Boa noite! Vou dar os meus pitacos, não sou grande coisa, mas vivo de fotografia desde os dezessete anos, não sei fazer outra coisa da vida…
1 - Não cobre baratinho! Isso é o que se chama de prostituir o mercado. Se você não tem experiencia/coragem para cobrar, não cobre. Faça de graça, acho que nem “auxílio-gasolina” deve pedir. Faça pelo portfólio: “Fulano(a), vou fazer seu ensaio, em troca de portfólio, por isso não vou cobrar. Mas quero sua divulgação, etc…” Faça isso até se sentir seguro para cobrar o preço justo pelo seu serviço. Cobrar baratinho só te desvaloriza e te deixa com fama de “barateiro”. Fica difícil tirar isso depois.
2 - Se quer fazer eventos, vá às paróquias da cidade, sempre têm casamento comunitário. Ofereça seu trabalho como fotógrafo para os casais mais carentes, em troca da experiência. Muitas igrejas gostam dessa ajuda. Você ganha experiencia/mostruário e eles ganham o registro do evento. Todos saem felizes.
3 - Vá nas empresas de formatura. Aqui alguns vão me crucificar, “Ah, mas você quer que o cara treine foto nas formaturas dos outros?” Não. Partindo do princípio que o amigo já sabe fotografar, ele vai treinar o ritmo dos eventos, mesas apertadas, gente bêbada enchendo as paciências, vai ver se dá conta de ficar de madrugada com câmera no pescoço, fazendo 1200~1500 fotos na noite. Provavelmente será colocado pra fazer foto de mesa, é uma boa oportunidade pra “testar” se é tímido demais, ou se sai bem no meio do povão.
4 - Quando for pegar eventos seus, tenha certeza de ter pelo menos dois itens de cada: Cameras, lentes, flashes, etc. NUNCA confie que eles não vão pifar porque são novos. Eles travam.
Mesmo que sejam 10 fotógrafos, ficar no cantinho da festa porque o obturador travou não dá.
5 - Cuidado com o backup dos seus arquivos. PELAMORDEDEUS, não coloque os cartões de memória na mochila dos equipamentos, quando terminar o evento. Compre aqueles estojinhos à prova d’água, coloque no bolso, na cueca, sei lá… Se alguém te roubar, equipamento vc compra outro. Foto de casamento dos outros, sem chance. Ainda vai tomar um processo (mesmo que imerecido)
Ah, saia dos eventos direto pra casa. Tenho uns conhecidos aqui em Maringá, saíram do casamento e foram comer lanche na rua. (Era um buffet zica, que não dá rango) PAraram o carro, dois fotógrafos e dois cines. Quando voltaram, tinham levado TUDO. Duas filmadoras, equipamento dos dois fotógrafos, filmes, fitas de video (Antigo isso, rsrsrs)
Imagina a situação: “Oi, noiva. Paramos pra comer um dogão na rua, e roubaram nosso equipamento com suas fotos e filme. Desculpa aí.”
6 - Tente fazer amizade com todo mundo. Aquele decorador chatíssimo que não deixa pisar no tapete, aquela promoter que fala mal de todo mundo… NUNCA fale mal de ninguém, rsrsrsrs… Quando te contarem fofoca sobre alguém, mesmo que você saiba que a pessoa não presta, diga “Nossa, que estranho, nunca percebi esse tipo de cosia dele(a)”
7 - Provavelmente, se você for atrás de fotógrafos da cidade, eles não vão te chamar de cara pra ir junto, porque:
a) Normalmente têm equipe montada, confiável, etc…
b) Não confiam de colocar um estranho, pode ser que não seja o perfil da equipe…
c) São receosos quanto a possíveis “espiões”, para tentar “roubar” contatos, copiar estilos, etc…
d) São marrentos mesmo, “novato que se exploda”…
e) Não têm um volume de serviços que justifique mais um na equipe, mesmo sem pagar…
Provavelmente vai aparecer alguém disposto a te ajudar. Mas se não aparecer, não desanime.
8 - Tenha “cara de pau”. Se ofereça mesmo. Faça ensaios, jantares de noivado, aniversários infantis, etc. Isso dá muita foto bonita, pra montar uma fanpage no facebook.
Por enquanto é isso… Não estão em ordem de importância, foi na ordem que veio vindo à mente. Quando lembrar mais, posto aqui.
Boa noite!