Alguem sabe como faz? não pra corrigir completamente, mas pelo menos pra tirar aquele excesso de amarelo/alaranjado/esverdeado q e luz de poste provoca?
Tanto em RAW como jpg
Valeu!
Alguem sabe como faz? não pra corrigir completamente, mas pelo menos pra tirar aquele excesso de amarelo/alaranjado/esverdeado q e luz de poste provoca?
Tanto em RAW como jpg
Valeu!
Já tentou filtro?
Então, tinha pensado no caso de usar um filtro 80A, mas creio que não vá funcionar, pq a temperatura dessas luzes de rua são bem estranhas
Será que um filtro 80A junto com um FL funcionaria? mas ai perderia muita luz, pensei nisso pq qnd vc puxa a temperatura no RAW, ele tira o vermelho e a imagem fica toda esverdeada…
mas e na pós, alguem sabe como atenua isso?
Se vc conseguir calibrar com filtros vai ter um resultado melhor, pois vai equilibrar os tons na captura.
Teoricamente em RAW dá pra puxar o WB bastante, mas teria que ver. No ACR podedia dar uma acertada no WB e depois na última calibrar matiz e saturação de cada cor.
Acredito que fotografar um cartão cinza nessa situação de luz ajudaria bastante tb…
A dica do Leandro vai bem encima do que eu pensei, e faço nessas ocasiões onde a luz ambiente tá incomodando, a resposta é WB custom, Não sei como se faz na Sony mas não deve ser difícil, se nao tiver um cartão cinza na hora, use algo branco ou até a palma da sua mão iluminada pela luz como parâmetro de correção.
WB customizado na hora de fotografar e editar o WB no pós processamento. O LR faz isso com um botão…
Para JPG só tem uma única solução Expodisc/Expocap http://www.expoimaging.net
Em JPG só da para acertar pequenas variações, erros grandes vão dar um
trabalho infernal e a qualidade cai muito…
Exemplo de JPG com WB muito errado, uma kaka absoluta para “acertar”!
Não preciso mencionar que tempo é dinheiro…
Para RAW pode ir no esquema de cartão cinza+branco(Whibal) e/ou custom WB.
Aponta a digicam para algo branco e iluminado pela luz principal do ambiente, manda
um custom WB(a ultima opção de WB na Sony A200/300) e depois fotografa um Whibal
para ter referência.
Sendo uma fotografia noturna as cores nunca vão ser boas como uma diurna e é possível
que existam múltiplas fontes de luz com diferentes temperaturas…
Faz como o mencionado, na hora da conversão neutraliza a imagem(clicando no cartão cinza+branco)
e de posse da imagem neutralizada vai na mão ajustando para algo que fique mais bonito ou com
a “atmosfera” desejada.
A imagem neutralizada pode não ser o ideal/desejado, mas é recomendável sempre iniciar o processo
da procura pelo WB ideal a partir da imagem neutralizada, este é o “pulo do gato”.
BTW, mesmo perdendo luz com um filtro “80a(para luz de tungstênio)” vai ter ganho na
qualidade da imagem por estar equilibrando os canais RGB do sensor.
Nunca fiz o teste, mas é a afirmação de quem fez.