compensação de exposição na Nikon, não funciona........???

Olá amigos.
Sempre que posso leio matérias e livros sobre fotografia. No passado tentei fotografar e parei. Agora quero voltar de vez. Então, vira e mexe estou lendo. Hoje peguei o manual da Nikon d7100, estava lendo e testando os botões de compensação de exposição e descobri (acho eu), que nos modos A, S e Auto, eles funcionam, agora no modo M, não vi mudança nenhuma, simplesmente não funciona nas fotos…nem sub e nem super…e vi também que neste mesmo Modo M, quando peço valores da compensação positivos e negativos as setas vão para lados opostos da régua de exposição…já resetei a câmera e nada…achava que estes botões de compensação funcionavam no modo M, também…caras o que eu faço, isso é normal…??? :doh: :doh: :no:

O padrão Nikon é assim mesmo. Se você quiser, acho que a D7100 possibilita inverter a régua no menu, mas não tenho certeza. Precisa confirmar no manual.

No manual, a compensação só desloca o “zero” do fotômetro. Depois de colocar a compensação desejada, você precisa mudar velocidade, abertura ou iso. Senão a foto sai igual mesmo. Afinal, você está no Manual. :ok:

A compensação de exposição não funciona no modo M.

Como vc tem o controle das três variáveis que afetam a exposição (ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma) não teria pq vc utilizar a compensação. Vc tem que alterar estes parâmetros para ter a exposição correta.

[quote="“Manual D7100, pág. 87"”]
No modo M, a compensação de exposição apenas afeta o indicador de exposição; a velocidade do obturador e a abertura não são alteradas
[/quote]

Só para complementar. Parece estranho mesmo que a compensação no modo M funcione, não mudando o resultado da foto em si, mas mudando o “gabarito” do fotômetro, mas lembro que quando tinha D40, falava-se que ela costumava hiperexpor as fotos, então, mesmo em modo manual, usava em -1/3 de exposição.

Comprei recentimente uma Sony A6000 e nela o ISO automático funciona no modo Manual. Então, nesse caso, a compensação de exposição funciona. Seto abertura, pensando na profundidade que quero, velocidade, pensando em recuperar luz natural ou então um splash ou movimento etc, e uma exposição X, deixando a câmera para colocar o ISO que for necessário.

Em se tratando de modo Manual, acho estranho, mas há a possibilidade de usar ISO fixo, então fica apenas a possibilidade e chance de treino mesmo. :doh:

pode ser… mas reparei que no modo A e S, esta compensação funciona e os botões positivo e negativo, se deslocam respectivamente, tanto para o positivo e negativo igual na régua de exposição… -…|…+ e no manual da D7100, estranhamente disse que funciona no modo M.
Mas tenho certeza que treinando muito … em breve comprarei uma Full Frame…

No modo manual não há o que compensar.

Senão não seria manual. A compensação é um automatismo.

Acho que o amigo tem que procurar entender um pouco de fotometria e exposição.
Será que você ainda está no ponto da aprendizagem que acha que o correto é “zerar a exposição” do fotômetro?
Se sim, sugiro lêr sobre fotometria (matrix, ponderada e pontual) e zonas de cinza.

Não pense que o correto é comprar uma FF. Tenho conhecimento técnico que talvez seja maior que muitos proprietários de FF. Isso não faz de mim um melhor fotógrafo e nem me vejo tendo FF tão cedo pela questão de valores e praticidade.

Você está com uma excelente câmera em mãos. Ela é mais do que suficiente para que busque desenvolver seu conhecimento e olhar fotográfico.

A barra pode ser ‘invertida’ sim, basta procurar no manual, está no menu… Pessoalmente, uso a minha invertida, pois é mais condizente com o padrão matemático.

Como o Malino disse, fotometrar é mais do que zerar o fotômetro. Necessita saber, além do como fotometrar, o que vai fotometrar!

Aqui no fórum temos um tópico interessante: [ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual

Ok…mas quando no tópico citado abaixo, quando se refere a: " ao ajustarmos a fotometria em -2 ou em +2…", se eu estiver usando prioridade abertura, eu consigo compensar para mais ou para menos, aí eu pergunto:

• isso implica que este procedimento, é o mais fácil ou é melhor eu usar o modo manual e ir tentando, usando abertura, velocidade e ISO, até chegar na fotometria citada acima “em -2 ou em +2”… :ok:

Nos modos semi-automáticos é mais fácil. Mas com um pouquinho mais de conhecimento é fácil já ir no valor certo dos 3 tripés (ISO, Abertura e Velocidade) para que aumente ou diminui 1, 2, 3 pontos de exposição.

Esses videos devem servir de início para você ir entendendo. O último eu vi, os outros não. Nesse último você saberá o que mudar para expor pra mais ou pra menos sem ser no chutômetro.

Exato. No modo manual quem ajusta tudo é você!
Com relação a régua do fotômetro se deslocar em outra direção, tem como mudar isso no set up.

