Oi, pessoal! Tudo bem?
Quais seriam as dicas de iluminação para fotos de cupcake em estúdio?
Abraços!
Oi, pessoal! Tudo bem?
Quais seriam as dicas de iluminação para fotos de cupcake em estúdio?
Abraços!
Com a camera!!!
To brincando… Isso q vc quer eh fotografia de gastronomia. Acho q um flash externo fora da sapata e o pop-up suavizando sombras eh o minimo do minimo q vc precisa, ou uma boa luz continua vindo de varias direçoes. Um fundo branco ou uma mesa posta com “tudo novo e limpo” tb eh uma opçao.
Assisti uma sessao de fotos de sushi e o cara usou minha D7000 + tamron 100mm 2.8 macro + SB900 como flash principal e um SB600 como suavizador de sombras, ambos controlados pelo pop-up. Teve um resultado muito bom! Umas fotos apareceram um granito preto da sushi house. Em outras, coloquei as travessas num puff cubico vermelho q tb ficou show!!! A maioria foi em close, sem aparecer a travessa ou prato e particularmente, prefiro o prato ou travessa na foto.
Oi, Mad! Pensei que não precisasse usar a câmera… Brincadeirinha! hahaha
Tenho flashes de estúdio, snoot, hazy, sombinhas e rebatedores. Mas qual seria um esquema de luz ideal? O que usar e onde colocar essas luzes?
Abraços!
Não existe a fórmula certa, depende da sua proposta de trabalho, ja fiz fotos de cupcake onde usei só um soft box mini em cima, mais nada, outras onde usei uma sombrinha p/ uma luz vindo de trás e um soft na frente, outro esquema onde usei 6 fontes de luz… entre outras dezenas de esquemas de iluminação, vai da sua proposta de trabalho, ou do que o cliente pedir
Sou amador e faço isso com frutas e flashs externos portateis, soh pelo aprendizado mesmo. Eh como leonobox disse: varia de 2 a 6 fontes de luz e de acordo com o equipamento q vc tenha disponivel.
Em breve, compro mais um tripe, 2 sombrinhas, suporte para flash e sombrinha pra incrementar meu aprendizado.
Da para ter bons resultados apenas com uma fonte de luz e trabalhos com rebatedores, ou seja, simples e funcional.
Mas depende da proposta realmente.
Ja fiz umas fotos de pratos com uma fonte de luz e o resto com rebatedores apenas.
Pensei que houvesse uma iluminação base para fotos de cupcake, para a partir daí experimentar outros tipos de luz. Fiz alguns bons testes com um hazy e um rebatedor, mas tive alguns problemas. O cliente quer fotos que não mostrem o brilho do flash. Como a massa é molhadinha e o recheio de chocolate é bem cremoso, não consegui retirar o brilho. Como devo proceder nesses casos? Onde posicionar, quais e quantos flashes devo utilizar para eliminar o brilho?
Ele quer um cupcake fosco e sem graça? E cada exigencia maluca…
Para fugir dos brilhos tem que conhecer a familia de ângulos e isso só a forma do objeto vai te dizer.
Outra possibilidade é usar um polarizador, mas pode perder o brilho em outras portes importantes da foto.
Outra é retirar na pós.
Se já não conhece, recomendo que compre o livro “Luz, Ciência e Magia”.
Esse eu tenho e recomendo: te ensina as bases do comportamento da luz e sua reflexao. Soh no final eh q mostra um esquemas de luz como nos livros de fotografia de estudio.
“Teoricamente” para um resultado próximo ao que deseja, experimenta fazer com contra-luz e rebatedor… aí entra o que o Hyde falou… tem que experimentar os ângulos para tornar o bichinho “mais apetitoso”. ângulos tanto da luz contra, quanto dos rebatedores. Normalmente procura-se ressaltar a textura e isso se faz com LUZ… e SOMBRA. Não é uma tarefa das mais fáceis. Uma lente macro também ajuda. Mas o principal mesmo é saber “o que o seu cliente deseja” que seja mostrado. O que chamamos em publicidade de “briefing”. E como o Leo disse… não há receita… é prática, observação, persistência e experimentação.
Ah… a melhor parte… é que vc pode comer as modelos depois…rsss (não adianta, eu tento ser sério mas tenho um péssimo hábito de não conseguir - crise dos 40 anos…rss).
Abs.
Conversei com ele e disse que o brilho torna o bolinho mais apetitoso e fresquinho. Como ele não quer muito reflexo, estou tentando minimizar o máximo possível.
Bacana! Muito obrigado pela dica! Vi que está R$ 85,00 no Extra.
Melhorou. Testei com hazy também.
Uma lente macro também ajuda. Mas o principal mesmo é saber "o que o seu cliente deseja" que seja mostrado.
A macro 100mm, né? Por enquanto estou sem dinheiro para comprá-la. rs Aliás, quanto se deve cobrar por cada foto de cupcake? Serão 6 fotos para folder. Os cupcakes são produções caseiras, feitos por um casal que começou a fazer os bolinhos recentemente.
Ah... a melhor parte... é que vc pode comer as modelos depois....rsss
Não aguento mais comer cupcakes. rs
entrei no post de curioso.
E acabei de comprar o livro.
Obrigado pela dica Mr. Hyde