Bem interessante o duro e repetitivo trabalho de fazer o setup inumeras vezes , por longas horas até conseguir uma foto assim.
Parabéns pra ele.
Olhei a foto pensei que fosse coisa do Marcelo Cavalcatti.
Pensei que fosse dele também
Que momento!
Nikon D800 é uma câmera das antigas. :ponder:
Pode estar defasada tecnologicamente, mas ainda é um maquinão.
Do jeito que o cara escreveu parece que o clique foi feito com câmera de fole. :hysterical:
:hysterical:
Provavelmente não é da área, viu apenas que estava descontinuada no site e achou que seria um fato relevante kkkkkkk
Especialmente pq esses dias ele estava fazendo exatamente isso de tirar foto de raio, inclusive acho que deu um workshop. Vai ver o cara pode ser aluno do Marcelo.
Olha a última postagem dele no insta:
https://www.instagram.com/p/ComugEoLudx
Cara, isso é muito bonito. Esse processo de fotografias incríveis que são caçadas. Você tem que caçar a cena, o momento. Haja persistência, não deu hoje, volta amanhã, depois de amanhã, semana que vem, mês que vem ou no outro ano. A pessoa persegue a foto até conseguir.
Exato. Fotografia de paisagem é um misto de talento, sorte e muuuuita paciência e perseverança.
Não sei porque, quanto mais paciência e perseverança mais sorte se tem… rs.
Com certeza.
Precisa de tripé, intervalômetro (se a câmera não tiver) e um filtro ND. E, claro, uma tarde com relâmpagos e um tanto de sorte de o relâmpago cair no lugar que a gente quer. Nesse caso, 500 fotos de 13 segundos cada dá 1 hora e 48 minutos.
Aqui o cara estava no lugar certo na hora certa, e isso tem bastante mérito. Mas a técnica é a mesma.
Self timer das Canon quebra o galho se conseguir longas exposições, são até 10 Fotos seguidas.
Se conseguir 30s, já fica 5 minutos sem operar a câmera.
Isso é relativamente recente nas câmeras. Minha Fuji faz até 999 fotos sem muito choro, as . Mesmo a D800 citada tem isso. Ainda assim eu prefiro usar o intervalômetro externo. Mas tô por fora de como as Canon fazem.
O pessoal fala que foto de raio assim tem que deixar a câmera rodando no modo Bulb com o intervalômetro do lado, ou programar se a câmera tiver o interno. Ficam sempre em longa exposição, imagino que de uns 30 segundos mesmo.
Longa Exposição assim é meio chato de fotometrar, primeiro porque a cena pode mudar durante a captura, segundo porque devido ao contraste, às vezes alguma parte fica sub-exposta enquanto outra estrapola branco e acaba vazando para outras áreas.
O pessoal usa também um aplicativo para planejar as composições. Sei que tem o Photo Pills e o “The Photographer Ephemeris” (haja “ph” kkk). Eu tenho o PP, acho legal, mas não uso muito assim, agora quem faz mais foto de paisagem e saber usar consegue umas boas fotos.
Tanto o PP quanto o TPE são muito bons para fazer aquelas composições do tipo “assunto com a lua atrás”, tem um deles que mostra inclusive a lente que se deve usar para se conseguir determinada proporção Assunto/Lua.
Na canon tem desde a T3.
É útil nas câmeras que ela não colocou o intervalometrô.
Com Magic Lantern?
Nativo.
É a terceira função do timer, geralmente.
Tem o 2s, o 10s e o “C”, esse “C” é a quantidade de fotos feitas em sequencia, vai de 1 até 10.
Essa função tenta fazer todas as fotos em 10 segundos.