olá.
Gostaria de perguntas aos mais experientes que tipo de filtro foi usado para deixar essa foto assim
Obrigado…
olá.
Gostaria de perguntas aos mais experientes que tipo de filtro foi usado para deixar essa foto assim
Obrigado…
Foi uma foto parecida com essa que gerou uma discussão enorme no tópico e o Magrão e Eu decidimos ficar um tempo fora…
Mas nesse caso parece somente um ponto sub e grande desfoque…
Acho que não é só desfoque simples. Analisando o mesmo plano que corre pelo ombro da modelo, existem partes em foco à esquerda e partes desfocadas, no mesmo plano, a direita.
Chutaria a utilização de uma Tilt-Shift. Ou simulação de TS na pós.
Certo, mas tirando o Hardware (maquina/lente), o que vocês acham que rolou na Pós (preset)?
ou eu estou enganado e essa foto pode ter recebido um tratamento muito leve mas que não influenciou na foto.
Estou perguntando pois tenho visto algumas fotos no flickr e tenho notado um “padrão” e algumas outras fotos ficam mais cruas.
Acho que desfoque simples, pois o cabelo dela estaá desfocado junto com restante da tela, na parte direita…
Estou achando que a cor não está natural
Photoshop…
Net ta ruim não to conseguindo usar o citar…
Mas Ale! Então, o desfoque esta exatamente no meio da mulher… pois pode ou ter rolado um desfoque na pós ou o fotógrafo calculou bem o ponto dof…
Abertura grande e pós grande.
Antigamente se usava passar vaselina em uma metade de um filtro para produzir este efeito, mas não sei se isto ainda é feito.
Hoje é muito mais fácil fazer na pós. Antigamente se usava vaselina até para dar um ar mais “soft” nos retratos femininos.
Ainda acho que o desfoque não está igual no plano focal. Olhem o plano focal próximo ao pescoço, perto da clavícula. O lado esquerdo está totalmente focado. Já os cabelos no lado direito que estão no mesmo plano focal já que ela não está totalmente de frente para a câmera, estão totalmente desfocados.
Na parte de baixo a mesma coisa. Os cabelos sobre a blusa estão focados à esquerda. Mas acompanhando o plano focal, eles ficam abruptamente desfocados à direita. Cara de blur no PS.
Me lembro que a coisa de uns 20 e poucos anos eu achei à venda um filtro (hoya se não me falha a memória) exatamente para este efeito.
O princípio era igual ao do center-spot, ou seja, o vidro do filtro possuía uma abertura - no caso do center-spot era circular, bem no centro, e no caso do filtro para este efeito era apenas de um lado, e podia ser girado da mesma forma que um pola.
Em ambos os casos a parte de vidro possuía dioptria positiva, o que gerava o desfoque.
Mas atualmente acho que no photoshop é bem mais simples mesmo.
Eu acho que é !
Pode ser um monte de coisa…
Eu chutaria pós produção. Justamente pelo que o Alexandre explicou. Os mesmos planos paralelos estão em foco de um lado e desfocados do outro.
Basicamente pode ser objetiva TS, filtro de desfoque na pós, lens baby, adaptador tilt-shift e até mesmo vaselina ou um vidro sobre a objetiva.
O restante é pós normal… Desaturação, WB quente e ruído (talvez artificial, talvez não) ou, alternativamente, forte nitidez e depois desfoque artificial (isso tb pode gerar ruído no desfoque, como o apresentado na foto).
tilt-shift não deixaria com um aspecto de miniatura?!
Depende! POde deixar com aspecto miniatura, pode corrigir perspectiva ou alterar plano de foco!
Vivendo e aprendendo !
Irei procurar algo para ler sobre !
OPS! Repito, o fórum necessita de um sistema de agradecer ! Tipo o Karma(Que esta sendo usado para qualificar compradores / vendedores)
:
Obrigado a todos pelas respostas.
E concordo quanto ao sistema de agradecimento.
Nossa…praticamente tive uma regressão, eu me lembro a primeira vez que vi uma foto com vaselina a mais de 1/4 de século!!!
Realmente pode ser um monte de coisa (filtro na pós, lens baby, TS). Me lembrou inclusive a possibilidade de fazer isso com uma 4 X 5 basculada.