Compressão de Planos

Compressão de Planos

Uma das técnicas utilizadas para evidenciar o assunto principal de alguma imagem é a Profundidade de Campo curta e por muitas vezes desapercebida, a Compressão de Planos.
Compressão de planos é uma característica ótica de todas as lentes de longa milimetragem, como objetivas telefoto ou super-telefoto, a compressão cria uma sensação de proximidade do segundo plano com o primeiro, parecendo estar maiores ao fundo, dando uma ilusão ótica de que o objeto ao fundo ou está mais próximo ou é maior do que na realidade. Lentes 85mm ou mais já causam esse tipo de sensação, aliando uma lente longa a grandes aberturas, podemos ter um primeiro plano muito bem destacado valorizando mais ainda seu foco principal.
Esta técnica explica a iconica e polêmica foto de Kevin Carter(ganhador do prêmio Pulitzer), em que um abutre espreita uma menina sub-nutrida durante uma entrega de alimentos no Sudão, em 1994. Ao analisar a imagem em primeiro momento, notamos que aparentemente o abutre está a uma curta distancia da garota, o que de fato não é real, já que foi usada uma telefoto para fazer o registro.

André Jacob

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/65898_186409558193043_793276889_n.jpg

:ok: :ok: espero que gostem e espero que ajude alguem!

Valeu André! :ok:
Boa explicação sobre o tema! :wink:

:snack:

Bela explicação. Aprendi mais uma.

Alguém teria a tal foto do abutre para postar?

se alguem quiser ver a do abutre em alta

http://www.iphotoeditora.com.br/photochannel/wp-content/uploads/2012/12/kc.jpg

nao postei direto por ser maior que 800px no lado maior

Bem interessante. Tks.

Será que ele usou uma tele pensando nesse efeito ou foi coincidência?


Falando sobre essa foto, tem um filme muito interessante sobre, basicamente, o fotografo desta foto… O filme chama-se Bang Bang Club.

eu recomendei esse filme num topico daqui mesmo kk, muito bom filme mesmo

eh comum nesse tipo de trabalho se usar lentes zooms que cobrem grandes distancias focais e mais de uma camera, pra nao perder mta coisa, se foi a ideia desde o começo, duvido, é impossivel sair de casa esperando ver uma cena dessas, por pior que seja o lugar que voce fotografe… mas a tecnica foi bem aplicada, pois se ve claramente que ele usou no minimo f/16 pra manter essa profundidade de campo, f/5.6 ele teria perdido quase toda a informaçao do abutre no fundo

Caso o filme tenha seguido a risca ou algum embasamento nessa cena, a gente pode perceber bem a compressão de planos.
A cena que ele fotografa o menino com o abutre tá 02:15

:clap:
Obrigado por compartilhar !

M Rezende

Andre, me permita 2 links de 2 fotos de nosso colega AlexandreS que explica muito bem essa questão da compressão

Imgur
Jupiter 85mm

Imgur
Vivitar 200mm

Vejam que a tomada é praticamente a mesma, mas a planta ali no fundo fica muito mais “próxima” na 2ª fotos, porque o plano da estátua e o plano da planta foram “aproximados”, “comprimidos” pela compressão dos planos.

Hyde, outros dois bons exemplos.

Caramba, sempre que lia entendia o conceito mas não via a diferença gritante como nesses exemplos! Obrigado por compartilhar pessoal!

Esse efeito não é percebido também em objetivas mais curtas ?

Tirando foto em 18mm e em 55m não percebe-se esse efeito também ?

sim, percebe-se, qualquer mudança de distancia focal esse efeito ótico é notado, lógicamente quanto maior a distancia focal mais se nota esse achatamento de planos, pus em 18mm e 300mm pois sao as distancias focais mais longes uma da outra que tenho aqui em mãos

:snack:

Percebe-se… Mas aí é o inverso.
Em 55mm é como se o efeito não houvesse. A separação dos planos é bem próxima daquilo que o olho humano capta e cérebro interpreta.
Em 18mm ocorre expansão de planos. Os planos ficam mais distantes.
Numa certa leitura fica parecendo que há compressão se compararmos de 18mm para 55mm, mas é falsa.
A comparação correta é de 55mm para 18mm e aí a expansão é percebida, ao invés de compressão.

