Resolvi abrir aqui um tópico para podermos elencar e debater as experiências sobre venda de fotos em plataformas de fotografia esportiva.
Para os que talvez não conheçam, existem sites que são uma espécie de “Uber” de fotografia. O tema principal destes sites são eventos esportivos, sendo o mais comum as corridas de pedestrianismo (corrida de rua, montanha, trilha e suas variações), depois as corridas de bicicleta e por fim os multiesportes (Triathlon, Aquatlhon, Duathlon, Biatlhon, etc.).
Algumas plataformas até trabalham com outras modalidades, porém, devido ao custo baixo da venda unitária das fotos, outros esportes acabam não sendo tão procurados nestas plataformas.
O “Uber” é porque basicamente qualquer um pode se cadastrar e se inscrever para fazer a cobertura de determinada corrida. Corridas de rua costumam ter entre 200 até 10.000 participantes (algumas como a famosa São Silvestre chega a ter de 40.000 a 60.000 participantes).
Destes participantes, sempre tem alguma porcentagem que vai se interessar em pagar de R$5,00 a R$35,00 por uma foto.
Então quem trabalha para estes sites acaba ganhando na quantidade visto que o ticket médio é relativamente baixo se comparado com vendas de ensaios por exemplo.
Este negócio utiliza a famosa estratégia da “inversão de risco”, onde o fotógrafo inicialmente não cobra nada para fazer a cobertura, e posteriormente as publica e vende na plataforma.
Como falei, o risco aqui acaba sendo para o fotógrafo, pois caso ele não saiba compor e captar uma imagem que seja pelo menos melhor do que qualquer foto feita de celular, ele não irá conseguir auferir lucros. Além do que, ele tem também os custos indiretos para se deslocar até o local do evento, custo de oportunidade, custos do desgaste do equipamento (vamos falar disso logo mais), além do risco de danificar ou ter seu equipamento subtraído.
Por outro lado, para alguns, de certa forma esse mercado acaba gerando alguma renda. Comenta-se entre os fotógrafos que a expectativa de venda é entre R$200-500, mas tudo pode acontecer.
Como mencionei, um dos maiores desafios é ter um equipamento que seja robusto e ágil para conseguir registrar a maior quantidade de fotos possível. A questão é que esse tipo de evento requer o estilo de de fotografar “Dedo Feliz” (ou Spray and Pray - meio que clicar e torcer em inglês). Assim sendo, é bem comum se fazer 5.000 a 20.000 fotos em um evento. Se pensarmos que uma câmera fotográfica de entrada é planejada para fazer 100.000, então é certo que rapidamente teu equipamento irá se depreciar.
Eu particularmente sou corredor de rua, então vou falar os sites que eu costumo ver fotógrafos (mas certamente tem outras dúzias desses sites). Os que vem em primeiro na mente pra mim são:
FOTOP
Foco Radical
De Olho no Atleta
Sport Click
Aqui tem um vídeo de um colega corredor que menciona alguns que ele conhece, só faço um parênteses que o vídeo já está um pouco datado (2017) então a questão de valores e sites mudou um pouco.
Agora vamos começar a elencar as estratégias para vender bem nas plataformas e também debatê-las.