Pensei, repensei e no fim decidi fazer a troca. Estava com um Motorola Moto G comprado a duas semanas, vi a câmera no olx a R$ 750,00, fiquei numa vontade de adquiri-la, mas o dinheiro não deixou, rs. Liguei para o dono e ele me disse que se eu conseguisse um Xbox 360 ou um Play 3, ele trocaria comigo. Resultado? Fui atrás do menino; anunciei no olx e em 10 minutos um cara me manda um e-mail: aceita um Xbox no celular? Nem acreditei!!! Liguei pra ele e marcamos no shopping ontem a noite. Cheguei, me encontrei com o dois caras, peguei a câmera, dei uma olhada, bati umas fotos, tava novinha aí veio o cara do Xbox e mostrou pra o dono da câmera. Pronto; dei o celular pro dono do xbox, que deu pra o dono da câmera que deu a câmera pra mim.
Vou fazer uns testes hoje a tarde quando sair do trabalho, se o sol de Salvador aparecer. É a minha primeira câmera com lentes intercambiáveis. Na verdade, é a minha primeira câmera, sendo que eu só tirava fotos com smartphones. Por isso, venho aqui pedir a ajuda de vocês que são experientes no assunto. Gostaria de fazer aquele efeito nas fotos noturnas, dando bastante movimento a imagem, e também como tirar fotos de objetos, pessoas em movimento, mas que na câmera elas fiquem paradas. Essa câmera tem esse poder todo?
Estou dando uma olhada no seu flickr; lindas fotos, parabéns! Tem alguma com a Oly? Não consegui fazer aquele efeito do olho de peixe, tirei diversas fotos e nada. outra coisa que não consegui foi o diorama; ele mostra desfocado uma boa área da imagem, porém, quando eu bato a foto, não sai a área que mostra. Se souber sanar essas dúvidas, te agradeço.
Minhas fotos com efeito olho de peixe foram feitas com uma lente com essas características, a Rokinon 8mm.
Quanto aos efeitos, não poderei ajudar muito, pois não uso. Mas uma boa prática é fotografar em RAW, e aplicar os efeitos em pós (photoshop, lightroom, gimp, etc.).
As fotos da stock car, da para fazer com a Oly? Essas do olho de peixe, então só com uma lente própria pra isso? Te enchendo de perguntas
Desculpa o incomodo!
O efeito que falei foi o ‘panning’.
Vi que a velocidade 1/200 pra baixo, dependendo da velocidade do assunto. Agora a abertura eu deixo em quanto mais ou menos?
‘Minino’, eu passei mal ontem; dei uma volta na cidade pra testar a câmera a noite e aprender a mexer nas configurações. Como não sabia de nada, fui testando a abertura, exposição, iso para a situação noturna tudo pela primeira vez. Me bati todo, tirei foto com muita luz, a imagem ficava branca, toda escura, com vultos, entre outros defeitos horríveis :aua: :aua:
Mas a esperança é a última que morre e fui tentando até conseguir um resultado não tão feio. Consegui tirar umas fotos ‘marromenos’.
Eu percebi algumas coisas: quando eu dou zoom, a abertura de f/3.5 vai pra f/5.6 automaticamente, e para tirar fotos a noite quando eu dava zoom, ficava horrível.
Consegui fazer o efeito panning com as luzes dos carros.
Pra completar, cheguei em casa noite e fui tirar foto da minha sobrinha que acabou metendo a mão dentro do sensor da câmera; passei papel higiênico, mas ainda ficou um pouco da marca do dedo. Isso influencia em algo? Como tirar?
Cara, foto noturna eu nunca fiz, mas tenho vontade de aprender e procurado saber.
Li algumas coisas e vi em videos. Você precisa de tripé (devido a grande tempo de exposição) e de filtros ND (denside 2, 4, 8) para que a foto não fique “estourada” como você relatou.
Eita rapaz. Tá precisando estudar um pouco mais.
Tenta usar a prioridade de abertura (modo A) no começo.
Ahahahah você estava tirando fotos dela sem a lente? :hysterical:
Influencia sim. Mas depende do nível da sujeira.
Existem kits de limpeza de sensor. Dá uma pesquisada.
O melhor seria mandar em alguma loja que faz esse tipo de coisa.
Com essa lente, e essa distância do objeto, não conseguiria mesmo.
Você vai precisar de uma lente mais longa, ou com abertura maior.
Tripé é uma boa idéia sim.
Já o ND provavelmente não será preciso, a não ser que você precise de uma exposição ainda mais longa.
Repare que é uma lente totalmente mecânica e com anel próprio de abertura. A única coisa é que vai sentir certa dificuldade pra focar, pois ela só tem foco manual. Já tive uma E-PM1 mas não me lembro se é possível ativar o ‘magnify’ que é um assistente de foco que aproxima momentaneamente pra facilitar a focagem. Se conseguir associar a um dos botões fica show de bola. Eu acho que dá, pesquise por ‘magnify’ no manual em pdf.
Quanto à macro, o ideal é que seja uma ‘lente macro’ mesmo (tem que estar escrito nela). Tenho uma Olympus 50/1.8 como esta e ela chega numa distância mínima de 45cm do objeto. Até que é perto para uma 50, mas longe de ser uma macro.
Pra desfocar o fundo vai precisar no mínimo de uma lente 1.8, e de preferência uma lente mais longa, como a 50 por exemplo. Zoom 1.8 praticamente não existe, então terá que cair numa prime (distância focal fixa). Uma vez que tiver o adaptador as Olympus OM são uma ótima opção. Repare na minha assinatura quantas eu tenho… rsrs… Mas as minhas não estão a venda… :no:
Edileal, uma dica: somente comprar uma lente melhor não vai fazer suas fotos ficarem magicamente perfeitas. Vai ser bem melhor (e mais prazeiroso - e barato ) você primeiro aprender as noções básicas de fotografia: como usar ISO, abertura, velocidade do obturador, etc. Pois senão você vai comprar novas lentes e mesmo assim vai ficar frustrado.
Sabendo isso, você vai saber quando usar o modo A,S ou M da sua câmera e obter os resultados que você quer. Por exemplo: a foto com fundo desfocado do barco que você queria, talvez (a lente kit realmente não é a mais adequada para isso) se você tivesse colocado ela em zoom máximo no modo A e deixado a lente na abertura mínima. E as fotos noturnas com com a luz dos carros (imagino que seja com aqueles “riscos” dos faróis) você conseguiria usando o modo
S, colocando um tempo de exposição longo (1 segundo ou mais) e colocando a câmera em um tripé ou uma mureta.
A vantagem de ter uma câmera melhor é justamente poder controlar ela - pois aí você tira a foto que você quer, não a que a câmera imagina que você quer.
Existem vários tutoriais de fotografia básica na internet, e aprender esse básico é bem mais fácil do que se imagina (eu mesmo já estive nessa frustração com fotos quando saí das point&shoot, e não faz muito tempo). Invista nisso antes de sair comprando equipamento que é bem melhor.
Não é sobre mexer na camera, mas sobre profundidade de campo (DOF, depth of field) que é região da imagem que estará em foco. Quanto ‘menor’ a profundidade de campo (mais shallow ou mais short, pra colocar os termos usados), maior o desfoque. E os parâmetros que influenciam nessa característica são: distância focal (da lente), distância do objeto e abertura da lente. Mas a mocinha explica melhor… rsrs… A parte do ‘circulo de confusão’ é legal de ver também, mesmo que não entenda muita coisa, mas te garanto que um dia você ouvirá o termo e é legal saber de onde vem…