Como fotografar eventos: guia para não errar

Também achei que como uma receitinha de bolo foi bem legal a explicação dele.
Não é o que eu teria dito para um iniciante fazer, mas provavelmente por falta de prática minha com modos semi-automáticos.

ISO alto em ambiente escuro acarreta em ruído em qualquer câmera que seja. Uso a 6D e é uma grande de uma mentira isso de ISO alto e imagem limpa fotografando no escuro.

Se não tiver condição razoável de luz, em ISO 6400 tem ruído pra caramba, sim.

O canal do César é legal. Mas na minha opinião não existe canal perfeito de fotografia em português no Youtube (nem canais gringos).

Saudades do vlogdozack. Puta conteúdo técnico sobre equipamentos e uma produção que deixava qualquer canal brasileiro no chinelo, mas no chinelo mesmo.
Mas, também tinha seus pecados.
Em relação a canais de Youtube, o ideal é pegar o melhor de cada canal, fazer uma análise crítica e formar sua opinião.

O Vlog do Zack eu ainda acompanho no Patreon e é muito bom mesmo mas seu foco é em equipamento.
Para técnica realmente existem outros mas a maioria do que se pode ensinar em fotografia já foi postado por canais em português e em inglês. O que ocorre é que sempre tem alguém trazendo o assunto com uma roupagem diferente ou uma ótica diferente. E isso é bom.

Embora eu ache que há momentos que uma foto precisa ser registrada, mesmo que as vezes a gente precise abrir mão um pouco da qualidade. Câmeras Full frame tem ótimo ISO até 5.000 no máximo. Mas se usar abaixo disso, a qualidade da imagem é fantástica, mesmo numa fullframe mais antiga.

Em relação a APSC, o meu limite de uso em eventos é 800. Prefiro super expor a imagem em RAW e depois corrijir no Lightroom a exposição, os tons de branco e de preto na imagem, realces e contrastes. Quando usamos a compensação de exposição, fazendo a foto ficar superexposta, é mais fácil usar ISOs altos - recuperamos as partes claras tornando-as escuras, com mínima perda de nitidez nas áreas escuras da imagem. Essa técnica funciona e dá certo. Mas é claro que há um limite de superexposição (+1 normalmente) e requer treino em ambientes escuros.

Cara, eu nunca tive dificuldades com flash e ISO no automático. Tem que tomar cuidado com umas cascas de banana, tipo o sujeito próximo e nada no fundo, que vai enganar o flash e dar sobrexposição, mas pra eventos tipo festa usei muito sem grandes problemas. Estando atento, uma ou outra situação joga no manual e boa. Tava revendo aqui umas fotos que fiz no Carnaval pra referência, o iso automático chegou a 6400 na D810 (em função do ambiente escuro de baile) e o flash preencheu direitinho. Talvez o YongNuo não consiga os mesmos resultados com sua Canon por alguma incompatibilidade pontual com a câmera. Como eu sou chato eu uso a D810 com o SB-5000, aí isso pode acabar fazendo a diferença.

Eu lembro que o rido da camera Sony Alpha e 1600 eh estremamente feio e agressivo.
Depende muito da camera.

Eu sempre achei blogs de strobstas muito melhor do que canais de foografos no YouTube. Mas as pessoas parecem gostar mais de ver videos do que ler e ver fotos.

Entao a epoca dos grandes blogueiros com impressivos conteudos emperrou na decada passada.