Tenho uma coleção de fotografias muito antigas da minha cidade, tiradas entre o século 19 e o início do século 20. Obviamente não existe nenhuma informação a respeito do equipamento utilizado.
Pretendo fotografar os mesmos locais, comparando o antes e o agora, mas a falta da distância focal exata não tem permitido uma reprodução fiel das imagens. Distâncias focais curtas deixam o fundo muito distante e as lentes longas causam o efeito inverso. Existe alguma maneira de encontrar a lente utilizada à época, com base na fotografia? Em algumas situações, eu sei exatamente o local em que a foto foi tirada, então a informação de uma construção ao fundo, com x metros de altura e a y metros de distância, estaria disponível. Isso já me permitiria sair do zero.
Imagino que no século 19 não existiam muitos modelos de máquinas fotográficas, então talvez seja mais fácil de deduzir essa informação, mas entrando no século 20, a quantidade de equipamentos e lentes disponíveis já torna essa dedução uma tarefa impossível.
Espero que possam me ajudar de alguma maneira. Obrigado desde já!