Acho que a maioria aqui sabe disso, mas não custa deixar bem claro: a compressão de planos tem a ver com a distância que estamos do objeto, não é algo inerente à objetivas. A distância muda a perspectiva e comprime ou separa os planos. Um objetiva mais longa te permite ficar mais afastado do objeto, o que causa a compressão de planos. Uma objetiva mais curta permite que você fique mais próximo ao objeto, o que separa os planos.

Essa não é a foto ideal para mostrar isso (possui profundidade de campo muito curta), mas dá pra ter uma ideia. Essa é a imagem original, tirada com uma 35mm:

Uploaded with

Fazendo um crop apenas da porção mais próxima da câmera, temos uma separação bem grande entre os faróis dos carros:

Uploaded with

Mas fazendo um crop apenas da porção mais distante da câmera, os planos estão bem comprimidos, e os faróis dos carros ficam bem juntinhos:

Uploaded with

Só pra deixar claro mesmo, que a compressão não tem a ver com a objetiva utilizada, mas sim com a distância da câmera em relação ao objeto. Na prática meio que dá na mesma, porque ninguém vai tirar foto em 18mm e cropar para ter uma compressão de planos legal, mas acho bacana deixar as coisas bem claras, rsrs…

Muito legal esse tópico, André!!! :ok:

Abraços

Exato, a compressão dos planos diz respeito à distância entre 2 objetos e sua distância para o plano focal. Na realidade, é uma questão de perspectiva

Por exemplo, no caso abaixo

http://berniesumption.com/photography/files/2010/10/focal-length-perspective-diagram.gif

Na primeira foto a lente (uma angular) permitiu um posicionamento bem próximo do objeto. A distância entre o fundo e o objeto é 2x a distância entre o objeto e o plano focal, dando a impressão de que o fundo está ao longe. Na segunda foto foi usada uma tele e para permitir o mesmo enquadramento, e o plano focal teve que ser deslocado para trás. Agora, a distância entre o fundo e o objeto é de 1/3 da distância entre o objeto e o plano focal, dando a impressão de que o fundo está praticamente “colado” ao objeto.

Isso é a base de duas coisas.

Imaginando que o objeto é o nariz, e o fundo são as orelhas, fica claro o porquê de determinadas distâncias focais seram as mais adequadas para retratos - tirando-se claro os usos “artísticos” por assim dizer. Distâncias focais entre 50mm e 135mm fazem com que a perspectiva do rosto seja agradável aos olhos. Closes ou fotos de rosto com lentes mais curtas podem fazer o nariz e testa ficarem proeminentes e as orelhas distantes - típico self-retrato de celular- e closes com lentes muito longas podem fazer com que orelhas e olhos pareçam no mesmo plano, achatando a imagem e “engordando” o rosto.

A segunda, é que muitos usuários usam o zoom das lentes como um auxiliar do enquadramento, mas não se lembram que alterar o zoom altera a compressão dos planos e toda a dinâmica da foto. Um determinado enquadramento feito de uma distância com uma 35mm gera uma foto totalmente diferente do mesmo enquadramento feito a distância com uma 200mm - e meu exemplo que o Hyde postou lá em cima mostra bem isso. Antes da popularização do zoom, primeiro escolhia-se a distância focal baseado nas características que vc queria impôr à foto. E depois fazia o enquadramento posicionando-se de acordo. Hoje fica-se onde se está e faz o enquadramento com zoom, perdendo-se o controle da perspectiva. Por isso que usar uma lente fixa, ou travar o zoom em apenas uma distância focal, é um belo exercício de fotografia. Experimentem usar uma 35mm (em APS-C), ou então uma zoom travada nesta distância focal, e verão como suas fotos de rua irão ter uma dimensionalidade bem interessante.