Crop pra impressão - Alguém ajuda ???

Oi, pessoal !!
Não sei se é esse o termo, mas quero ‘‘cropar’’ uma foto e deixar ela no tamanho 15x21, no PS, por exemplo. Só que ao efetuar o corte ou crop e enviar pra impressão, vi que sai com umas bordas na parte de cima e em baixo, ou seja, a foto até fica do tamanho desejado, porém o assunto fica menor em virtude das bordas ‘‘indesejáveis’’. Falei com o lab e disseram que teria de deixar do tamanho exato para impressão, 15x21, do contrário ao ‘‘cropar’’, lembrando que não sei se é este o termo, sairia bordas nas impressões.
Então minhas dúvidas:
1.Como faço pra deixar a fotos no tamanho que quero imprimir ?
2.Terei de fazer uma foto por vez ?
3.Há necessidade de deixar as fotos no exato tamanho para impressão ?
4.Não posso, depois de tratá-las, simplesmente enviar ao lab e pedir o tamanho que quero ?
Se puderem ajudar…
Muito obrigado.

Rodrigo,

O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.

No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção “Fixed Aspect Ratio” e coloque os valore de proporção 3 e 2.

Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.

Faça o teste!

Abs

Chello, entendi e irei testar, obrigado. Se quiser no tamanho 13x18, ou 20x25, etc…qual proporção coloco ?
Abraço.

4 e 3 :ok:

Chello, juro que tentei encontrar a opção caixa style e ''Fixed Aspect Ratio", porém não encontrei… :doh: Por acaso existe esta ferramenta no CS 2 ? depois que seleciono esta ferramenta, M, faço a marcação onde quero. Onde abro esta janela para marcar o tal de ''Fixed Aspect Ratio" ?
Abraço.

Fala Rodrigo,

A tela à seguir é do CS3, mas no CS2 se não me falha a memória, fica no mesmo ponto. Lembre-se que só pode selecionar a área desejada depois de definir esses parâmetros.

http://img171.imageshack.us/img171/3917/telaaspectratiofh8.jpg

Abs

Atá, agora sim, depois desse ‘‘desenho’’, irei testar…he…he… :hysterical:
Valeu mesmo, chello.
Se não conseguir te falo. :ok:
Abraço.

Putz, Chello, vc quase pegou minha mão e fez pra mim esta tarefa e ainda não consegui :aua: :aua: :aua:, depois que faço todos esses passos, qual seria o próximo ? digo, onde excluo a seleção para a foto ficar com o tamanho desejado… :assobi:
Abraço.

:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Depois de selecionar a área desejada vá em Image > Crop e pronto! rs… Caso a seleção ainda apareça depois do Crop, aperte Ctrl+D para desfazer a seleção.

Abs

:assobi: :hysterical:

Não desvirtua o lance… :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Peguei mão nenhuma!

Pictus, vc parece jornal: edita aquilo que quer vender… :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Minha nossa, PS e eu não nos damos bem mesmo. Chello, fiz o que vc orientou mas não consegui. Selecionei a ferramenta M e coloquei esta proporção, 3x2, e fiz o crop, mandei pra impressão, mesmo assim saiu com bordas dos lados, acima e dos lados… :aua: :aua: :aua: :aua:
Acho que terei de falar com o lab que envio as impressões, não sei mais o que fazer… :eek: :eek:

Fica calmo, vamos descobrir o que esse lab fez com tua foto. Me diz, antes de mais nada, qual tamanho que mandou ampliar essa foto: 10x15, 20x30, etc.

Abs

Se eu entendi, acho que a solução é cropar foto por foto, usando o “Crop Tool” do PS…

http://img120.imageshack.us/img120/1047/08101422sp5.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/759/24607436zz6.jpg

1. Escolhe a ferramenta “crop tool”.
  2. Naquela Barra superior, marca “21,2cm” (Não esquece de digitar “cm” depois de 21,2…em “Width”
  3. Digita “15,2cm”, (tb. nao esquece do “cm”.
  4. Marca “300 pichels/inch”
  5. Se quiser inverter os valores e intercalar, sem que ter que digitar os valores invertidos.(para cropar fotos em formato “retrato” ou “paisagem”.
  6. Pronto! Basta ir até a sua imagem e com o mouse, fazer o corte do modo que vc achar melhor.
  7. Acho que depois de dar o crop, é legal dar um sharpenzinho na imagem, principalmente já que é para impressão.

Qualquer dúvida, estamos aí! :ok:

abraços!

Fala Davi,

O problema ai, é que fazendo esse crop exato na medida em cm, vc perde muita informação da foto (Veja no caso da sua foto de toda a cena apenas a casa ficou depois do crop. O que eu entedi que Rodrigo quer é manter o enquadramento original, perdendo o mínimo possível dele mas eliminando as barras brancas que o lab imprime que se dá devido à proporção diferente entre a imagem que sai da cam e o tamanho do papel de impressão. Assim, só mesmo o crop de ajuste da proporção para resolver. :ok:

[b]

[EDIT]:[/b] Outra coisa que esqueci de perguntar rodrigo, qual o tamanho em pixel que essa imagem enviada para o lab tinha?

Bom, vamos explicar então passo-a-passo o negócio, entendendo que você não havia feito nenhum ajuste de resolução antes crop:

1. Com a imagem aberta no PS abra Image > Image Size (Alt+Ctrl+I)
  2. No box que aparece Desmarque Resample Image (Restaurar Resolução da Imagem) e Deixe marcado Constrain Proportions (Restringir Proporções) então altere a resolução para 300dpi. Depois disso Marque novamente Resample Image (Restaurar Resolução da Imagem).
  3. Altere o tamanho da imagem - lembre-se de que a unidade de medida deve estar em centímetros - conforme tabela abaixo: (ATENÇÃO, estas medidas são uma referência, mas podem variar de lab para lab portanto solicite no lab que utiliza, a tabela com medidas de apliação com e sem fill-in):

( 8,9 x 12,7)
(10,2 x 15,2)
(12,7 x 17,8)
(15,2 x 21,6)
(20,3 x 25,4)
(20,3 x 30,5)
(25,4 x 30,5)
(25,4 x 38,1)
(30,5 x 40,5)
(30,5 x 45,7)

NOTA: Sempre informe o tamanho do lado maior, por exemplo numa foto 10,2 x 15,2, informe 15,2 na largura ou altura, dependendo da orientação da foto.

1. Depois siga os passos que mencionei anteriormente para fazer o crop utilizando o Fixed Ratio da ferramenta de seleção retangular.

Uma explicação:

Como as imagens geradas pela cam tem a proporção de 4:3, quando utiliza-se ampliações em papel de proporção 3:2 (10x15 por exemplo), caso não seja feito esse ajuste antes de mandar ao lab, na maioria dos casos o laboratório utiliza aplica o recurso de fill-in, em que a imagem é ampliada proporcionalmente até preencher todo o papel, cortando uma parte do lado menor, ou o fit-in, em que a imagem é ajustada pelo lado menor até que ele apareça totalmente no papel, deixando aquelas bordas brancas de cada um dos lados na parte maior da imagem.

Agora tem que dar certo Rodrigão!!!

Qq coisa grita!

Abs

Irei testar e falo como foi…sobre as questões Chello, a resolução é 300 dpi e o tamanho da foto é 15x21 e o tamanho em pixel é de 3008x2000…tentei fa\er uma imagem no tamanho 5x9 e também saiu com as margens brancas :doh:…vou testar isso também… :ok:
Abraço.