Recentemente minha namorada contratou uma fotógrafa para fazer um ensaio. Numa das cláusulas havia a autorização para a fotógrafa postar as fotos em suas redes sociais. Minha namorada discordou e ficou acertado que haveria uma consulta a ela antes da foto ser postada.
Isso me fez pensar sobre o que achei ser um certo abuso desse tipo de cláusula. Vejamos, a pessoa paga para que o fotógrafo tire as fotos e ainda assim o profissional quer ter o direito de usa aquelas fotos como quiser? De quem são as fotos afinal? Acho justo que o contratante, ao postar as fotos, dê o crédito ao fotógrafo, mas a pessoa pagar e ainda dispor da sua imagem para o uso liberado eu acho demais.
Nada demais, contrato é um termo de acordo entre partes. Se todo mundo concorda, beleza. Minha dúvida aqui é: ficou acertado de que forma? De boca? Até onde sei, contrato tem precedência sobre email. E email tem precedência sobre conversa de boca.
é um assunto curioso… mas penso que a foto é do fotógrafo, o direito da imagem é do cliente.
por isso o acordo de usar a imagem.
quando me refiro a foto considero pensar que é o arquivo raw, o conhecimento de uso do equipamento fotográfico o conhecimento e técnicas de luz e sombra… se não for colocado no contrato que o cliente final terá direito nisso você só poderá ter o jpg com o seu direito de imagem sem uso publicitário do arquivo em ambos os lados.
não sei se embolei o meio de campo, mas por padrão se não está no contrato o usuário não é dono do arquivo.