Para quem gostou, convido agora para voltar no meu blog e conferir as fotos que fiz com a magnífica lente Canon EF 200mm f/2.8L II USM, comprada aqui mesmo no Mundo Fotográfico:
O primeiro passo para fazer fotografias de objetos de céu profundo é necessário uma boa montagem equatorial. É necessário pensar na montagem antes de tudo.
A montagem equatorial é alinhada com o polo sul celeste e um motor compensa o movimento de rotação da Terra. A minha montagem tem ainda a função GoTo (o qual não é obrigatória, mas facilita muito): você indica no controle de mão o objeto que quer fotografar e a montagem mira sozinha, poupando o tempo de procurar.
Vejam mais sobre a montagem que uso aqui: http://astrosantos.blogspot.com.br/2014/06/montagem-equatorial-germanica-celestron.html
Quanto à captura e processamento, é necessário seguir, em resumo, os seguintes passos:
1 - captar vários light frames, fotos propriamente ditas do objeto, com as configurações de exposição que a poluição luminosa permitir
2 - são capturadas várias fotos do mesmo objeto. Eu, por exemplo, deixo o Magic Lantern por cerca de uma hora, tirando vários cliques consecutivos do mesmo objeto (usei, nas fotos do post, 3 minutos, ISO800, f4). Essas fotos são integradas por meio do software DeepSkyStacker. Por que várias fotos? Para melhorar a razão sinal-ruído.
3 - capturar vários dark frames, fotos com a mesma exposição dos light frames, mas com a lente da câmera tampada. Com esses arquivos, o programa consegue separar o que são estrelas do que é ruído térmico do sensor, eliminando esses e deixando a foto mais limpa.
4 - Isso é o mínimo. Recomenda-se ainda fazer:
- Flat frames: usando o mesmo ISO e abertura dos light frames, fotografando uma folha em branco, somente com o tempo de exposição necessário para não estourar. Serve para o programa detectar vinhetas da lente e sugeira no sensor. Nem sempre faço esses porque o sensor da minha câmera está ok e a Canon 200mm não gera vinhetas perceptíveis em f4.
- Off set frames: usando o mesmo ISO dos light frames, com a lente tampada, usando a velocidade máxima de obturação da câmera (1/4000 ou 1/8000 conforme o caso)
5 - Vale aquela máxima de que o melhor desempenho da lente é alguns pontos acima da abertura máxima.
6 - Fotografar em RAW é importantíssimo: http://astrosantos.blogspot.com.br/2014/06/montagem-equatorial-germanica-celestron.html
Qualquer dúvida estamos aí!