?

Preciso de exemplos de lentes que façam esse tipo de fotografia: macro, retratos com fundo bem desfocados…

Aquelas suas fotos do flickr noturnas, são com tripé? Vou comprar um na magazine luiza, de 1,27 metros, R$ 79,00

Obrigado pelas dicas e desculpa a quantidade de perguntas. Até agora você foi o único que me ajudou :smiley:

Deixe-me entrar na conversa… rsrs… Canon EOS não vai bem com micro 4/3 pois as lentes não possuem anel próprio de abertura. Já esta serviria pra você: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535412625-lente-olympus-om-50mm-f18-zuiko-p-canon-t3i-t4i-5d-gh2-gh3-_JM

Repare que é uma lente totalmente mecânica e com anel próprio de abertura. A única coisa é que vai sentir certa dificuldade pra focar, pois ela só tem foco manual. Já tive uma E-PM1 mas não me lembro se é possível ativar o ‘magnify’ que é um assistente de foco que aproxima momentaneamente pra facilitar a focagem. Se conseguir associar a um dos botões fica show de bola. Eu acho que dá, pesquise por ‘magnify’ no manual em pdf.

Essa é uma lente que precisa de adaptador, no caso este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532873283-anel-adap-usa-se-lente-olympus-om-para-micro-43-_JM. Mas no ebay acha mais barato…

Quanto à macro, o ideal é que seja uma ‘lente macro’ mesmo (tem que estar escrito nela). Tenho uma Olympus 50/1.8 como esta e ela chega numa distância mínima de 45cm do objeto. Até que é perto para uma 50, mas longe de ser uma macro.

Pra desfocar o fundo vai precisar no mínimo de uma lente 1.8, e de preferência uma lente mais longa, como a 50 por exemplo. Zoom 1.8 praticamente não existe, então terá que cair numa prime (distância focal fixa). Uma vez que tiver o adaptador as Olympus OM são uma ótima opção. Repare na minha assinatura quantas eu tenho… rsrs… Mas as minhas não estão a venda… :no:

Edileal, uma dica: somente comprar uma lente melhor não vai fazer suas fotos ficarem magicamente perfeitas. :slight_smile: Vai ser bem melhor (e mais prazeiroso - e barato :slight_smile: ) você primeiro aprender as noções básicas de fotografia: como usar ISO, abertura, velocidade do obturador, etc. Pois senão você vai comprar novas lentes e mesmo assim vai ficar frustrado.

Sabendo isso, você vai saber quando usar o modo A,S ou M da sua câmera e obter os resultados que você quer. Por exemplo: a foto com fundo desfocado do barco que você queria, talvez (a lente kit realmente não é a mais adequada para isso) se você tivesse colocado ela em zoom máximo no modo A e deixado a lente na abertura mínima. E as fotos noturnas com com a luz dos carros (imagino que seja com aqueles “riscos” dos faróis) você conseguiria usando o modo
S, colocando um tempo de exposição longo (1 segundo ou mais) e colocando a câmera em um tripé ou uma mureta.

A vantagem de ter uma câmera melhor é justamente poder controlar ela - pois aí você tira a foto que você quer, não a que a câmera imagina que você quer.

Existem vários tutoriais de fotografia básica na internet, e aprender esse básico é bem mais fácil do que se imagina (eu mesmo já estive nessa frustração com fotos quando saí das point&shoot, e não faz muito tempo). Invista nisso antes de sair comprando equipamento que é bem melhor. :slight_smile:

Abraço!

Este curso é muito legal :ok: http://snodart.com/tutorials.php (só em inglês).

Não é sobre mexer na camera, mas sobre profundidade de campo (DOF, depth of field) que é região da imagem que estará em foco. Quanto ‘menor’ a profundidade de campo (mais shallow ou mais short, pra colocar os termos usados), maior o desfoque. E os parâmetros que influenciam nessa característica são: distância focal (da lente), distância do objeto e abertura da lente. Mas a mocinha explica melhor… rsrs… A parte do ‘circulo de confusão’ é legal de ver também, mesmo que não entenda muita coisa, mas te garanto que um dia você ouvirá o termo e é legal saber de onde vem… :ok: