Cor Vermelha no Digital e na D90

Bom Dia pessoal do fórum! desculpe mais uma vez se vou fazer algumas perguntas que podem ter no fórum, mas não encontrei aqui…

Pois bem , desde a minha D50 e depois uma D70s que tive e agora minha D90 , percebo que eu não consigo fazer o "vermelhos " das flores ficarem com textura e menos saturação…as vezes faço alguns eventos com amigos fotografos e entrego as minhas fotos e quando faço fotos da decoração , sempre vejo os vermelhos péssimo em minhas fotos…

As minhas perguntas são as seguintes:

1 - Isso é algo do sensor que faz o vermelho diferente?
2 - Existe alguma regulagem que posso fazer na minha D90 para corrigir esse problema antes de fotografar as flores vermelhas em eventos? em Jpeg? pois tenho que entregar rápido as fotos aos meus amigos fotografos…?
3 - Se eu tirar em Raw , quando eu abrir a imagem das flores no PS (não uso o lightroom) em qual “Slider desliso” e qual “Aba” no Camera Raw eu posso corrigir esse vermelho para que apareça mais textura ? eu tenho que diminuir a quantidade contraste de alguma cor, ou retirar excesso de saturação…qual deles eu posso mexer e corrigir?

espero que tenham me entendido e agradeceria se me respondessem, pois não sei o porque o vermelho me incomoda na camera digital e quando eu fotografava com filme não era tanto assim…pode ser que eu esteja fazendo alguma besteira também…hehe

ah!! obs: esqueci que mesmo rebatendo o flash no teto ou pegando só a luz ambiente , o vermelho é péssimo do mesmo jeito…

Aproveitando , não quero abrir outro tópico com perguntas que as vezes já foram feitas aqui no fórum…mas alguém pode me passar "links"que fale sobre o assunto de "Trava de VF"aqui no fórum?

abraço a todos

só tem uma solução: mudar pra canon ! Ou regular as cores manualmente, porém não recomendo pra quem não tem muita intimidade com a camera ,pois vc teria q mudar a toda hora de acordo com variação da luz . Não tem como comparar com filme, pois o sistema digital automaticamente dá um ligeiro blur na imagem. O q vc pode fzer tbm é dar um pouco mais de sharp tipo +2 a +7 pra ver se melhora o resultado nas flores. Se vc estava acostumado com a qualidade de uma nikon serie F, seja FM ou F4, aí vai ser duro engolir fotos digitais.

heheheheh… perguntaram a Ken Rockwell qual era o melhor sensor. Sua resposta: Velvia 50!!!

Penso em comprar uma camera de filme soh para ter mais qualidade nas minhas fotos. Lembre-se q filme eh fullframe e a D90 e uma camera digital de sensor DX. Comparar um bom filme em 35mm com a D90 seria uma grande covardia…

Poderia postar um exemplo do que tu ta falando?

Com uma foto fica mais fácil entender.

um bom filme de pb iso 50 e equivalente a um sensor FF de 300mb
um filminho comum iso 100 equivale a FF75mb,
a d90 e cropada e de 12 mb,façam suas contas!!!
abs.

tenta tirar saturaçao no ajuste personalizado(Ver manual).
abs.

2 fotos seriam ainda melhor. Uma com a falta de textura na cor vermelha de sua autoria. E outra com a cor apresentado textura para que possamos entender direito o que é essa “textura”. Às vezes pode ser só questão de saturação ou luminosidade, então acho que o melhor é postar exemplos.

Pessoal, por enquanto agradeço pelas respostas , mas precisava saber como posto as fotos aqui , vou tentar descobrir e já coloco…mas pessoal …já peço desculpa desde já , se for erro meu , pois minhas fotos não são boas , pois estou fotografando a pouco tempo com meus amigos …estou aprendendo ainda a parte digital … antigamente eu Usava Nikon F e FM2 … se for erro meu é melhor ainda , pois vcs me corrigem …

aguarde que vou tentar por fotos aqui

posta do imageshark, escolhe a resoluçao de 800x600. Vai aparecer um link chamado forum. Cola e copia essa url no seu post. Simples!