Sou novato em foto e comprei minha primeira DSRL apenas 7 meses atrás, uma D3100!
Não sei se vou falar besteira pq não conheço nada da D7100, e nem de qualquer outra camera fora a minha!! :assobi:
Mas eu tive esse mesmo problema com a minha D3100 e descobri que no modo M o controle de exposição só funciona no modo de gravação, e tenho quase certeza (não estou com minha camera perto agora para poder testar e ver se estou falandocerto) que ele só tem efetividade com o formato .JPG, em RAW ele não muda nada!
Nos outros modos nunca testei!
Espero que tenha ajudado pelomenos um poquinho! :ok:
Abraço

Obrigado pelo comentário amigo.
Mas lendo de novo o manual da D7100, em especial na página 87, onde é afirmado que os botões de compensação, no modo M, só tem efeito na régua de exposição. Não atuam na foto. :ok: :ok:

Usar compensação de exposição em modo manual é absolutamente nonsense… pra quê??? :hysterical:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Tem uma confusão de conceitos aqui. Obviamente que não se muda a exposição usando a compensação no modo M, mas muda-se o referencial do cinza 18%.

O meio do fotômetro só dá exposição cinza 18% quando a compensação está em 0, mas se compensar pra +2 por exemplo, o meio vai ficar dois pontos superexpostos (branco). Por consequência, o cinza 18% iria pra o -2 do fotômetro. Por isso a régua vai pro lado oposto. Nesse exemplo, se fotometrar em cinza 18% com 0 de compensação (meio) e mudar a compensação pra mais +2, o fotômetro vai pra -2, que é onde está o cinza 18%.

Também uso da Minha D-7100 invertido é so entrar no MENU ir na figurinha do LÁPIS, descer para f Controles ir no f8 Inverter indicadores selecionar e pronto fica mais prático, também pode se personalizar os disco de comandos no f5 invertendo, mas prefiro só o indicador mesmo :ok:

Justamente isso mesmo, quando a compensação está zerada e fotometrando no manual a foto sai sub exposta (escura), compensando pra+2 o fotômetro vai pra -2 então abre diafragma em 1 ponto, ou aumenta ISO em 1 ponto ou baixa a velocidade em 1 ponto, que o fotômetro vai “zerar” porém compensado em +2 ou poderia ser tudo ao contrário se a foto tivesse superexposta. :snack:

Olá, pessoal,

tô com uma D7100 nova e iniciando no mundo fotográfico.
Estava com a mesma dúvida, achando até que a máquina estava com problemas, pois no manual não ficava claro.

Vamos ver se entendi:

1. no modo manual, ao alterar a compensação de exposição, o que altera são apenas os tracinhos na barra indicadora de exposição (fotômetro). Para tirar a foto sair de acordo com a compensação desejada deve-se alterar os valores (abertura/velocidade/iso) manualmente até ficar em cima dos traços dessa nova configuração da barra do fotômetro. Ai tirar a foto (que virá super ou subexposta conforme desejado). Certo?

2. Me parece que o medidor (metering) de exposição da cena funciona da mesma maneira na nikon 7100. Ao alterar entre matrix,centro e pontual(spot),e tirar a foto, nada acontece, apenas os traços da barra do fotometro se alteram. Deve-se proceder da mesma maneira acima,correto?

3. outra dúvida: parece que no modo de foco(autofocus mode) AF-S(single-servo AF), da nikon d7100, só existem 2 modos de AF-area mode. O single-point AF e o auto-area F. Não tem a opção dosmodos 9, 21, 51 pontos ou 3D nesse AF-S mode? É issomesmo? Isso não ficou claro no manual também.

4. última dúvida: no painel de controle digital,o número de fotos totais dos meus 2 cartões de 16GB vazios estão muito menores do que já apareceram. Com a configuração para RAW mostra umas 200 e poucas fotos, mas a cada 3 fotos mais ou menos, subtrai apenas 1 número. Como faço para mostrar o número de fotos reais que faltam?

5. Uma pergunta tola: a barra de fotômetro raramente está com o traço no centro quando vamos fotografar. Temos que ir ajustando os valores ate ficar equilibrada. É sempre assim mesmo? não há uma marca que já apareça no centro e a pessoa vá mexendo pra como deseja que a foto saia? Parece que já tinha visto isso em canon.

Valeu,galera,
abraço e desculpas pelas dúvidas iniciantes aê.

1. como explicamos no tópico, a compensação em M desloca o zero do fotômetro.

2. não é isso. Dá uma lida no manual que explica como funciona cada tipo de medição.

3. sim, porque é um ponto só. Se escolher usar somente um ponto, 9, 21, 51 e 3D são incompatíveis hehehe

4. é só um chute, pois o tamanho do arquivo não é fixo. Não se preocupe com isso.

5. sim, usa no P ou no verdinho