Como se destacar como fotografo?

Galera,

me envolvi com fotografia ja tem uns dois anos mas nunca levei muito a sério, era só um hobby mesmo. Mas de uns meses pra cá meu envolvimento aumentou muito e peguei gosto pela coisa (depois de notar que a maioria das minhas fotos antigas nao seguiam NENHUMA regra de composição rss). Enfim, quanto mais eu procuro sobre fotografia, mais eu encontro conteudo… gostaria de saber na opinião de voces, o que faz um fotografo ser lembrado? ser unico?

No meu caso, acho que é o estilo… por exemplo: Joel Grimes, o cara é BOM! mas segue somente “seu” estilo. Ou Nancy Stahl, ela é BOA mas segue somente um estilo.

entao eu repito: O que faz um fotografo ser lembrado?

Na minha opinião é a mesma coisa que faz qualquer um, em qualquer profissão, se destacar…uma união fácil de:

Talento + Inteligencia + Esperteza + Senso Crítico + Coragem + Preparo e Estudo + Sorte (estar no lugar certo, na hora certa, com pessoas certas) + esforço e trabalho + nunca ficar na zona do conforto.

Eu acho…

po valeu Leandro!
Nada melhor que pedir outras opiniões para expandir as idéias. Não minha cabeça eu tinha só metade do que voce falou… agora eu tenho a outra metade hehe

valeu mesmoo!!!

Lucas, acredito que tem muitas variáveis que podem fazer um fotógrafo ser reconhecido.
Mas algo que é comum a todos os bons fotógrafos é a paixão pela fotografia.
Isso é essencial.

Mandou bem Satoshi. Acredito que isso se aplica pra qualquer coisa na vida tambem!

Basta UMA foto! Mas tem que ser UMA FOTO.
Exemplo disso? O fotógrafo da National Geographic; Steve McCurry, tem fotos lindas sem dúvida, mas era um cara “normal”, um bom fotógrafo, bem remunerado e só isso.
Dai um dia tirou o que talvez seja uma das fotos mais famosas do mundo a da menina afegã… Vai ser lembrado eternamente por causa dela.

Você pode ser lembrado por diversos fatores: técnica apurada, originalidade (quem “inventou” um certo estilo de fotografia) e, principalmente “o momento”. Veja a foto da menina queimada por napalm fugindo no Vietnam. É uma das fotos mais famosas. Se observar, o foco não estava legal, composição (de guerra), assunto centralizado (não que isso importe, mas é uma das “regras”). Enfim, granulação etc… mas o sentimento que passa, não tem como explicar, só sentir. Você pode tirar a foto mais ferrada tecnicamente, se for um momento ímpar, que só você pegou… será uma grande foto.

ééé realmente existem varios fatores que fazem um fotografo ser “O” fotografo. De duas a uma… “Magro style” de tirar UMA foto, ou “Portela Style” de desenvolver um estilo de foto.
Pessoalmente eu ainda nao sei qual caminho seguir, se procuro A foto, ou desenvolvo um estilo.

Deixa eu dar uma outra opinião aqui, bem pessoal dessa vez.
Steve McCurry fez a foto em questão (da menina afegã) alem de outros fatores digamos “externos”, e aqui vai aparecer uns que citam sorte, por exemplo, mas principalmente por ser Steve McCurry. Um baita fotógrafo experiente, dono de uma técnica esperada e uma experiência fenomenal; afinal foi por anos um nos “numero um” da National Geographic e isso não é pra qualquer mortal. Basta ver (Google) as fotos dele antes da foto da menina.
Chegou onde chegou, muito provavelmente com muito esforço próprio, muito investimento, pesquisa, estudo e lógico oportunidade.

Tivesse eu passado a um metro de onde a tal garota estava, muito provavelmente iria apontar a câmera pro lado oposto e fotografar um cachorro de rua bonitinho. E se por um aborto da natureza resolvesse sei lá por que cargas d’água tirar a foto da guria é certo que nem de longe ela ficaria perfeita como ficou.
Então não acredito que eu, agora no momento, por exemplo, se sair por ai procurando A FOTO, teria a mínima chance de encontrar uma, nem que essa estivesse colada no meu visor.

Magro, seu comentário é no mínimo excelente. Além de falar uma grande verdade (sobre o McCurry, não sobre você mesmo) ainda me fez rachar o bico aqui de tanto dar risadas… :hysterical: :hysterical:

Tente se diferenciar e faça “boas amizades”. :wink:

Magro nao podia concordar mais, excelente ponto de vista!!! rachei o bico aqui tambem quando voce falou do cachorro :hysterical: :hysterical:

e Spiderman, hahaha gostei do “boas amizades”… tem o lado do QI tambem!