A Cosina é uma das principais “terceirizadas” responsáveis por fabricar equipamentos de diversas marcas. Essa Cosina é para Pentax? Autofoco?
A minha namorada tem uma Tokina 28mm f/2.8 e a nitidez só fica legal a partir de f/5.6, mais ou menos. Abaixo disso a qualidade é nível saboneteira, mas é melhor do que nada.
Ontem brinquei um pouco com a lente dentro de casa…
Mas o fotometro da maquina morre com essa lente… entao tenho que usar o chutometro para achar a velocidade, ja que a abertura eu seleciono na lente. :aua:
nao consegui tirar umas fotos a noite, tava muita chuva vou tentar hoje a noite e postar.
Alias alguem tem alguma ideia para eu calibrar o meu Chutometro?
Mas a lente eh divertida, e parece ser bem nitida…
Não tenho certeza, mas acho que nas pentax digitais ( Samsung é igual ) dá pra fotometrar fazendo stop-down.
Vc mede a luz e confirma o foco com a lente toda aberta. Depois vai fechando para a abertura que quer compensando os pontos na velocidade.
Ah… e se eu não me engano o sistema anti-shake da pentax funciona mesmo com lentes 100% mecânicas. Então dá pra fazer umas noturnas legais na mão com ela ;).
Abraços!
Edit: Nas EOS Canon se vc colocar qualquer lente manual na frente dela e selecionar o modo Av ela faz a medição normalmente, usando a abertura real. Talvez nas Pentax isso seja possível.
Aliás, no seu manual deve ensinar a usar as lentes mecânicas.
Informe ao shake reduction a distância focal da lente (nessas lentes manuais ele não tem como descobrir essa informação) ou desligue o shake reduction;
Escolha uma abertura no anel da lente;
Faça o foco;
Pressione um botãozinho que fica atrás da câmera (costuma ficar ao lado do dial de aberturas/velocidades, ao menos na minha K100);
Deverá fazer um barulho do tipo “ziiinn”. O diafragma da lente irá fechar e a câmera fará a fotometria, que aparecerá no visor. Faça compensação de exposição, se desejar e, a seguir, clique.
As Pentax fazem fotometria stop-down nas lentes manuais; acredito que na Samsung seja a mesma coisa, embora o caminho possa ser sutilmente distinto.
Abraço
[Ah, em tempo… isso deve ser feito no modo M da câmera; não vai funcionar em modo Av ou Tv]
Valeu pela dica, eu deixei so no Manual… nao tentei usar a camera dando prioridade para a velocidade… :aua:…
Bom ontem eu nao desliguei o OPS e funcionou… alias eu tirei umas fotos bom 1" e ainda assim nao saiu tremido… mas eram fotos da minha cosinha ai nao postei… hehehe
Bom segue a foto com a lente… fio jantar na casa de um amigo e ai fiquei alugando o bichinho testando a lente… so tinha alguns abajures ligados… por isso a luz amarela
Mas achei a lente bem nitida… so preciso me acostuma mais com o foco manual…
Rogerio… fiz isso que vc falou mesmo coloquei a camera no AV e ai ela faz a leitura da velocidade…
Mário, fiquei ligado nesse lance que vc mencionou:
Ainda não entrei numa loja que tivesse um “cesto com algumas lentes”, se alguém souber de alguma, me avise…
Só complementando o tutorial do Francisco, a medição para lentes sem a posição “A” no anel de aberturas só é possível no modo MANUAL. É bem simples, vc escolhe a abertura no anel da lente e pressiona o “botão verde” (ao lado do botão disparador), igualzinho ao das K10 e K20. O fotômetro fechará a lente na abertura escolhida e fará a fotometragem. Então, é só disparar. Se não houver alteração na luz (e se não for alterada a abertura), não é necessário acionar novamente o botão verde, pois a câmera utilizará a mesma velocidade da última medição.
Quanto à essa lente Cosina, parece ser bem nítida mesmo. Aliás, pelo que pagou, essa lente é extremamente nítida…
Que massa Heber!!! Eu nunca entendi direito qual a finalidade do botazinho verde!! Afinal nas minhas lentes (1 Sigma e 2 Pentax) se apertar o botão do disparador ate a metade faz o foco do mesmo jeito que o tal botazinho verde!!! Legal entao que ele serve para usar junto a essas lentes mais antigas e de foco manual!!!