Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...

De buenas? :smiley:
Minhas perguntas abaixo vão parecer de novato inexperiente, não se assustem, é verdade… :hysterical:

To começando agora e não tenho as manhas, sei que é importante ler livros, cursos, e etc.
Mas não consigo aprender desta forma, preciso ver na pratica, e praticar, então vejo vídeos e participo aqui do fórum MF. :smiley:

Vejam a foto abaixo, ela nao tem edição nenhuma, ainda nao aprendi a fuçar nos software da camera.

by , no Flickr

Canon EOS REBEL T5
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 III
ƒ/5.6
53.0 mm
1/80
iso 400
Flash (desligado, não disparado)

  • Fotometria

Era 8 da manha e tava nublado.
A 18-55 em 53mm fecha o diafragma pra f5.6 entao eu estava com a lente mais aberta possivel.
A exposição ideal seria a cima de uns 1/125 eu acho, mas tive que por o obturador mais lento em 1/80 pra nao fica escuro.
Usei um iso 400 que pensei ate ser muito alto, mas sera q um 800 tinha ficado melhor? talvez eu pudesse por o obturador a 1/100 com iso 800?

  • Foco

A foto ta um pouco fora de foco, eu foquei no rosto da menina do meio.
Será que se eu tivesse fechado mais o diafragma, nao teria ficado mais focado?
Porem ai eu teria q diminuir o obturador lá pruns 1/60 e com criança se mechendo ia fica pior.

  • Enquadramento

Sei que ficou estranho.
Mas se eu deixasse as crianças retas na horizontal, eu iria pegar a parte de cima dos baloes que atras era um terreno aberto e feio, cheio de carros.

Outra coisa que me atrapalha nessa hora é o oculos que me afasta do viewfinder, e eu nao consigo ver as bordas do que estou fotografando, nesta foto por exemplo eu poderia ter deichado a menina da esquerda mais inteira e menos balão.

Neste caso eu acho que assim esta menos pior.
O q vcs acham, era melhor enquadrar somente as crianças e ficar torto, ou ficar reto mas com um fundo muito feio?

  • Flash

Neste caso o flash poderia ser usado? mesmo de dia? tinha ajudado a aumentar o obturador e manter a fotometrica correta?

Desde de ja Obrigado a todos :smiley: :smiley: :smiley:

pelo exif vc citou 5.6,mas no texto fala que deixou na maior abertura possivel…mas a maior abertura dela eh 3.5!Realmente,para fotos de grupo,manter o foco em todos,tem que se fechar o diafragma mesmo.Quanto a iso,nw existe um valor X especifico(exceto em dias de sol)O que tem que ser revisto,eh sobre a fotometria,a forma que vc faz,se vc compensa ou nw.E sobre a composicao,ta estranho pacas,mesmo na horizontal ficara feia,pois vc mesmo disse sobre o fundo…mas para treino ta valendo.Se for ensaio e remunerado,tem que procurar outro local.Bom,opniao minha ta,vamos esperar alguem com mais experiencia comentar!

Quanto à composição, talvez se abaixar até o nível das crianças ajudasse. Note que elas tiveram que ficar “olhando para cima”…, em uma posição meio estranha.

Cara, primeira coisa: Se vc vai fotografar pessoas, mesmo em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.

Segunda coisa: não tenha medo de ISO alto. Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

O foco não minha opinião é o mais xarope na fotografia, ou vc tem o olho bom ou tem que confiar na camera, o que nem sempre da, então sempre confira a imagem na revisão ( quando der, claro ) pra ver se ficou focada.
E claro, em 50mm ou mais, menos de f8 provavelmente não vai ser suficiente pra deixar todos em foco, prq sempre vai ter alguem mais a frente e outro mais pra traz.

A composição da sua foto até achei legal, só fecharia um pouco mais nas crianças.

A 18-55 é chata :D, você foca e parece que ta fora de foco (mesmo no foco), a nitidez dela não é das melhores, ainda mais na abertura máxima ai parece que ta fora de foco. A profundidade de campo é inevitavel em distancias focais maiores…pra reduzir isso use ela em 35, 24mm quando for fotografar grupos, vai ter que se aproximar (quando der), mas evita deixar pessoas desfocadas.

Lembrando que o viewfinder tem um pequeno ajuste de foco…experimente tirar os oculos e fotografar sem ate pegar mais confiançaa.

Mas eu tava em 53mm, e aqui essa era a abertura máxima :frowning:
pra fica em 3.5 eu tinha q puxar nos 18mm e tinha uma mesa na frente, eu estava meio longe das crianças.
pensando agora, eu deveria ter levado eles mais pro lado onde não tinha mesa. :frowning:

A menina da esquerda e minha filha, e os outros dois são coleguinhas de escolinha. Eu comprei essa câmera pq queria tirar fotos boas, da família, amigos, em viagens, passeios e etc. Nao pretendo trabalhar com isso ou vender esse tipo de trabalho, só quero boas fotos que eu nao conseguia com a compacta e em modo automático.

