Estava eu aqui, analisando alguns lugares na minha cidade onde fazem fotografia profissional e que eu me identificasse para tentar um freelance. De repente, me bati com a dúvida: Como oferecer meus serviços pela primeira vez?
Como vocês iniciaram na fotografia profissional ? Ainda não tenho capital para trabalhar sozinho e preciso de algum dinheiro para fazer um melhor investimento em equipamento. Acho que essa é a duvida de vários entusiastas que tentam entrar num mundo profissional.
O grande erro da maioria dos iniciantes é querer queimar etapas. Se firmar como um fotógrafo de marca própria é algo complicado e deve ser pensando como algo para longo prazo.
Pensar em fazer uns freelas para juntar uma grana (e investir essa grana em equipamentos) para logo logo sair por aí trabalhando sozinho é algo perigoso. Pode ter dado certo para alguns, mas é minoria. Muita gente pensa assim e se decepciona.
O melhor caminho para começar é ser assistente. Quando eu digo assistente, me refiro à assistência mesmo e não segundo ou terceiro fotógrafo. É carregar equipamento, segurar flash/led, dirigir o carro, buscar água, etc…
Começando assim, você aprende tudo passo a passo, sem queimar etapas. Se você fizer tudo direitinho, aos poucos você começa a fotografar como terceiro ou segundo. E aos poucos conquista confiança, dinheiro e conhecimento.
Você pode se tornar um freela de confiança (recebendo bem) e se quiser se lançar como fotógrafo de marca própria, já terá conhecimento, equipamentos e portfolio para começar algo sólido e cobrando como se deve cobrar.
Pensa nisso! Nas etapas! É como começar numa grande empresa: estagiário, funcionário, gerente, diretor, etc.
abraços e boa sorte!
obs: a resposta para a sua dúvida é simples: liga para os fotógrafos e diz que quer trabalhar com eles, como assistente. Se alguém estiver precisando, vai te chamar para um café e se rolar sintonia, vai te chamar para trabalhar.
Concordo plenamente Vinicius, no fundo o freelance que eu queria dizer era a longo prazo mesmo. Não soube me expressar, me desculpe. É bom uma aproximação, para aprender, sobre iluminação principalmente. Tenho sérias dúvidas sobre trabalhar de estagiário mesmo, como se fosse uma troca de fotógrafo pra você, tipo receber em conhecimento, o que acham disso? Mesmo que não seja pra ser o segundo fotógrafo de verdade, mas acompanhar sempre é tirar fotos. Por sinal, amanhã trabalharei em um evento, como assistente rsrs
Eu comecei fazendo de graça,pra amigos,depois de uns três eventos já tinha material,depois investi em equipamento não é o ideal que quero,mas já me atende bem.
Caro Vinicius e assim de facil , mesmo
A grandissima maioria esquece a palavra “assistente”,
a partir dali voce aprende a “transitar” nos eventos,
e vai paso a passo adquirindo CONHECIMENTO,
que e mais importante que EQUIPAMENTO,
equipamento qualquer um vai na loja e faz “compra”
agora , e o resto…
Um passo de cada vez, la vamos nos!!!
abs.
Na minha idade eu não ia querer ser assistente não. Só se tivesse perto de 16, 18 anos.
Hoje eu iria construir um portfólio com parentes e amigos, se quisesse começar na profissão. Iria fazer workshops e participar de eventos do ramo para conhecer bastante gente, e tentaria vender meu peixe para todos fotógrafos cujo trabalho eu admirasse. E investiria tudo que ganhasse como frila em conhecimento de arte, técnica e administração de negócio para trabalhar solo o quanto antes.
Para cada pessoa e cada momento de vida há um caminho melhor, não existe fórmula pronta.
O que não muda nunca é a necessidade de investir em conhecimento e ter planejamento.
A idade para ser assistente,
e a idade que a pessoa começa a aprender.
complementa estudo com trabalho
ser assistente e ser estagiario
conheço um fotografo muito importante de Miami.
que começou como assistente aos 35 anos
depois de ter falido sua firma,
agora com 57, es um profissional renomado da area,
Nao ha idade para começar do zero com Humildade e dedicaçao.
abs.
Penso assim também e outra, não é nada fácil arrumar um bico de assistente,antes de começar tentei demais ser assistente,vi que não tava dando muito certo e arrisquei fazer meus próprios trabalhos,montei mostruários com fotos de parentes e amigos,hoje a situação já é outra.
como o Rafa mesmo disse “Para cada pessoa e cada momento de vida há um caminho melhor, não existe fórmula pronta.”
Gostei da idéia de se oferecer como assistênte… é aí que tudo começa, os horizontes se ampliam e as portas se abrem… e enquanto isso, faça o mais importante de tudo, estude muito! Comece estudando sobre a história da fotografia, história da arte, composição, enquadramento, Iluminação… E como assistênte, vc vai identificando toda a teoria absorvida. Parece chato, mas é isso que te dará uma boa bagagem, um ponta pé inicial e um bom início de carreira. Ah, se atente também para a ética profissional e escolha bem para quem irá trabalhar. Profissionais com caráter ruim não agragam nada, mesmo que suas fotos sejam as melhores.
Boa sorte pra ti e muito sucesso!
Gente, aproveitando o gancho, tenho um impasse pra resolver:
Tem um menino, amigo meu, 16 anos. Estuda, e quer trabalhar comigo. Exatamente como o pessoal disse, e como eu o contrataria, de assistente, carregar tralha, conferir as coisas, enfim, conhecer a rotina do evento. Muito dedicado, inteligente, não fuma, bebe, etc…
Enfim, seria um bom aprendiz.
Só que esse garoto é muuuuito baixinho. Tem menos de 1,5m e cara de bebezinho, kkkkkkkkkkkkkkkkk
Será que pega mal levá-lo aos eventos?
Parece zoeira, mas é serio, tenho um certo receio de levar e o contratante, por exemplo, achar que eu não levo o trabalho a sério.
Que eu faço?
Parabéns por sua preocupação!
Cara, se o guri é responsável e demonstra isso em sua postura, não vejo pq não apostar no garoto! Eu comecei meus freela com 15 anos (hj tenho 30) e nunca pegou mal. Orienta bem ele e cuide pra que ele esteja apropriadamente vestido para o trabalho e para o evento. E nada de trabalho perigoso ou insalubre pra ele! Pela sua preocupação, me parece que vc é bastante responsável, e com ctz sabera moldá-lo assim tbm.
Mike Castro, procure se cobrir com aconselhamento jurídico adequado. Pior que parecer não levar a sério é contrariar as regras de proteção ao menor.
Se quiser, mande MP. Sou advogado.