Será que é só aqui que as Canons puxam para o tom de pele dos Oompa Loompas?
Estava pensando aqui com meus botões, a galera fala que ama os tons da Canon e talz, porém sinceramente, das câmeras que tive, só teve uma que eu gostei das cores que foi a RP por deixar a foto mais neutra, sem exageros.
Essa aqui saiu direto da câmera, R7 com JPG e Balanço de branco automático.
Perfil de cor neutro, contraste em -4, saturação +3, color tone original (zero).
Não me agradou.
Nesse caso a cor (balanço de branco) ficou por conta do automático, mas quando eu fotografo, uso o cartão cinzento e exponho a pele para ficar na Zona 6 com o flash meter. Percebo que as altas luzes estouram assim, aí dá um trabalho de corno pra arrumar.
Se eu abaixo a só a exposição, gosto do volume que fica mas não me agrada a textura que começa a ficar mais grosseira. Também acho que a pele de pessoas caucasianas ficam mais escuras do que realmente são.
Se faço a foto sub-exposta e tenho que aumentar os tons médios, acontece isso de amarelar.
Quando escureço as sombras percebo que fica roxo/azul.
Enfim toda vez eu é uma chatice pra arrumar os tons… No final acabo tendo que mexer nas curvas dos canais e até mesmo nas calibrações. Se estou com muita pressa, meto um selecionar pessoas, e derrubo a saturação dos amarelos/laranjas e vermelhos, mas não fica ideal.
Alguém por acaso tem algum processo à prova de erros?
Eu até entendo a sua necessidade de querer tirar foto em jpeg, mas para esse caso, iria com os perfis Padrão ou Neutro e talvez customizar +1 ou +2 em contraste e cores.
Se vc realmente quer ter todo o controle em relação às cores, tem que usar RAW.
Duas coisas que não faço de jeito nenhum na câmera: aumentar a saturação e confiar no balanço de branco automático. Principalmente com esse sol baixo. Jpeg da câmera passa essas rasteiras mesmo, até os das Fujis.
Isso porque você não conhece os perfis de JPG da Sony, que são meio mortos em termo de cores. Quando você coloca uma saturação maior, o azul se torna incrivelmente bonito na Sony, mas os tons de pele ficam mais zuados que na Canon.
O perfil Neutral e Portrait da Canon faz a pele ficar meio assim mesmo, principalmente se você colocar o Balanço de branco no automático. Eu nunca gostei de balanço de branco automático. Se quer pele bem legal, seta o balanço de branco manualmente para Daylight (5200 - 5500 Kelvin) com o perfil “Fiel” ou “Standard” . Estes são os perfis de JPG, pra tons de pele, que mais me agradaram na Canon .
Na época que eu utilizava as Canon 5DII e 6DII raramente conseguia coisas boas nos JPGs. Gostava mais das cores da 5DII, depois dela a Canon começo a ficar mais esverdeado que a 5DII. Mas bem menos que as concorrentes.
Hoje eu uso Fuji e, se não for fotos de trabalho, faço jpgs e curto demais o resultado. A maneira como se personaliza os presets de filmes (que seriam os estilos de fotografia da Canon) é muito intuitiva e mas fácil de fazer.
Acertar um estilo de fotografia pro jpg exige alguns, muitos, testes, é no acerto e erro de como vc gosta que fique as cores, isso alterando parâmetros e testando.
Não sei se esse cara usa apenas JPG, acredito que nas provas possa ser. Eu acho as cores dele muito legais, e vejo mais perfis de ciclistas das UCI dessa forma, não sei se é algum padrão ou são equipamentos em comum.
Minha meta era ficar feliz com um JPG assim, é sonhar demais? :wub: https://www.instagram.com/p/CtTc8I6M86d/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Fotógrafos de esportes e fotojornalismo é a coisa mais comum fotografar em Jpg direto da câmera . Nos estádios de futebol algumas câmeras inclusive já até são ligadas via wi-fi pra transmissão direta das fotos pras agências de notícias. A fotografia tem diversos nichos onde o Jpg é fundamental pela agilidade o que, obviamente, requer uma boa técnica como fotometria, balanço de branco, etc.
Cara bem legais as fotos e as cores mas será que esses arquivos são realmente Jpg direto da câmera? Parece mais que houve uma pós produção pra se chegar nesse resultado que ficou muito bom
Ta tudo certo gente, tem demanda de tudo quanto é tipo por ai.
Qd faço meus eventos aqui e contrato a galera pra trabalhar, aqui é proibido fotografar em JPG. Eu equalizo o trabalho, não suporto JPG.
Mas tem uma galera que faz eventos formaturas que eu contrato e que tbm trabalha em empresas grandes de formatura, e uma boa parte dessas empresas demandam JPG.
Depende muito do nicho realmente. É claro que o Raw é melhor mas nem todos os nichos pedem o Raw. Eu particularmente acho que fotografar só em Jpg requer mais técnica pois a margem de corrigir algum erro na pós é bem reduzida. Ou seja , a foto precisa sair no mínimo 80% já pronta da câmera. Os 20% restantes são uma melhorada nas cores , contraste, etc.
Eu fico imaginando o cara contrata sei lá 10 fotógrafos para uma formatura cada um com uma câmera. O lote de fotos que ele recebe depois deve ter muita diferença, mas se o cara não se importa, ou se ele faz ligação direta, ta tudo certo.
Brincando um pouco com o Fernando, seria contratado umas duas ou três vezes, aí depois que o cara visse as fotos roxas ou esverdeadas… pensaria 2x pra chamar novamente…
Fernando, segue umas fotos da Maratona de Campinas que fizemos… cara perfil Standard ou “Fiel” não acontece esses desvios de cor não. Outro detalhe importante é tirar o balanço de branco do automático. Acho melhor setar ele diretamente em 5300 Kelvin (Daylight). O perfil Standard me parece que é o que tem as cores mais realistas em JPG, sem esses desvios estranhos de cor . PS: recomendo clicar na foto e ver ela no Flickr para melhor visualização.
Mesmo na Golden Hour, luz do Sol direto na pele, no perfil Standard ou Fiel não ocorre essas degradações de cor nos tons de pele. Já fiz esse teste com diversas câmeras da Canon, todas com o mesmo resultado. Outro motivo pode incluir também o balanço de branco automático que pode se confundir muito a cada foto. Deixar um Daylight (5200-5500 Kelvin) trás tons de pele mais naturais, sem essas degradações de cor (PS: estou falando de JPG apenas, Raw é outra conversa).
Eu não sei, suspeito que sejam RAWs. Pois na maioria das vezes são fotos usadas comercialmente pras empresas e equipes da UCI. Mas o método de edição apurado agiliza bastante a entrega do material logo o termino da prova.
Sei lá, mas quem contrata não dá umas especificações pro fotografo? Do tipo: JPG full, balanco de branco tal, Perfil de cor tal?
Meu, senão as chances de virar uma bagunça de cores é gigante. Se bem que tenho visto fotos de formatura que pelamordedeus. :doh: