Pessoal,
Tenho acompanhado a thread Nikon D7000 - Primeiras impressões, e está muito boa, mas tenho uma dúvida. Já li um artigo que fala sobre um termo muito usado na thread mas minha cabeça ainda está embaralhada.
Após o dkfuji postar sua foto… usaram muito o termo Crop… li 2 vezes os comentários… tentei visualizar algo na imagem mas fiquei voando…
Para não misturar os assuntos resolvi abrir esta Thread para falarmos ampenas do Crop…
Poderiam me ajudar a entender melhor essa técnica?
Serve para apartar uma parte da imagem, separando uma parte do todo e transformar a parte no todo. Quem tem dificuldade de composição usa muito para tranformar uma dada foto em outra bem distinta, em termos de composição, da original.
Tenho usado a o formato RAW nas minhas imagens, e em algumas abro para edição no LT3.
No LT3, tem uma função onde altero o tamanho da imagem… pex: 1X1, 1x3 - 4x5… Mas quando faço alguma alteração neste campo, vejo que a imagem é dedimencionada mas o todo continua o mesmo.
Fazer Crop, é exatamente cortar parte da imagem, tirando o que não me interessa e ficando apenas com o objeto de interesse?
Crop a 100% tem a ver com o tamanho da imagem real, não a visualizada na aréa de visualização do soft de edição.
Simplificadamente:
A minha cam é de 12,2mpx. Gera imagens com 4272px por 2848px…
Um crop a 100% de uma imagem da minha cam é um crop feito sobre a imagem com os 4272px por 2848px
Se eu reduzir a imagem para 3000px por 2000px e só depois fizer o crop, já não é um crop a 100%
O zoom não afeta estas contas. No meu soft, tanto posso fazer um crop da imagem com um zoom de 25% como de 50%, pois, a partir do momento que a imagem tenha os 4272 px por 2848px é um crop a 100%