Prezados colegas, já ouvi (e li) muito a respeito de calibração de cores e problemas referentes que sempre foram resolvidos a partir de uma simples calibração na câmera (até mesmo em modo “AUTO”), através da calibração do monitor e/ou até mesmo no PS!!! Porém, no entanto, todavia, Agora me deparo com a seguinte situação:
Estou ministrando um curso de fotografia para estagiários de publicidade no estudio de uma empresa de flores “artificiais”. Todas as aulas segue conforme planejado (sob meu pleno domínio). Até que, no último dia, quando estou explicando a respeito da calibração de cores na câmera, temperatura de cor (kalvin), etc., uma aluna surge com o seguinte problema:
“Ewerton, apesar de todas as explicações, quando fotografamos esta flor (artificial, de plástico - apesar de se passar (esteticamente) por uma flor de verdade, sem o menor problema, inclusive na textura e tato!!!, sempre obtemos (única e exclusivamente na flor) um tom azulado (tenham em mente que a cor real da flor é “púrpura” (um tom arroxicado, para quem não conhece de cor!)”.
Em suma, devido ao fato de eles sempre fotografarem em JPEG e modo de cor “AUTO”, eu presumi que este viesse a ser o provável motivo do fenômeno apresentado. Nisso, eu regulei a câmera (Nikon D5000) para o modo RAW e ajustei o modo cor para a luz em questão (Fluorescente - luz fria) e nada!!! Em seguida, fui variando a calibração da câmera em todos os níveis possíveis e imagináveis, desde temperaturas de cor até “bater o branco”! E para minha surpresa, nada: todas as cores do ambiente aproximavam-se cerca de 99% da cor real (vistas a olho nu), a excessão das pétalas desta “abençoada” flor artificial - que sempre apresentava um tom azulado em todos os níveis e calibrações de cores.
Enfim, o que aconteceu? Quais os prováveis motivos deste fenômeno? E, principalmente, como se resolve isso, galera?
Detalhe: O mesmo procedimento descrito acima foi realizado nas seguintes câmeras (NIKON): D5000; D90; D300s.
Ah! Antes que eu me esqueça: A mesma foto realizada em modo “auto” de um Nokia 5200 nos fornecia uma cor muito próxima à cor real do produto…
Vai entender, né?
“E agora, José”? Quem sabe desvender este mistério?
Aguardo e espero muitas opiniões - o máximo possível!
Grato, Ewerton Padilha - fotógrafo. :aua: