Como "mandar" no ponto de foto estando no modo automático.

Gente, antes eu usava uma nikon D3100 e sempre no foto automático, só que mesmo assim dava pra mexer o ponto do foco e ir pra onde eu quisesse, assim ficava suuper mais fácil focar no detalhe certo onde queria, agora to com uma nikon D610 e não consigo fazer o mesmo, ela coloca o ponto de foco onde acha melhor, ai tem que ficar fazendo o foco várias vezes pra ir pra onde quero e nem sempre fica nos olhos onde gosto de focar, o único jeito que encontrei foi usando foco manual, mas não gosto de usar, ainda mais pq faço festas infantis, tem que ser tudo muito rápido, então o foco tem que ser automático, alguém poderia me ajudar com isso?

Desde já agradeço!

Ligia, isso é porque está usando o foco no modo AF-A( automático, mas a câmera escolhe o local para foco ).

Altere para AF-S com apenas o ponto central como foco( S, e não 3d, 9, 21, 39 etc. ). Aí você poderá alterar o local do ponto de foco pelo botão na parte de trás do corpo.

E belo upgrade de corpo. Saiu de uma DX de entrada para uma FX. Parabéns!

Ligia, sem querer ser hostil mas, ler o manual tbm ajuda.

Por mais que vc já estivesse acostumada com o sistema Nikon sempre é bom ficar a par. :ok:

Isso, dadozen ja explicou tudo.

Ligia, precisa ler o manual. Tem tudo isso e muito mais! Hehe

Muito obrigada dadozen :smiley:

Raphael, ela não veio com o Manual, ai achei mais fácil perguntar aqui.
Mas vou ver se encontro algo na internet :wink:

A alavanca que altera o foco para Manual, AF-S e AF-C tem um botão em cima dela. Aperta ele e gira a roda que altera a velocidade simultaneamente que você vai ver mudar o tipo de focagem para os mais diversos tipos (só tirar do AUTO e alterar para 5).

e muito importante ler o manual todas as vezes que for necessario,
sempre ha mudanças de um modelo para outro.
Pode pegar a informaçao no site “nikonusa.com
Uma vez ,fiz uma compra no japao, recebi todos os manuais, em “japa”,
ali copiei tudo no site da marca.
Boa leitura, bom aprendizado…
abs.

Ah, só uma dica: ao invés de ficar alterando o ponto de foco, é mais fácil focar utilizando o ponto central e alterar a composição da imagem. Menos tempo perdido, menos botão pra apertar e quem for o assunto da foto espera menos tempo também.

Ai, já li o manual, já mudei pra AF-S, já fucei, já mexi em tuuudo, mas o ponto do foco não da pra levar pra onde eu quero apertando OK e usando o seletor múltiplo como diz no manual, os pontos de foco continuam indo onde querem e a cada click em um lugar. Desistindo :aua:

Ligia, use esse: http://download3.nikonimglib.com/archive1/CRkGF00TCm2J00VTTiA73YfEnI81/D610_US(Pb)01.pdf

Esse mesmo que eu to usando Raphael, já fiz o que o manual diz :frowning:

Ligia, quando você olha no viewfinder, você vê o quadrado preto central no meio? Não se esqueça que você deve mudar o sistema de foco para S também( além do AF-S ), que utiliza um único ponto de foco. Se continuar usando mais de um ponto, ele vai utilizar o melhor ponto de foco entre todos esses pontos.

Além das dicas dos colegas verifica se a chave do foco não está travada, ela fica abaixo do botão ok :

Se ela estiver travada vc não consegue mudar os pontos. :ok:

Sim, menos tempo perdido e mais foco perdido também né? Manda ele recompor usando f/1.4 ou f/1.8 que vai sair uma beleza de foto!

Já consegui gente, no fim era coisa simples kkk.
Muito obrigada a todos! :smiley: :assobi:

Bom ver amigos se ajudando,tirando dúvidas,parabéns aos colaboradores. :clap:

E qual era a coisa simples? :ponder:

Era a pecinha! Aquela, atrás da câmera. kkk

http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/522736_262344250566518_110020788_n.jpg

É a po#&a da preguiça de ler o manual ou buscar na net… :aua:

Não amigo, não era pq se vc não leu o tópico todo eu disse que já tinha lido o manual.
Não quer falar nada que PRESTE, vai lavar louça, pegar uma mulher por ai, caçar alguma coisa pra fazer, menos vir xeretar no post dos outros pra pagar de engraçadinho, trouxa.