Oi, pessoal !!
Não sei se é esse o termo, mas quero ‘‘cropar’’ uma foto e deixar ela no tamanho 15x21, no PS, por exemplo. Só que ao efetuar o corte ou crop e enviar pra impressão, vi que sai com umas bordas na parte de cima e em baixo, ou seja, a foto até fica do tamanho desejado, porém o assunto fica menor em virtude das bordas ‘‘indesejáveis’’. Falei com o lab e disseram que teria de deixar do tamanho exato para impressão, 15x21, do contrário ao ‘‘cropar’’, lembrando que não sei se é este o termo, sairia bordas nas impressões.
Então minhas dúvidas:
1.Como faço pra deixar a fotos no tamanho que quero imprimir ?
2.Terei de fazer uma foto por vez ?
3.Há necessidade de deixar as fotos no exato tamanho para impressão ?
4.Não posso, depois de tratá-las, simplesmente enviar ao lab e pedir o tamanho que quero ?
Se puderem ajudar…
Muito obrigado.
O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.
No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção “Fixed Aspect Ratio” e coloque os valore de proporção 3 e 2.
Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.
Chello, juro que tentei encontrar a opção caixa style e ''Fixed Aspect Ratio", porém não encontrei… :doh: Por acaso existe esta ferramenta no CS 2 ? depois que seleciono esta ferramenta, M, faço a marcação onde quero. Onde abro esta janela para marcar o tal de ''Fixed Aspect Ratio" ?
Abraço.
A tela à seguir é do CS3, mas no CS2 se não me falha a memória, fica no mesmo ponto. Lembre-se que só pode selecionar a área desejada depois de definir esses parâmetros.
Putz, Chello, vc quase pegou minha mão e fez pra mim esta tarefa e ainda não consegui :aua: :aua: :aua:, depois que faço todos esses passos, qual seria o próximo ? digo, onde excluo a seleção para a foto ficar com o tamanho desejado… :assobi:
Abraço.
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Depois de selecionar a área desejada vá em Image > Crop e pronto! rs… Caso a seleção ainda apareça depois do Crop, aperte Ctrl+D para desfazer a seleção.
Minha nossa, PS e eu não nos damos bem mesmo. Chello, fiz o que vc orientou mas não consegui. Selecionei a ferramenta M e coloquei esta proporção, 3x2, e fiz o crop, mandei pra impressão, mesmo assim saiu com bordas dos lados, acima e dos lados… :aua: :aua: :aua: :aua:
Acho que terei de falar com o lab que envio as impressões, não sei mais o que fazer… :eek: :eek:
O problema ai, é que fazendo esse crop exato na medida em cm, vc perde muita informação da foto (Veja no caso da sua foto de toda a cena apenas a casa ficou depois do crop. O que eu entedi que Rodrigo quer é manter o enquadramento original, perdendo o mínimo possível dele mas eliminando as barras brancas que o lab imprime que se dá devido à proporção diferente entre a imagem que sai da cam e o tamanho do papel de impressão. Assim, só mesmo o crop de ajuste da proporção para resolver.
[b]
[EDIT]:[/b] Outra coisa que esqueci de perguntar rodrigo, qual o tamanho em pixel que essa imagem enviada para o lab tinha?
Bom, vamos explicar então passo-a-passo o negócio, entendendo que você não havia feito nenhum ajuste de resolução antes crop:
Com a imagem aberta no PS abra Image > Image Size (Alt+Ctrl+I)
No box que aparece Desmarque Resample Image (Restaurar Resolução da Imagem) e Deixe marcado Constrain Proportions (Restringir Proporções) então altere a resolução para 300dpi. Depois disso Marque novamente Resample Image (Restaurar Resolução da Imagem).
Altere o tamanho da imagem - lembre-se de que a unidade de medida deve estar em centímetros - conforme tabela abaixo: (ATENÇÃO, estas medidas são uma referência, mas podem variar de lab para lab portanto solicite no lab que utiliza, a tabela com medidas de apliação com e sem fill-in):
( 8,9 x 12,7)
(10,2 x 15,2)
(12,7 x 17,8)
(15,2 x 21,6)
(20,3 x 25,4)
(20,3 x 30,5)
(25,4 x 30,5)
(25,4 x 38,1)
(30,5 x 40,5)
(30,5 x 45,7)
NOTA: Sempre informe o tamanho do lado maior, por exemplo numa foto 10,2 x 15,2, informe 15,2 na largura ou altura, dependendo da orientação da foto.
Depois siga os passos que mencionei anteriormente para fazer o crop utilizando o Fixed Ratio da ferramenta de seleção retangular.
Uma explicação:
Como as imagens geradas pela cam tem a proporção de 4:3, quando utiliza-se ampliações em papel de proporção 3:2 (10x15 por exemplo), caso não seja feito esse ajuste antes de mandar ao lab, na maioria dos casos o laboratório utiliza aplica o recurso de fill-in, em que a imagem é ampliada proporcionalmente até preencher todo o papel, cortando uma parte do lado menor, ou o fit-in, em que a imagem é ajustada pelo lado menor até que ele apareça totalmente no papel, deixando aquelas bordas brancas de cada um dos lados na parte maior da imagem.
Irei testar e falo como foi…sobre as questões Chello, a resolução é 300 dpi e o tamanho da foto é 15x21 e o tamanho em pixel é de 3008x2000…tentei fa\er uma imagem no tamanho 5x9 e também saiu com as margens brancas :doh:…vou testar isso também…
Abraço.