Boa noite! Vou dar os meus pitacos, não sou grande coisa, mas vivo de fotografia desde os dezessete anos, não sei fazer outra coisa da vida…
1 - Não cobre baratinho! Isso é o que se chama de prostituir o mercado. Se você não tem experiencia/coragem para cobrar, não cobre. Faça de graça, acho que nem “auxílio-gasolina” deve pedir. Faça pelo portfólio: “Fulano(a), vou fazer seu ensaio, em troca de portfólio, por isso não vou cobrar. Mas quero sua divulgação, etc…” Faça isso até se sentir seguro para cobrar o preço justo pelo seu serviço. Cobrar baratinho só te desvaloriza e te deixa com fama de “barateiro”. Fica difícil tirar isso depois.
2 - Se quer fazer eventos, vá às paróquias da cidade, sempre têm casamento comunitário. Ofereça seu trabalho como fotógrafo para os casais mais carentes, em troca da experiência. Muitas igrejas gostam dessa ajuda. Você ganha experiencia/mostruário e eles ganham o registro do evento. Todos saem felizes.
3 - Vá nas empresas de formatura. Aqui alguns vão me crucificar, “Ah, mas você quer que o cara treine foto nas formaturas dos outros?” Não. Partindo do princípio que o amigo já sabe fotografar, ele vai treinar o ritmo dos eventos, mesas apertadas, gente bêbada enchendo as paciências, vai ver se dá conta de ficar de madrugada com câmera no pescoço, fazendo 1200~1500 fotos na noite. Provavelmente será colocado pra fazer foto de mesa, é uma boa oportunidade pra “testar” se é tímido demais, ou se sai bem no meio do povão.
4 - Quando for pegar eventos seus, tenha certeza de ter pelo menos dois itens de cada: Cameras, lentes, flashes, etc. NUNCA confie que eles não vão pifar porque são novos. Eles travam.
Mesmo que sejam 10 fotógrafos, ficar no cantinho da festa porque o obturador travou não dá.