Como é que tira uma foto do sol assim?

Oi gente!

Como é que tira uma foto do sol assim?

[img=Explore | Flickr]

https://farm8.staticflickr.com/7321/11868981003_35006804bf_b.jpg

[/img]
by , on Flickr

Assim como? Tipo estrelado? Fecha o diafragma.

outra maneira seria usar um filtro cross screen mas ai não apenas o sol mas todo e qualquer ponto brilhante ficaria com essa caracteristica

Ué?

Então basta fechar o diafragma, tipo uns f/15 e o sol fica estrelado?

Mas ai a foto vai ficar muito escura, vai aparecer o sol, mas o restante fica muito escuro… Será que esta ai tem algo de especial, sei lá, um filtro, ou seria tratamento da pós para manter tudo claro? No exif não mostra o f.

Poxa…bota num tripé e aumenta o tempo de exposição. Simples assim. :wink:

hum… :ponder:

Vou tentar fazer, pena que é de noite agora…

Mas e aquele papo que não pode fotografar o sol, que pode prejudicar o sensor da máquina?

Valeu!

Não tem nada especial. Abertura pequena e exposição “normal”, com compensação a gosto.

Algumas lentes vão dar uma estrela melhor que outras. Diafragamas com número ímpar de lâminas normalmente dão estrelas com mais pontas.

Dá nada não. O máximo que pode acontecer é a sua camera ficar meio capenga. :smiley:

puts…

E eu com medo de tirar foto com o sol aparecendo!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Quando eu fizer uma, ponho aqui.

valeu!

Então um diafragma com 5 lâminas vai formar estrelas com mais pontas que um com 12?

Quase, 5 dá 10 pontas, 12 são 12 pontas.

tabelinha aqui:
http://www.kenrockwell.com/tech/sunstars.htm

Hehe, se vc tem uma lente com diafragma de 5 ou de 12 lâminas, provavelmente não precisa da minha resposta!..

Além do número de lâminas, a forma delas também é importante. Lâminas retas dão estrelas mais pronunciadas, porém geralmente têm pior qualidade do desfoque, e vice-versa. Mas existem vários outros fatores: ângulo da lente, revestimento ótico, concentricidade e precisão da abertura do diafragma…

Fotografar o Sol pode dar problema se vc usar longas exposições, tente não passar de 1s.
Acredito que para essa foto ele não tenha usado nada mais lento que 1/40, não tem necessidade de longa já que o por do sol é bem iluminado!
O resto já explicaram muito bem.

Boa. Não sabia, mas mesmo sendo Ken Rockwell, faz sentido.

Meu voo atrasou. Fiz aqui um testezinho com a grande Rokinon 12mm f/2 em f/16.

by , on Flickr

p.s. meu sensor tá sujo de dar medo. Tomara que dê pra limpar… :ponder:

Essa sujeira da direita ta tão nítida que pensei q era no meu monitor :hysterical:

Passei o dedo pra tirar.

:aua: :aua:

X2, tive que dar scroll aqui para ter certeza que não era meu monitor também .

x3

Oi gente!

Andando por ai, domingo resolvi testar, parei no asfalto mas não era um lugar bom de parar então rapidamente tirei as fotos e saí fora. Detalhe, eu parei em uma ladeira e tanto, mas parece plano!!! Ainda não acertei fazer foto em descida ou subida, não me lembro de nenhuma que desse a verdadeira impressão de estar subindo ou descendo.

Coloquei a máquina em F/22, sem filtro nenhum e tirei várias fotos com velocidade de 1/3200 até 1/60.

Esta foi a melhor foto: F/22 - 1/320 - ISO 100 - 18mm A lente do kit 18-55mm deu 14 pontas…
[img=Domingo de Sol | Estrada Valença RJ a Rio Preto MG. | Manoel Jr. | Flickr]

[/img]
by , on Flickr

Da sequencia de fotos que tirei, a foto que deixou o sol com pouca luz ficou o restante preto, já a foto que mostrou a paisagem bem, deixou o sol uma grande mancha branca no céu… Sem editar no LR nenhuma prestou. Acho que existe um calculo para situações assim, de que se mede a foto na parte mais clara e depois na mais escura, mas não me lembro exatamente o que é feito.

Vou ver as especificações das minhas lentes, para saber o número de pontas e tal. Depois farei um teste com todas elas e os filtros, mas ai em um lugar bonito para a foto valer a pena.

Valeu!