Eu penso que “o momento” em geral eh o que consideramos a hora certa de fazer o click. No exemplo do Humberto Yoji em que ele fala do beijo e troca de alianca no casamento, eh aqule momento entre o antes e o depois, quando os labios se tocam ou quando a alianca esta entrando no dedo, ao qual se fotografar alguns segundos antes ou depois vc perde essa hora certa do click.
Outra forma de enxergar our entender o que seria o momento, eh considerar outro sinonimo que talvez seja o nome mais preciso para definir “o momento”: “O apice” de um momento ou evento (a parte decisiva).
Eu sei que em eventos como em casamento, muitos dos momentos mais impostantes ja sao previsiveis, a alianca, o beijo, a danca, etc. Em fotos de esportes as vezes tambem. Nao precisamente previsivel mas sabe-se das chances e entao os fotografos ficam ali preparados para captar o momento quando ocorrer, como o gol, o chute, o dible, ou o carro fazendo a curva em uma corrida, ou o esqueitista fazendo a manobra no topo da rampa.
Humberto tambem deu o exemplo da luz na foto de arquitetura, que tambem vale para fotos de paisagens.
Eu tenho uma percepcao sobre “o momento” que vai alem dessas questoes mencionadas, e que tem um pouco a ver com a primeira questao que Lindsay mencionou: “que envolve os acontecimentos no seu universo a sua volta, mas que ocorre de maneira passiva, onde o fotografo é um espectador em busca de um instante que contenha beleza e magia harmônica do universo”.
Eu vejo o momento mais nessa linha mencionada pelo Lindsay. Mas uma forma mais clara de definir essa linha sobre o momento, eu penso que eh chamar ou enxergar a atividade fotografica como um dialogo visual. No sentido em que o fotografo nao “sai em busca de dizer algo” tentando “extrair” a imagem/mensagem de alguma situacao ou cena como objetivo. Ao invez disso, o fotografo say como mero expectador, aberto a “ouvir” o que situacoes e cenas em que se encontra tem a dizer (se houver algo que tal cena/situacao diga).
Eu penso que isso vale para qualquer tipo de fotografia, mas eu vou dar um exeplo relacionado a fotografai still por exemplo, em que colocamos objetos sobre uma mesa, ajustamos a luz e composicao, para entao fotografar. Mas quando surge “o momento” do click na fotografia still? Eu diria que surge quando vc esta experimentando diferentes formas de composicao, ajustando um detalhe aqui e ali, assim como a luz ou angulo, etc, e de repente da aquele stalo como se vc tivesse acabado de descobrir algo, algo que faz vc saber que ali eh o momento que vc deve fazer o click. Eh quando nao ha mais sombra de duvidas que a fotografia deve ser feito naquela hora, pq se vc mexer mais um pouco vc perde o tal momento (ou apice).
Ou como o Lindsay disse e repetindo: “um instante que contenha beleza e magia harmônica do universo”, ao qual o fotografo esteve atento para “ouvir” e assim capturar.