Sobre a fotometria, eu nao fiz nenhum ajuste na camera, vi que tem opção pra compensação, tipo, eu mecho num treco ali que ele tira 3 fotos, uma como esta a camera, uma mais escura e uma mais clara, é disso que estas falando?

Cagada 100% minha
Deveria ter me abaixado mesmo. :clap:

Flash :ok:
ISO :ok:
Mas o que seria um rebatedor?

:smiley: :ok:

Tenho -11,0 de miopia, a regulagem dele não me fez nem cocegas sem óculos :o
Então regulei ele usando o óculos, mas ai fico longe dele e nao vejo tudo.
lente de contato ja usei e nao consigo ficar com ela no olho, me da uma agonia …

:ok: :ok: :ok: :ok:
Obrigado a todos pelas dicas, no meu caso elas são valiosas!

é q nem eu falo sobre o corredor polonês, gosto de postar lá pq só vou levar paulada :hysterical: :hysterical:
Mas sao essas pauladas que me ajudam a saber o que estou fazendo de errado. :ok:

Abraço! :slight_smile:

Vamos lá.

Fotometria: fotômetro no meio não significa exposição correta. Significa exposição cinza médio. Se sua foto tem mtos tons médios (cinza do asfalto, verde da grama, vermelho sangue por exemplo) o meio será correto, mas se tiver mtos tons claros (branco, azul bebê), colocar o fotômetro no meio fara com que esses tons não fiquem claros, mas sim médios, ou subexposto. Ou seja, quando os tons são claros vc deve colocar o fotômetro acima do meio. Se forem brancos, por exemplo pode precisar colocar até quase dois pontos acima. A mesma coisa o inverso. Se os tons forem escuros, vc precisa compensar o fotômetro pra menos.
Na sua foto, acho que poderia subir a exposição talvez em 1/3 ou 2/3 de EV.

Foco: A foto está levemente fora de foco mesmo. As vezes acontece. Não acho que tenha sido questão de profundidade de campo. f/5.6 em APS-C, pra mim, é suficiente pra colocar todos em foco nessa foto.

Enquadramento: Geralmente, como dizem, é melhor fotografar no nível dos olhos das crianças. Fotos em mergulho podem ser legais, mas tem que saber trabalhar dessa forma.

Flash: Flash pode ser usado de três formas, como luz principal, modificador e preenchimento. A luz está chegando legal nas crianças, de forma lateral e suave. Nesse caso, eu usaria flash apenas por preenchimento, pra clarear um pouquinho as sombras, principalmente da crianças da esquerda. Dessa forma, vc mantém a fotometria e coloca o flash com uma potência relativamente fraca e frontal.

A T5 deve aguentar ISO tranquilo até 1600. Sua lente é escura, então eh melhor subir um pouco o ISO e deixar o obturador mais rápido. Como disseram, é melhor ter um foto com um pouco de ruído que tremida/borrada. Mas se quer ganhar um pouco mais de luz, pode pensar em uma lente zoom standard f/2.8, como a Sigma ou Tamron.

Pow, vlw Rafa. :ok: :ok:

Esse negocio de compensar a fotometria conforme os tons eu ainda não tinha ouvido falar, vou começar a fazer.

Eu acabei de pegar minha 50tinha, usada e bem baratinha, de um camarada aqui na City, agora me falta uma zoom mesmo, porem as 2.8 são um pouco carinhas… Tenho um camarada do Rio que tem uma 75-300 f4 se não me engano, e bem provável que eu pegue essa.


IMG da internet

Rafa
É a esta barra que voce se refere correto?

Voce disse para eu compensar mara cima (+) quando for motivos claros/brancos.
Fiz isso e ficou saturado, nao seria ao contrario?

Quando tiver tons claros, movo o indicador da barra para a esquerda (entendo como abaixo) escurecendo a foto.
Quando tiver tons escuros, movo o indicador para a direita (entendo como acima) para clarear a foto.

Seria isso ou nao entendi bulhufas de nada? :assobi:

Como assim saturados? Não entendi o que vc quis dizer.

Acho que ele quis dizer superexposta!

Não perguntou pra mim, mas é essa barrinha mesmo… Só que o Rafa tinha dito pra vc aumentar para 1/3 (primeiro “pauzinho” depois do 0) ou 2/3 (primeiro “pauzinho” antes do 1)…

Nao sei o termo correto, vou tentar explicar.

