Como conseguir ???

Boa tarde amigos…
Venho com uma dúvida para ser respondida! :smiley:
Comecei a fazer alguns HDR’s há pouco tempo masss… não consigo o efeito que eu gostaria…
O meu primeiro HDR teve essa cara (alguns já devem tê-lo visto):

Porém, o que eu realmente gostaria de obter é algo como isso:

Por Eric Rousset

Por elementalPaul

Por asmundur

O que fazer para conseguir esse resultado? Isso é só HDR, ou é uma união de HDR e Dragan?
Espero que possam me ajudar! :smiley:
Abraços, muito obrigado e um bom feriado a todos!! :ok:

Pesquise por tone mapping. Vai começar a entender. Isso aí, definitivamente, (lá vem pedrada) não é HDR.

Mas te digo uma coisa… Há muuuuuito mais processamento aí do que um simples tone mapping. Vejo cut out, tonalização dividida, aréas em degradê e, talvez, alguma coisa de Dragan.

Vlw pela resposta Hyde…
Perguntinha… não é HDR? O que é então?
Achei que seria complicado… mas não tanto! :smiley:
Vlw pela resposta!
Abraços

Eu creio que eh HDR sim.

Pode até ter um HDR aí, mas essa pós é forçada de barra no tone mapping.

Nuncatrabalhei com a técnica, mas pelo que andei vendo o hdr tb proporciona esse tipo de efeito. Aliás, não creio que se consiga algo parecido com o Tone mapping. O Tone mapping degrada as baixas luzes e torna o efeito muito mais grosseiro. Mas concordo contigo que há outros fatores. em termo de tratamento, que ajudam a atingir este resultado.

Não, Spider. Apenas o tone mapping já é capaz de dar essa cara à foto. Lembremos que é ele o responsável pela falsa sensação de HDR em pós realizadas em uma única foto. Tanto assim que muito o chamam de falso HDR. É claro que não há falso HDR.

Ou é HDR:

Ou é falso HDR.
Que pode ser feito de maneira equilibrada:

Ou forçada:

Em ambas as fotos acima não há um nanograma de aumento de alcance dinâmico (por isso mesmo, tone mapping). O HDR só pode ser feito com a junção de 2 ou mais fotogramas, para se conseguir o aumento do DR.

Uma coisa que esqueci… Nos softs atuais o HDR é realizado junto com o tone mapping. Assim, o processo fica meio ‘invisível’ à nós. Um soft ou plugin próprio para HDR te dá muito mais possibilidade de acertos porque separa as fases. É claro que, se na fase do tone mapping o autor quiser forçar a mão, ele vai obter um resultado final parecido com a foto 3. Isso vai do (des)gosto do freguês…rs

Entao, hyde. Nas fotos apresentadas pelo George nao te parece haver um aumento desse alcance?

George Fetti, na boa, achei seu uso do HDR melhor que as demais fotos. Questão de gosto… Parabéns.

Na que ele fez (a 1) aparentemente há algum ganho, olhando a direção da luz principal da cena.

O problema são as outras fotos postadas por ele como exemplo de pós que ele persegue. Nessas outras só vendo o original (ou originais) para ter certeza se houve ganho ou não. Mas, com certeza, aquela cara é de tone mapping.

Valeu moçada… ta gerando uma discussão bacana…
Voltou à minha cabeça esse hdr quando vi alguns Dragan… e achei um pouco semelhante, entãoo por isso resolvi perguntar… se havia uma mistura ou era soh na produção do HDR e no tone mapping…
spegiorin… vlw pelo comentário cara! :ok:
Mas não sei pq eu gostei dos HDR’s que postei :smiley:
Muitooo obrigado a todos que participam deste post! :smiley:

Estou tentando criar algo próximo ao que eu postei…
Vamos ver o que vira! :smiley:

Hyde, eu continuo achando que essa terceira foto que voce postou eh muito mais grosseira do que as fotos que o George postou. Perceba que nas fotos dos navios nao existe perda de qualidde nas baixas luzes. Principalmente a primeira foto postada pelo george, a do navio 871, eh um trabalho muio bem feito.