Pesoal …eu acho que sou eu mesmo o problema…hehe tenho muito que aprender mesmo… primeiro que deixo o WB em automatico, segundo que descobri, que estou deixando o local onde está o vermelho fora de foco, provocando esse excesso e saturação de vermelho , e também lembrando que em alguns aniversário não coloco gel no flash para igualar a luz ambiente …mas também não sei se muda muito colocando o Gel …

vou tentar colocar aqui , não sei se vai funcionar e vcs notarão …mas agradeço do mesmo jeito o que vcs disseram…

http://img705.imageshack.us/img705/1287/dsc4168q.jpg

By stalone1 at 2012-06-10

http://img685.imageshack.us/img685/3510/dsc4067f.jpg

By stalone1 at 2012-06-10

http://img713.imageshack.us/img713/5623/dsc3830r.jpg

By stalone1 at 2012-06-10

ve no manual a parte de ajustes personalizados, tem cara de ser saturaçao, nao precisa se desculpar, a mudança de filme para digital, foi terrivel, as vezes custa se adaptar.
abs.

olha, me parece normal…

é evidente a diferença na cor devido a iluminação diferente…

Mas nada de anormal.

Eu li em algum lugar sobre erro no vermelho… e agora, onde esta??

Nao me lembro… :aua: :aua:

Na 1 e 2 não vejo grandes problemas não. Até pode ter alguma perda de detalhe na 1 nas em nível aceitável.
Na 3 sim, há perda de informação na hipersaturação do vermelho. Mexa no canal vermelho especificamente e retira um pouco a saturação. Se precisar adicione um pouquinho de ruído.

Existem variações entre a cor real e a cor gerada pelo demosaico, os famosos desvios de cor. Isso pode ser corrigido quase totalmente através da criação de perfis de conversão de RAW, mas estes só são válidos em ambientes com luz controlada, como em estúdio.

Os desvios mais “famosos” são os da gama do vermelho nas Canon e na gama do azul/roxo nas Nikon/Sony (embora as Nikon mais antigas como a D90 também apresentem significativo desvios no vermelho). Estes pequenos desvios, que acabam levando cores diferentes para cores mais próximas no espectro tonal, muitas vezes são responsáveis pela sensação de perda de textura.

Outros desvios são propositais, como os perfis tipo “Paisagem” que normalmente desviam azuis e verdes para cores mais fortes e saturadas.

Para quem fotografa em JPG, a solução é escolher perfis neutros que, em teoria, geram cores mas próximas às reais.

Os desvios de cor de várias câmeras pode ser encontrados no imaging-resource. Aqui o Imatest com os desvios de cor da D90


PS: Tirando algumas faixas específicas do espectro tonal em algumas câmeras, praticamente todas as câmeras digitais modernas representam as cores com boa fidelidade.

Boa Noite pessol !! muito obrigado novamente…então é verdade , então existe algo no vermelho nas digitais… Não foi só eu que percebi, eu me lembro antigamente , quando era filme eu usava Reala , o Vélvia , Supéria e usei até Kodakrome , usava Nikon FM 2 e depois uma F4 com Frata 140 e um Metz também … não era assim , mesmo se acabava saindo levemente sub ou sobre exposto …, no caso das fotos que enviei , a camisa do rapaz quase eu não vejo o "pano "em si… parece sem detalhe …mas td bem vou tentar melhorar e descobrir algo…

Mas tive uma dúvida o que o Mr . Hyde disse sobre ajustar o vermelho , seria na máquina (D90) ou em todas as fotos no pós …??? se for na máquina eu vou dar uma estudada no manual dela direito…

Obrigado pessoal …

Obs: vcs poderiam me passar algum link sobre "Trava de VF " aqui do fórum ou pode ser em outro lugar … agradeço

Sugeri que fizesse uma modificação pontual par aquela foto específica.
Na minha visão aqui, a foto 1 e 2 não necessitam de correção. Na 1 até se pode corrigir, se se desejar.
Mas a 3 sim. Aí, como é um comportamento, pelo que vi das imagens, não recorrente, terá que ser na pós mesmo, em cada imagem que essa questão lhe causar desconforto.

Achei o que li esses dias!!!
Gente…se eu estiver postando bobagem por favor me corrijam…rssss

Sabemos que um arquivo de imagem de 8 bits varia a tonalidade entre 0 e 255 (255 é o maior número que pode ser expresso em 8 bits). Em 255 temos a maior luminosidade da cor. Em zero temos o preto da cor, sua menor luminosidade. Caso as três cores, vermelho, verde e azul estejam em 255, teremos o branco total. Se uma das cores está em 255 e as outras duas em zero, teremos uma cor sem detalhes, borrada. Isso acontece muito quando fotografamos rosas vermelhas e por isso é tão difícil obter uma foto delas de boa qualidade. Ficamos com um vermelho borrado e nada mais, enquanto o resto da foto está certo. As câmeras não necessariamente colocam a parte mais clara da cena em 255 e a mais escura em 0. Ao contrário, isso é algo bastante delicado.

Vou deixar o link…