Aqui eu deixei a foptometria em zero, onde a camera disse que era o correto.

by , no Flickr
ƒ/2.8 50.0 mm 1/400 400 Flash (desligado, não disparado)

Aqui deixei acima (para a Direita) em +1

[img=+1 | Apenas usando este album como armasenamento para poster… | Flickr]
https://c1.staticflickr.com/1/421/19180728428_38282bbcdf_z.jpg

[/img]
by , no Flickr
ƒ/2.8 50.0 mm 1/200 400 Flash (desligado, não disparado)

Aqui deixei acima (para a Direita) em +2

[img=+2 | Apenas usando este album como armasenamento para poster… | Flickr]
https://c1.staticflickr.com/1/503/19180727318_65b26ea800_z.jpg

[/img]
by , no Flickr
ƒ/2.8 50.0 mm 1/100 400 Flash (desligado, não disparado)

exatamente o que o rafa falou!Qd fotometrar em algo preto,faca o contrario.Fique atento ao histograma,se colocar em +2 dependendo do branco,podera perder informacao

ta certo,nem me liguei nos 53mm do exif.E a lente eh variavel tb…

Aprendendo mto nesse post!
Obrigada!! :smiley:

aqui tem muitas informacoes sobre fotometria…entendi muita coisa por esse topico! [ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual

A fotometria tbm depende da maneira que está sendo analisada pela câmera, Matricial, Parcial, Pontual, isso altera e muito o resultado da foto dependendo do motivo…

Caro Gilberto, no início o entendimento da fotometria, realmente causa um nó na nossa cabeça !!
O link citado acima pelo Silvio é excelente e também aprendi muito com ele.
Algumas dicas e pontos para que você possa refletir e depois procurar informação adicional.

1- Ler e entender como o fotômetro da câmera trabalha, que ele lê a luz refletida e não a incidente. Como padrão o ponto “0” da barrinha de exposição significa uma exposição equivalente a um cinza médio (ou mais técnicamente que reflete 18% da luz) - não pense em cores, mas sim em tons - assim temos o amarelo claro, escuro e o médio e por aí vai.

2- Inicialmente em uma grande maioria de situações deixar o fotômetro no centro (zero) garante a foto, muitas vezes com boa exposição e é uma forma conservadora para não perder a foto (normalmente evita estouro nas altas luzes)

3- Conforme for refinando o conhecimento verá que muitas imagens ficarão “planas”, sem contraste, sem graça e muitas sub expostas ao zerar o fotômetro…

4- Aqui começa a brincadeira: primeiro entenda como a câmera mede a luz e o que significa os modos matricial, ponderado ao centro, pontual, etc…

5- Utilizar o fotômetro em pontual é um exercício legal para “ler” a luz da cena, entender como cada objeto reflete de forma diferente a luz, etc…

6- Leia um pouco sobre o sitema de zonas do Ansel Adams, o conceito é importante para pensar em fotometria de forma mais precisa.

7- Compre um cartão cinza - olha muitos vão te falar que é bobeira - realmente não o utilizará no dia a dia, mas é muito legal utilizar o mesmo como exercício de aprendizagem.

8- Na foto que postou com a parede branca, poderia fazer o seguinte teste:

  • Colocar a câmera em medição pontual.
  • Imagine a sua barrinha de fotometro como uma escala onde o -2 (seria próximo ao preto) 0 (cinza) e o +2 (seria próximo ao branco).
  • O fotometro em pontual não mede a luz da cena, mas sim pontualmente do objeto que se encontra no centro do visor.
  • Pois bem deixe a sua câmera em modo monocromático (Preto e branco), preencha o centro do visor com a parede branca, e deixe o fotometro centralizado em ZERO (Barrinha no meio) - registre a foto e veja o resultado a sua parede branca saíra na foto mais próxima do cinza (foi o que você disse para a sua câmera ao centralizar a barrinha)
  • Agora faça o mesmo procedimento acima e coloque o fotômetro em + 1 2/3 (última barrinha antes de chegar ao +2), veja a foto - a parede se parece mais com o branco - pois você disse para a sua câmera que ela era quase dois pontos mais clara que o cinza médio (fotômetro no centro)
- Se tivesse o cartão cinza poderia fazer mais um teste interessante, cole ele na parede, e faça a fotometria (em modo manual preferencialmente ou AV e TV e depois bloqueio de exposição) com o cartão cinza preenchendo o centro do visor - aqui você já sabe que este cartão é padronizado e é cinza médio, portanto repasse esta informação para a sua câmera, coloque o fotômetro no centro - barrinha em zero - recomponha a cena (lembre-se para todos os testes se estiver em Av ou Tv - utilize o botão de bloqueio de exposição antes de recompor "*" pois senão a máquina mudará os parâmetros, no caso de fotografar em manual não é necessário) - registre a foto - veja o resultado - a parede se aproxima do branco, o cartão do cinza médio, etc.. 

Os testes podem parecer simples, e muitos podem pensar “não vou utilizar este cartão no dia a dia” - e realmente não irá, mas as informações fazendo os testes irão sedimentar, pelo menos foi assim comigo…

Outro detalhe - não utilize o flash nos testes. Depois de aprender os conceitos acima, aí começa outra luta para entender como o flash se comporta e interpreta a fotometria… Bons estudos!!!