Crop, Podem me ajudar a entender?

Pessoal,
Tenho acompanhado a thread Nikon D7000 - Primeiras impressões, e está muito boa, mas tenho uma dúvida. Já li um artigo que fala sobre um termo muito usado na thread mas minha cabeça ainda está embaralhada.

Após o dkfuji postar sua foto… usaram muito o termo Crop… li 2 vezes os comentários… tentei visualizar algo na imagem mas fiquei voando…

Para não misturar os assuntos resolvi abrir esta Thread para falarmos ampenas do Crop…

Poderiam me ajudar a entender melhor essa técnica?

grato!

crop = corte

Serve para apartar uma parte da imagem, separando uma parte do todo e transformar a parte no todo. Quem tem dificuldade de composição usa muito para tranformar uma dada foto em outra bem distinta, em termos de composição, da original.

Hyde, se não me engano ele fala lá de crop de 100%. o crop eu já entendi, mas os %% como é isso

Boa Lembrança Boba… como seria um Crop de 100%

Tenho usado a o formato RAW nas minhas imagens, e em algumas abro para edição no LT3.

No LT3, tem uma função onde altero o tamanho da imagem… pex: 1X1, 1x3 - 4x5… Mas quando faço alguma alteração neste campo, vejo que a imagem é dedimencionada mas o todo continua o mesmo.

Fazer Crop, é exatamente cortar parte da imagem, tirando o que não me interessa e ficando apenas com o objeto de interesse?

Grato!

Crop a 100% tem a ver com o tamanho da imagem real, não a visualizada na aréa de visualização do soft de edição.

Simplificadamente:

A minha cam é de 12,2mpx. Gera imagens com 4272px por 2848px…

Um crop a 100% de uma imagem da minha cam é um crop feito sobre a imagem com os 4272px por 2848px

Se eu reduzir a imagem para 3000px por 2000px e só depois fizer o crop, já não é um crop a 100%

O zoom não afeta estas contas. No meu soft, tanto posso fazer um crop da imagem com um zoom de 25% como de 50%, pois, a partir do momento que a imagem tenha os 4272 px por 2848px é um crop a 100%

Hyde, a cada post que faço e comentam, novas dúvidas surgem…

Vc falou que o Zoom não afeta estas contas… O Crop é feito na construção ou no pós?

O que é exatamente Soft? (alguns termos ainda não está sobre o domínio, então para entender certas coisas preciso entender esses termos… hehehe)

grato!!

Crop na pós. Soft = software

Abrindo um parênteses … essa nova nomenclatura para software é nova pra mim…
e olha que tenho MBA em TI… rs

Obrigado pelos comentários…

Po, então a coisa é bem simples. Parecia mais complicado. Valeu pelo esclarecimento Hyde.